Sunday, December 30, 2012

Projeto 52 objetos

Fuxicando blogs da vida descobri o blog Casa Bela e que esse blog foi mencionado lah, no assunto 52 semanas/objetos.

Como parei de atualizar o projeto aqui (esta apenas no blog em ingles, por motivo de preguica maior), acaba que foi um link desperdicado. E como nao gosto de desperdicios, resolvi listar todas as semanas aqui, com o link dos posts originais.

Semana 20: O quadro negro
Semana 19: A arvore de Natal
Semana 18: O anel da vovoh
Semana 17: A colecao de velas
Semana 16: O bau de brinquedos
Semana 15: Nossa TV
Semana 14: Estojo compacto de maquiagem
Semana 13: Minha estante
Semana 12: Meu laptop
Semana 11: Minha cama
Semana 10: O quadro #2
Semana 09 e 08: Conjuntos de jantar e cha (presentes de casamento e noivado dos meus pais, agora meus)
Semana 07: Colecao de cadernos fofos (as vezes breguinhas)
Semana 06: Meu unico par de All Star
Semana 05: A cafeteira
Semana 04: O quadro #1
Semana 03: A maquina de costura
Semana 02: Os aneis gigantes
Semana 01: A caixinha da Betty Boop

Mais 32 semaninhas!

Saturday, December 29, 2012

Sabado eh dia de faxina!

Hoje tirei o dia pra organizar a cozinha, que estava me deixando com falta de ar. A sala de jantar tambem nao estah de todo mal, mas a sala de TV me tira do serio. Tambem perdi o controle do nosso quarto e do quarto da Laura. Nao, pra ser sincera, perdi o controle da casa toda - nao tem um comodo que nao me deixe maluca.

Hoje, limpando a cozinha, vi como somos zoneados: oculos escuros, shampoo e repelente da Laura, muita comida vencida e coisas que nao usamos/comemos. Por que fazemos isso?!

Tambem me choca a quantidade de louça suja que produzimos - e a quantidade de lixo!! Cacildes, eu posso passar a droga do dia inteiro na cozinha e sempre ter coisa pra fazer. Eh assim com todo mundo ou nos somos bagunceiros demais?

Pelo menos hoje estou com uma dose extra de energia e super na pilha de arrumar coisas. Pena que o tempo eh curto: volta ao trabalho no dia 2. :(

Tuesday, December 25, 2012

Se eu pudesse escolher um lugar pra viver...

... esse lugar seria na Elfolandia do Senhor dos Aneis. Tudo tao limpinho, tudo tao ensolarado, muitas cachoeiras e aguas por todos os lados, gente bonita e cheia de boas intenções. Minha ideia de paraiso, saca? Adoraria que o Elfos machos tivesse mais cara de homem, mas, vai, nao se pode ter tudo na vida.

To vendo O Senhor dos Aneis (parte 1); adoro essa farofada de duedes, elfos, fadas, anoes com pes gigantes e peludos. Adoro. (Virou filme de Natal, substituindo E.T. que sempre via no Brasil).

20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!

Faz um tempinho, li um post numa comunidade do Facebook que me fez rir: "20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!" (do Entre mamaes - fique a vontade de catar o tal post, foi publicado no dia 28/11, mas nao consigo copiar o link exato aqui. Tambem nao tem o nome da autora, que imagino ser a fundadora do grupo)

Nem tudo aconteceu comigo, e algumas coisas nao sei se eh verdade porque nao passei por certas situacoes (tipo cesarea). Entao adaptei o post para minha realidade (mantive o original e acrescentei minhas observacoes em vermelho).

20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!


