Thursday, December 13, 2012

Nao abra mao dos seus sonhos, bla bla bla

Manchete de artigo hoje no jornal distribuido no trem: "estrela olimpica larga esposa que abriu mao de seus sonhos pelos dele". E depois no subtitulo ela diz "nunca abra mao dos seus sonhos por um homem".

Algo assim, porque li de rabo de olho. Nao sei quem eh o cara nem as condicoes do divorcio. Tambem nao me interessa.

O que me interessa eh ver que hoje em dia, mesmo depois de todas as brigas das mulheres por direitos iguais, por independencia financeira e profissional, etc, ainda "abrimos mao dos nossos sonhos" por alguem. E depois, se nao da certo, jogamos na cara e ficamos amargas.

Sabe Raul? Sonho que se sonha soh e soh um sonho que se aonha soh, mas sonho que se sonha junto eh realidade? Entao, eh algo pro coletivo, mas aplica-se ao casal tambem, ne?

Na maioria das vezes, vejo que a muljer eh que segue o marido nas aventuras mundanas. Eh o marido que NORMALMENTE recebe uma proposta de trabalhar no exterior, uma transferencia, etc. Quando eh a mulher, as vezes a hipotese nao eh nem cogitada porque, pensa, como o homem vai largar seu emprego pra comecar do zero num pais estranho? Nao pode, ne?

Claro que pode. Mas, sei la, entre tantas teorias que se passam na minha cabecinha, algumas sao:

1) mulher ainda eh mais romantica. Mais vale um amor na mao do que uma vida sozinha (nao necessariamente solitaria) num mundo sem froteiras

2) mulher eh mais flexivel e se adapta melhor as mudancas. Joga numa mulher