1) Não sonhe que você vai vestir seu jeans 38 saindo da maternidade. Sai o nenê, mas a barriga fica. Uma barriga tipo de 6 meses; No meu caso ficou a barriga, a bunda, o peito e todos os 10 kg que engordei durante a gravidez. Ate as roupas da gravidez passada estao apertadas agora.
2) Seu corpo demora 12 meses pra voltar mais ou menos o
que era antes, a não ser que você seja prima da Gisele Bundchen ou da Heidi Klum (tem treta nisso, não é possível!); Ou ele talvez nunca volte ao normal. Get over it! Tipo, no meu caso nem amamentar (durante 20 meses) ajudou, nem parar de amamentar ajudou. Soh dieta salva e mesmo assim dieta power.
3) Você sabia que você fica menstruada quase UM mês depois do parto? Eu não sabia! Leve um mega-super-power modess pra maternidade…e é punk!; Verdade, eh muito sangue. Eh mais do que uma menstruacao, sao os 9 meses que voce nao menstruou em um mes!
4) Cesárea é uma cirurgia, você precisa sim de ajuda ao chegar em casa. Não fica achando que vai ser tranquilinho não….deixa a galera ajudar!; O meu foi parto normal e posso contar um lance pessoal e intimo? Apesar de eu nao ter rolado epistomia, rolaram uns cortes "naturais" e tive que levar uns dois pontinhos. Ate aih, tudo bem, mas foram varias semanas quase que chorando na hora de fazer xixi, porque arde pra cacete.
5) O seu pé vai crescer, 1 número! Isso foi um choque. Cresce e nao encolhe, nunca mais. Sera que cresce 1 numero para cada gravidez? Medo!
6) Seu cabelo vai cair muito, e depois vai nascer uma franjinha…uns arrepiados…só com progressiva (que dá câncer…vixi!); No meu caso, caiu um pouco na 1a gravidez, mas o cabelo ficou lindo e brilhoso. Na 2a gravidez, apenas cai, e cai, e fica arrepiado e enrolado. Estou sempre com cara de quem esta fazendo faxina na casa.
7) Você NUNCA mais vair dormir como já dormiu um dia…isso é real!; E acho que vai ser ate os filhos casarem e tomarem conta da propria vida. E essa eh a parte com a qual sofro mais, mesmo me acostumando a dormir bem menos.
8 ) Seu peito é pequeno? Espera pra ver depois de amamentar…fica negativo…ahuhauhauha; O meu nao diminuiu (talvez porque eu esteja acima do peso), mas caiu! Eu nao passo no teste do lapis (se colocar um lapis embaixo do peito, o lapis nao cai - a prova de que os efeitos da gravidade chegaram pra ficar).
9) Se for cesárea você vai perder a sensibilidade na região do corte, ou melhor, na macrorregião…eu tive 3…faço depilação rindo…não sinto nada! Não sei se foi só comigo… Nao sei dizer, mas uma coisa que aconteceu comigo devido ao parto normal (porque nao fiz os exercicios que mandam - e que segundo a parteira, sao para a vida inteira) foi que fiquei com incontinencia urinaria. Numa crise mais violenta de espirro, tosse ou vomito, rola de fazer xixi na calca sim. Me pergunto se tem cura ou se eh tarde demais...
10) Marque dia e hora pra namorar o seu marido…ou melhor…pra pelo menos conversar…Aaaa…não se assuste…bye bye libido…ahuahuhaua…Acontece com mais de 80% das mulheres (explica beeeem pra ele!); Pois eh... mas com um pouquinho de forca de vontade, eh possivel reverter o quadro. E ouvi dizer que em alguns casos, rola o contrario...
11) Enfermeira…bom, se você já sofre com empregada…se prepara!; Nao sei do que ela esta falando... nao tenho empregada e nunca tive enfermeira (pra que enfermeira?).
12) Dê chupeta pro bebê o quanto antes…por mais que o seu pediatra não deixe…se demorou…ferrou!; Tenho uma relacao de amor e odio com chupeta. Sim, eh uma salvacao na maioria das vezes, mas minha filha esta com 2 anos e meio e nao larga da chupeta nem a pau. E muitas vezes o pai e eu nao temos saco de brigar contra, porque eh tao facil dar a chupeta pra ela ficar quieta. Sei la, acho que ficarei tensa se chegar os 5 anos e a garota ainda estiver chupando chupeta.
13) Amamentar é lindo, ótimo e muito prático! Mas você vai sofrer muuuito pra chegar nesse ponto. Não desiste, tem uma luz no fim do túnel, juro!; Doi, doi sim. No meu caso, parecia que tinha uma navalha passando pelos dutos. Imagino que seja vagamente semelhante a dor de pedra nos rins. Vagamente porque doi muito, mas eh suportavel. Acontecia mais quando a pequena estava na tal fase de crescimento (growth spurs, chamam aqui) e mamava por uma hora a cada hora.
14) Você vai chorar muito (parte 1) depois que seu primeiro filho nascer: de desespero! “O quê que eu fui inventar?”…mas passa!; Se nao passar e pior, procure seu medico. Pode ser depressao pos-parto. Eh triste, mas eh uma realidade e se deixar pra la, pode virar coisa seria, ok?
15) Você vai chorar muito (parte 2) depois que seu primeiro, segundo ou terceiro filho nascer: de cansaço físico!…mas também passa!; Vou saber a partir de maio... medo!
16) Sua empregada VAI pedir demissão. Isso é fato! Ou quando você engravidar, ou assim que você chegar da maternidade com a pança rasgada…ahuhauhauhuaha….; De novo, a cultura de empregada inexiste aqui, entao desse mal eu nao morro. Tenho faxineira, e elas nao tao nem aih, porque ganham por hora.
17) A pessoa que você vai querer do seu lado o tempo todo? A sua MÃE!; Verdade... e quando ela nao esta perto e a disposicao, o desejo de te-la por perto eh ainda maior.
18) Aaa…você demora um tempo pra se entender como mãe, ok? Não fica na nóia, calma! É muito sentimento novo junto!; As vezes ainda tenho uns brancos e a ficha nao cai. Eh muita responsa, eh uma coisa meio... doida ser mae. Nao tem manual, nao eh automatico, mas ao mesmo tempo eh natural, eh instintivo, eh maior do que tudo que a gente ja sentiu na vida.
19) Você vai ter muuuito medo de dar o primeiro banho sozinha. Mas passa também…tome coragem, o bebê É SEU! E muita hora nessa calma - o bebe chora pacas nos primeiros dias. E tem vezes que voce nao tem jeito e faz aquela coisinha micra e escorregadia engolir agua. Marido deixou a filha escorregar uma ou duas vezes, dah um sustao mas se voce esta relaxado e alerta (contraditorio, mas necessario), nao passara de um susto. Se nao rolar seguranca no inicio, espere sempre ter alguem por perto - mas DE voce o banho! Eh super importante para criar auto-confianca.

20) Você nunca imaginou que poderia existir um AMOR tão forte, tão intenso e tão gigante como é o amor que você sente pelo seu bebê. Como é que você existiu esses anos sem ter esse bebê??? Era vida aquilo? Por isso a gente esquece TODOS esses 19 itens acima e tem outro filho, outro, outro….
A parte do amor eh verdade verdadeirissima. Mas posso falar que acho muito dificil eu ter mais do que dois filhos?

E aqui vai um capitulo a parte com outros itens que ninguem me contou:

21) Quando seu 1o filho nasce (nao sei com os outros), rola um sentimento de posse, de querer proteger aquele bebezinho do mundo - e principalmente da sua sogra que insiste em querer dar todos os banhos, colocar pra arrotar e trocar fraldas. E porque seus hormonios estao todos avacalhados, isso vai te fazer chorar ainda mais e ter um pouco de raiva do seu marido (afinal, sua sogra eh a mae dele)

22) Apesar de voce estar sofrendo por nao conseguir dormir tudo que quer - e precisa - dormir, ainda assim voce perde a oportunidade de dormir pra ficar namorando o bebe enquanto ele dorme. E se o bebe dorme a noite toda sem acordar, voce fica tensa achando que ele nao ta respirando. 

23) A televisao vira uma grande amiga nas horas de folga, da amamentacao - TV e computador. Voce tira o atraso de todas as series possiveis, toma conhecimento de mais um monte que nunca tinha ouvido falar, e se nao tomar cuidado, vai comprar um monte de inutilidades que viu nesses comerciais de TV que passam durante o dia (todos voltados para maes de licenca maternidade e aposentados).

24) Voce vai virar uma pessoa meio mala que soh sabe falar de filho, pelo menos durante a licenca maternidade. Os amigos sem filho talvez prefiram manter uma certa distancia, mas eh importante o contato com o mundo "exterior" se voce nao quiser ser uma mulher de apenas um assunto...

25) Nada do que seu marido faca vai ser bom o suficiente pra voce. Ele nao vai trocar a fralda do jeito que voce quer, nao vai dar banho tao bem quanto voce, nao vai colocar pra arrotar, bla bla bla. Eu achei que fosse soh comigo, porque eu soh mah e cruel, mas ouvi varios relatos de maes que passam por isso. Eh sempre bom lembrar que: 1) seu marido tambem eh pai e apesar de nao ter carregado o bebe e parido, ele tambem ama aquela criaturinha loucamente e faz tudo para mante-la segura e saudavel. 2) Nao existe um manual (lembra?) entao nao existe um jeito certo de fazer as coisas. 3) Ele eh seu parceiro e vai te ajudar, ele NAO eh o inimigo e nao esta aqui pra machucar seu filho.

Sunday, December 23, 2012

Porque nao curto as festas de fim de ano...

Vamos comecar pelo motivo mais recente: por esses lados eh frio e por mais que Natal combine com neve, ano novo nao. Ano Novo eh pra ser passado na praia, pulando onda, de branco e suando. Se nao eh assim, nao serve pra mim.

Depois tem o fato da minha familia ter se desintegrado e ter se espalhado por ai e quando se juntam so rola fofocada, picuinhas, etc. Bem no espirito, ne? Ah sim, e quando a gente casa, ainda tem que se dividir em dois. Ou ignorar os dois lados, como estamos fazendo este ano.

Dai tem o lado "obrigacao" de dar presente, mandar cartoes, etc. Como ja disse, curto presentear se for espontaneo e sem grandes stresses. E nada mais forcado do que fazer compras de Natal. Estou eu no mercado ha milenios, numa fila louca pra pagar porque a gente nao consegue se planejar pra comprar coisas antecipadas e a droga do presente do vizinho amor-de-pessoa nao pode faltar. Pode faltar o do marido, mas nao o do vovozinho (que seja uma cesta de guloseimas).

Cartoes de natal? Pra que se depois vai tudo pro lixo? Pra que se ninguem se presta a mandar uma mensagem personalizada (recebi varios onde a pessoa so se deu ao trabalho de escrever nossos nomes em cima e assinar o deles embaixo, a mensagem eh a padrao do cartao). Eu escrevo quase um testamento. E se nao tenho o que escrever, nem me dou ao trabalho de mandar.

Sou a rabugenta do Natal? Yeap, assumidissima. Nessas ocasioes, queia ser judia ou hindu ou qualquer outro povo que nao celebra essas coisas. Depois voltaria ao "normal".

Mas mesmo com toda a rabugice, desejo a todos, queridos ou nao, muita paciencia, muita saude, muito amor e muito respeito ao proximo - o mundo ta muito precisado dessas coisas para ser um lugar um tiquinho melhor.

Wednesday, December 19, 2012

18 semanas e uns trocados

Os enjoos

Entao, estou eu no auge das 18 semanas (e 4 dias) e depois de uma breve ameaca de nao ter mais enjoos, a familia resolve ficar doente (afinal, ne, pra que serve o inverno?). Pequena foi a que mais sofreu (e esta sofrendo), mas a fofa aqui teve uma crise alergica monstra, com tantos espirros e tosse tao violentos que fizeram as crises de vomito voltarem com tudo.

***************

Peso na gravidez

De vez em quando checo um site sobre ganho de peso na gravidez e soh para checar que nao vou abusar do aumento de peso. Como sabem, ja estava BEM acima do peso quando engravidei (quase 10kg a mais de quando engravidei da 1a vez - e ja estava quase 10 kg acima do meu peso ideal quando engravidei a 1a vez), entao tudo o que eu NAO quero e preciso eh engordar mais 10kg ate o final desta gravidez.

Ate o presente momento posso dizer que nao engordei nada - mas pelo tamanho da barriga, posso dizer que emagreci, troquei gordura (ou massa muscular?) por seja la o que se ganha nesta fase. Mas olhando o tantao que falta ate o final da gravidez, chegar dar arrepio na espinha de pensar que em determinado ponto eu vou ganhar peso sim.

****************

Cade o bebe?

Assim como da primeira vez, tenho dificuldades em me ver gravida. Desta vez a barriga esta aqui, chegou cedo, mas de resto, soh consigo me sentir gravida quando vejo o bebe (na ultra), ouco o coracao (nas consultas com a parteira) e sinto o bebe chutando. Ok, vi o bebe uma vez e ele existe mesmo. Ouvi o coracao uma vez e ele bate feliz. Mas cade o peixinho que vive dentro de mim? Acho que eu ja sentia minha filha nessa mesma epoca.

Fico mega angustiada, porque sempre acho que tem algo errado. Sei que o cotoco de gente ainda eh cotoco para fazer grandes estragos, mas pelo menos as borboletas no estomago, ne? Me lembro como se fosse ontem a primeira vez que senti minha pequena. Estava no trem e assim que caiu a ficha, quis abracar o estranho que sentava no banco oposto, porque o marido nao estava por perto. Ao mesmo tempo, era um momento tao meu e da pequena. Tao "soh nos duas no mundo e mais ninguem". Muito delicia.

E to sentindo muita falta de sentir isso agora.

Thursday, December 13, 2012

Nao abra mao dos seus sonhos, bla bla bla

Manchete de artigo hoje no jornal distribuido no trem: "estrela olimpica larga esposa que abriu mao de seus sonhos pelos dele". E depois no subtitulo ela diz "nunca abra mao dos seus sonhos por um homem".

Algo assim, porque li de rabo de olho. Nao sei quem eh o cara nem as condicoes do divorcio. Tambem nao me interessa.

O que me interessa eh ver que hoje em dia, mesmo depois de todas as brigas das mulheres por direitos iguais, por independencia financeira e profissional, etc, ainda "abrimos mao dos nossos sonhos" por alguem. E depois, se nao da certo, jogamos na cara e ficamos amargas.

Sabe Raul? Sonho que se sonha soh e soh um sonho que se aonha soh, mas sonho que se sonha junto eh realidade? Entao, eh algo pro coletivo, mas aplica-se ao casal tambem, ne?

Na maioria das vezes, vejo que a muljer eh que segue o marido nas aventuras mundanas. Eh o marido que NORMALMENTE recebe uma proposta de trabalhar no exterior, uma transferencia, etc. Quando eh a mulher, as vezes a hipotese nao eh nem cogitada porque, pensa, como o homem vai largar seu emprego pra comecar do zero num pais estranho? Nao pode, ne?

Claro que pode. Mas, sei la, entre tantas teorias que se passam na minha cabecinha, algumas sao:

1) mulher ainda eh mais romantica. Mais vale um amor na mao do que uma vida sozinha (nao necessariamente solitaria) num mundo sem froteiras

2) mulher eh mais flexivel e se adapta melhor as mudancas. Joga numa mulher no Rio, em Sao Paulo, em Joao Pessoa, Paris, Hong Kong, Sydney e ela se vira. Se vira sem homem, por que nao vai se virar com o marido?

3) mulher eh guerreira, aceita os desafios que a vida lhe impoe. Se a vida lhe da limoes, ela nao soh faz limonada, mas tambem uma torta de limao de lamber os beicos.

4) apesar de toda a campanha feminista dos ultimos anos, a mulher que eh ser respeitada, ter as mesmas oportunidades. Nao queremos ser tratadas iguais aos homens (ate porque somos diferentes), mas sim ser respeitadas pelo nosso trabalho, nosso papel na sociedade, etc. Se resolvemos largar tudo pra seguir nosso amor, eh porque queremos e achamos que vale a pena e nao porque eh nosso papel de mulher submissa, ou eh isso ou nada. Mulher que "segue" o marido nao eh inferior a ninguem e nao esta se anulando (ou nao deveria) por ele. Investir num relacionamento eh como invetir na carreira - mais ate, porque relacionamento pode se transformar familia, com filhos, bicho de estimacao e todas essas coisas que vem no pacote.

5) mulher eh visionaria e encara mudancas assim como uma oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, ter uma vida nova, se desenvolver como pessoa e ate como profissional. O mundo eh nosso playground!

Posso continuar a lista ate cansar, mas estou com dor de cabeca de ter passado 10 horas com a bunda na cadeira vidrada no monitor.

Seja la qual for o motivo que leve a mulher a largar tudo pra seguir o marido, obvio que existe a possibilidade de nao dar certo. Alias, ne, como tudo na vida. Mas de qualquer forma, apesar das magoas, raiva, etc, temos que ser responsaveis pelos nossos atos. Facil culpar o mundo quando algo que a gente batalha tanto nao dah certo. Mas eh a vida, a gente levanta, sacode a poeira e da a volta por cima. Em alguns casos, o erro na escolha eh nosso, entao temos que aprender com isso.

PS: Falo muito de seguir marido mundo afora, mas tem mulher que segue sem sair do lugar. Para de trabalhar pra cuidar da familia e da casa. Muda de carreira porque precisa ganhar (mais) dinheiro pra pagar as contas. Abandona a carreira de atriz porque o marido eh ciumento. Amor nao eh pratico, mas as vezes temos que ser: vale a pena certas mudancas se elas nos machucam soh pra agradar ao outro? Isso eh amor ou falta de amor proprio?

PPS: sim, moro na Inglaterra por causa do meu marido. Se pudesse escolher, estaria na Australia. Mas morar na Europa nao eh nenhum sacrificio pra mim e acho que meus filhos vao se beneficiar e muito da vida aqui.

PPPS: como disse, nao li a materia, nao sei porque o cara largou a mulher, nao sei quais os sonhos dela, etc, mas eh assunto de jornal sensacionalista. Soh resolvi comentar porque to numas de escrever posts diarios sobre qualquer coisa que vem a mente durante a minha jornada e ida e vinda ao/do trabalho.

PPPPS: talvez o post esteja mal acabado porque comecei de manha e terminei a noite, sem ler.

Wednesday, December 12, 2012

Casalzinho diferentinho

Ontem chegaram alguns dos presentes que comprei pra pequena. Nao comprei nada grande nao, tudo coisa que da pra levar na bolsa de mao se precisar.

Daih que marido, um pouco inquieto, me solta uma "a gente vai ter mesmo que comprar presente?". Na hora achei que ele estava falando de comprar pros outros, e respondi que nao pro mundo, mas para algumas pessoas, sim, teriamos (secret santa com os amigos? Nosso vizinho fofo que cuida da gente?).

Ele logo explicou o que queria dizer: nao, voce e eu, vamos mesmo ter que trocar presentes?

Na hora fiz um drama pra brincar com o desespero dele: nao, quem precisa de presentes?! Soh casais romanticos, que se amam e se conhecem!

Mas depois ri, porque acho muito engracado esse desespero dele em ter que me dar presente mas nao saber o que. E lah em casa eh assim: a gente esquece as datas mesmo, nao dah presente (mas comemora, se lembrar), etc. E, acho que ja disse aqui, se a gente quer algo, a gente compra, mesmo que nao tenha motivo/data para tal. E eu confesso que sou dificil - gosto de aneis, pulseiras, colares, mas todos acabam nas caixinhas porque nao tenho saco de usa-los. E nao curto buque de flores porque elas morrem. E chocolate acaba. E enfeites sujam. Sabe um bom presente pra mim (alias, vou escrever no blog em ingles pra ver se marido se toca): um handyman pra colocar todas as prateleiras e quadros na parede. Ou organizar a meleca das ferias do ano que vem, que eu nao tenho saco pra isso. Ta otimo, ne? Vem ni mim que sou facinha.

Mas entao, ao inves de ficar de bico com o stress do marido, sou relax, porque me tira o peso de ter que pensar em algo pra ele (ultimamente tenho andado na pilha de procurar perfume pra ele, mas dificil achar cheiros que eu goste - to nem ai se ele gosta). Dei um xbox uma vez e o ze jogou uma semana, no maximo duas, e ta la parado. A guitarra do Guitar Hero nem foi aberta.

Entao, meus caros, eh perfume, cachecol e cueca. Facil e pratico.

Tuesday, December 11, 2012

4o mes e ainda mais 5 pela frente

Entrei no 4o mes e apesar dos tres primeiros meses terem sido meio lentos, agora ta passando relativamente rapido.

Mais duas semanas e eh a semana de Natal. Vejam voces: o ano esta realmente no fim! Mais um que se foi, mais um que vem aih. Quer dizer, se essa historia de fim do mundo nao foi verdade, ne? Pessoalmente nao acredito que sera assim tao abruptamente (mas nao descarto a possibilidade do mundo acabar em alguns seculos).

Voltando... Dia 3 de janeiro saberemos - se o bebe deixar - se teremos um menino ou uma outra menina. Daih vem a saga dos nomes. Nao temos nomes pra meninos - sonhei com Lucas e desde entao (3 semanas atras) nasceram 2. A logica por tras da escolha do nome dos nossos rebentos eh simples: tem que ser um nome facil em 3 linguas - portugues, ingles e romeno. E os nomes que gosto nao se encaixam aih. Por exemplo: gosto de Guilherme, mas ja viu gringo tentando ler o nome? Ja nao gosto de William. Tiago tambem me atrai - o equivalente em ingles eh James (tudo a ver, ne?) que eh comum demais pra mim.

Entao pra evitar a tortura antecipada, vamos comecar a pensar nisso em janeiro. Acho nome uma coisa tao seria, porque eh quem carrega que tem que gostar dele, certo?

Presentes e lembrancinhas

Se tem uma coisa que me da agonia eh escolher presente, principalmente pra quem nao conheco.

Nada contra presentear alguem, pelo contrario. Quando voce acerta o presente, nada melhor do que ver a cara da pessoa abrindo o embrulho com um sorrisao de alegria.

Mas eu nao gosto de dar presente "inutil". E inutil pra mim nao eh o mesmo que pra outras pessoas. Enfeite pra casa por exemplo: pra mim eh inutil e pior, so serve pra acumular poeira. Mas tem gente que coleciona efeites, ne? Vaquinhas, elefantes, trecos pra cristaleira... E velas (tipo esta que vos escreve - inutil!).

E dai que tem os tais Secret Santas daqui. No trabalho, eh secret mesmo, voce nao sabe quem te presenteou. O que de certa forma ajuda na escolha do presente. Escolhe qualquer coisa dentro do preco estipulado e pronto. Se a pessoa nao gostar, ok, a culpa eh do papai noel.

Esse ano quero comprar coisas em charity shops (ainda mais por causa do boicote a Amazon). Nem todas tem lojas online, mas a da Cancer Research tem e tem uns negocinhos ok. Em epoca de vacas magras, a gente tem que se virar no budget e se ainda puder ajudar uma empresa (seria) de caridade e pesquisa, melhor ainda, ne?

Monday, December 10, 2012

Criatura do habito

Ontem a noite, no meio das compras natalinas da pequena no site da Amazon, marido me solta a noticia: nao podemos mais comprar la porque eles nao pagam impostos.

Para uma pessoa "normal", beleza. Vai pra outro site (ate que descubram podres daquele tambem). No meu caso, eh como me jogar num lugar totalmente diferente, sem mapa nem telefone pra deacobrir o caminho de volta.

Eu compro meus trecos na Amazon desde que me mudei pra ca, em 2005, e raramente vou a outra loja. A Amazon eh mais barata do que a concorrencia em 90% dos casos. Ate fralda e lencos umidecidos sao mais baratos lah!

E mais um detalhe: se eu puder evitar ir a loja real, evitarei ate os ultimos dos meus dias. Por que?

Porque: 1) eu compro com os olhos - se esta barato, eh bonito e eu quero, eu compro. Total descontrol. 2) porque eu acho uma perda de tempo usar as horas do meu dia, ja corrido e concorrido, fazendo compras. Por isso online eh a melhor opcao - soh vou a noite. 3) porque o saldo final eh que eu acabo mal humorada e mais pobre (e nem sempre eh vantagem contrar na loja). No Natal entao, eh certo de eu querer fuzilar o mundo durante as compras; vao pra casa, miseraveis!

Mas dai, pensa bem: a Amazon eh mais barata sim, soh que nao tao mais barata pra justificar nao pagar imposto. Teria que ser beeeeem mais barata. Ou seja, os fdp sonegam e ainda querem ganhar (mais) dinheiro em cima.

Entao pronto, parei. A partir de hoje.

E falando em lojas canalhas, raramente tem uma que nao seja ok, ne? Eu ja nao compro nada de loja cara-com-jeito-de-bacana-mas-espirito-ordinario, tipo Top Shop. Ja comprei, fiquei boba com a (mah) qualidade e precos altos. Toda vez que entro na Zara, saio chocada com os precos. Entao se essas estao na midia por usar mao de obra escrava ou qualquer coisa do genero, ok. A loja vai pra minha lista mega-negra e morre la (mesmo que a situacao seja revertida).

Mas hoje em dia eu nem sei qual mais eh ok e qual nao eh. As lojas que mais compro sao Asos e H&M (qualidade duvidosa tambem, mas BEM mais baratas do que Top Shop e Zara. A Asos nem tanto, ela eh mista, mas rola de comprar coisas na superpromocao) e Primark. Nao tenho absolutamente nada de marca cara no meu armario (a menos que tenha sido comprado no ebay).

Como da pra perceber, ainda tenho mentalidade de estudante quando o assunto eh dinheiro. Nem eh ataque de mao de vaca nao. Eh que marido e eu temos um negocio de calcular valor de trabalho que meio que dita nossas regras.

Tipo: se ganhamos X, nunca nunquinha vamos gastar X + 5. se nosso salario eh Y por hora, e nos custou X anos pra chegar aqui, muitos dinheiros com qualificacoes, muito sangue suor e lagrimas, nao vamos pagar metade de um ano de salario para refazer o jardim (mesmo que seja o preco). Se uma roupa na loja X custa Y, uma roupa de qualidade semelhante na loja super X nao vai ganhar meu dinheirinho.

E os defensores de "originalidade" que me perdoem a grosseiria, mas originalidade de cu eh rola. Essas lojas pagam merreca pra designers e suas criacoes, exploram mesmo, e quando a gente ve, os designers se "inspiram" em coisas que ja estao no mercado (nem que seja outro mercado). Ou seja, "nada se cria, tudo se transforma".

Nada eh tao simplista quanto um post num blog despretensioso faz parecer, mas nada eh tao complexo que justifique mil dinheiros gastos.

Enfim, enquanto eu for assalariada classe media, vou fazer meu dinheiro render ao maximo, mas tentando manter um pouco da etica no mercado. O dia que for agraciada com uma promocao maravilhosa (e um aumento substancial no salario) ou ganhar na loteria, pode apostar que na minha casa tera muitas e muitas roupas de costureira (sem exploracao) e moveis feitos sob medida por marceneiros talentosos.

Ate la, a gente vai se virando nesse mundo capitalista que nao criei, mas ajudo a alimentar (sem orgulho).

****

Em tempo: a culpa na eh 100% da Amazon, pelo que entendi. O governo cria abertura para esse tipo de coisa acontecer. Dai vc tem a opcao de registrar sua empresa numa regiao ou pais que nao paga imposto, voce faz o que? Enfim, eh uma questao meio moral/etica...

Resolucoes pra vida toda

Eu sou pessima pra essas coisas de "mudar certas atitudes pra ser uma pessoa melhor, fazer um mundo melhor". Tento, mas esqueco, da preguica, acontece algo que me revolta e fico de mal com o mundo, e por ai vai.

Quarta feira, atrasei quase duas horas pra buscar minha filha na creche. E pra completar, esqueci de trazer uma chupeta*.

* Chupeta eh obra do demo, eu te digo. Acalma a crianca, mas cria uma dependencia louca, que faz com que ela vire bicho quando nao tem uma por perto. A gente precisa das um jeito de tirar essa droga urgentemente - papai noel talvez venha pra ajudar.

conclusao: a bicha virou o capeta na volta numa das piores crises que eu ja vi nesses 30 meses de existencia conjunta. Foi punk, muito punk, as duas chorando na rua, ela de cansaco e sei la mais o que, eu de cansaco e frustracao. 40 longos minutos de tortura. A coisa foi tao feia que ela conseguiu quebrar o encosto do carrinho e enquanto eu tentava ajeita-lo, ela ja sem o cinto, ela se pendurou no carrinho, caiu no chao e bateu a cabeca e ainda saiu correndo em direcao a rua. O fato de eu ter largado o carrinho pra la e ele ter ido de encontro a um carro estacionado na rua era um mero detalhe.

Quando a gente descobriu o galo enorme na cabeca da menina, ela ja dormindo, desabei a chorar mais ainda, por tudo que passou, por tudo que poderia ter passado (atropelada? Coisa seria no cerebro? Eu perder o controle e bater na garota? Ok, ela levou um tapa na mao...).

E daih, com isso, vem um monte de constatacoes da vida, tipo:

- de que adianta trabalhar feito escravo (marido e eu) e nao aproveitar nada? Todo dinheiro que a gente ganha vai pra pagar a casa e as contas.

- de que adianta uma casa legal (legal nao eh enooooorme, cheia de luxo, em bairro nobre, etc - eh uma casa legal, numa area boa porem longe, com um jardim pequeno que quase nao se aproveita, e tres quartos) se a gente nao tem tempo de cuidar dela, de plantar flores no jardim, pendurar quartos na parede, deixa-la apresentavel?

- de que adianta ter carro, casa, bens materiais se o principal da vida, que eh passar tempo com a familia, sair e ver coisas novas, viajar, a gente quase nao faz?

Ultimamente ando TAO cansada que tenho ido pra cama, senao com minha filha, nunca depois das 22h. Levando-se em consideracao que marido chega as 19h e filha dorme as 20h, me restam 2 horas com o marido durante a semana. Passo oito horas com a minha chefe, cinco dias na semana, e 2 horas com o marido! Finais de semana sao bons, mas corridos. Lavar roupa, secar roupa, cozinhar, limpar, etc, toma um tempo do cacete e tem que ser feito. E eh feito nos finais de semana. E, meu povo, a gente tem faxineira duas vezes na semana!!! (uma vem por 2 horas e a outra por 4-5 horas).

Sei que tem gente que esta na mesma situacao, ou ate pior, mas cheguei a conclusao de que eu nao sei ser essa mulher "que trabalha, cuida da familia, limpa, passa, cozinha" e ainda eh feliz. Eu preciso de mais do que isso. Preciso de tempo pra mim, preciso de tempo pro marido, pra filha, pra minha gravidez (totalmente largada porque nao da tempo de curti-la), pros amigos. Quero conhecer restaurantes novos, quero viajar. E soh!

Nao quero nem preciso de roupas caras, nao preciso ir no salao una vez por me (me contento com uma vez ao ano), nao gasto rios em maquiagem, bijuteria, sapatos (os ultimos comprei no eBay por merreca ou paguei menos de 30 libras na loja), etc.

Mas preciso de tempo. E tempo nao se compra (ou compra, atraves de um corte no salario, que vai fazer falta no fim do mes).

Acho que esta na hora de pensar no futuro, rever as prioridades e planejar uma forma saudavel de levar a vida. Ou isso, ou voltar para os anti-depressivos, que "mascaram" as tristezas da vida que eh uma beleza.

Tuesday, December 04, 2012

Isso nao eh uma competicao!

Ja repararam como todo mundo diz que mulher adora competir com outras? Lembro de ler e ouvir dizer que mulher nao quer ficar bonita para si ou para o seu par, e sim, para fazer inveja a outras mulheres. Mulher esta sempre inspecionando as outras - seja para copiar, seja para criticar.

E no ambiente de trabalho? O papo eh sempre que mulher nao se une, elas estao sempre uma contra a outra e por isso o "movimento" nao segue adiante.

Claro que na maternidade nao vai ser diferente, por que seria? Quer situacao melhor para se comparar, para criticar, para apontar o dedo? Se voce eh pro-parto natural, voce eh mala-natureba. Se voce vai de cesarea, voce eh uma futil que nao pensa no nenem.

Dai que eu leio muitos blogs sobre assuntos diversos, todos escritos por mulheres - nao sei se porque os assuntos que me interessam sao assuntos mulherzinha, ou se esse negocio de blogar nao atrai muitos homens. Nao vou falar que sou perfeita e que nao critico, nao julgo, nao invejo algumas delas nao, porque seria mentira. Quase mentira. Se eu me deparo com alguma blogueira muito radical, muito "over the top", eu simplesmente paro de ler o blog. Porque blog eh pessoal e teoricamente voce pode escrever sobre o que quiser, certo? Pra que perder tempo com algo que voce nao se identifica, te irrita, e que soh te faz querer meter o malho? As vezes rola curiosidade mesmo, mas raramente sigo um blog que nao tem nada a ver comigo.

E tem os blogs das mulheres perfeitas. Aquelas que lavam, passam, cozinham bem para caramba, fazem as roupas dos proprios filhos, sao magras, lindas, sorridentes, tem casas perfeitas, maridos bem sucedidos, nenhuma carie, viajam o mundo todo, vestem as filhinhas de 1 ano com roupas da gucci, prada, e outras marcas carerrimas. E nao sao nenhuma Gisele Bundchen ou Angelina Jolie (tipo... famosas), nao. Sao "gente como a gente".

Esses blogs tem dois efeitos em mim:

1) Me colocam pra baixo. Nao sou um pentelhesimo da mulher que essas mulheres sao. Nao sou, nao serei. Nao tenho talento, nao tenho paciencia, nao tenho o orcamento, nao sei ser assim. E sim, me da uma certa invejinha.

2) Fazem com que eu queira melhorar. Nao, nunca serei como essas mulheres. Ja foi epoca que eu achava que conseguiria ser uma super mulher, mas sei que nao eh pra mim. Tenho zilhares de defeitos (baixinha, gordinha, cabelo rebelde, peh torto, muitas estrias, voz fanha) e desisti de varias coisas em mim: domar a juba eh coisa do passado, emagrecer esta temporariamente suspenso, depilacao eh soh quando rola de ir a praia (1 vez por ano?), usar roupa bonita pra que se fico com cara de botijao de gas com capa?, organizar festinha da filha da muito trabalho e eh algo pros outros, ja que a menina esta muito nova pra lembrar dessas coisas... Mas ler blog de super mulheres me inspira, nem que seja por 10 minutos. Ler dicas de beleza de gente "normal" (shampoo X que acha na Boots e nao custa uma mini fortuna) me faz bem; dicas de DIY que nao dao muito trabalho nem fazem muita sujeira sao muito bem-vindas; receitas simples e gostosas sempre tem vez aqui em casa.

Mas sabe o que eh melhor nos blogs das super maes? Vira e mexe uma dessas mulheres perfeitas deixa escapar um defeito - uma delas, por exemplo, disse que da banho nos filhos uma vez por semana, porque nao tem tempo e nao eh prioridade (fato confirmado por algumas mulheres no trabalho: banho nas criancas nao eh prioridade). Outras ficam doente uma vez por semana (o que nao eh nada engracado; isso na verdade eh muito serio).

Entao nao tem isso de mulher perfeita: a perfeicao muitas vezes eh fachada. Talvez eu devesse fazer a linha mulher perfeita tambem, e ser menos sincera. Nao pra causar inveja as outras - particularmente acho meio escroto - mas para nao ser uma daquelas mulheres amargas que nunca acham que as coisas dao certo pra ela. Sera que sou assim?

O post comecou de um jeito e terminou de outro completamente diferente... nem sei se falei o que eu queria falar, mas azar, ne?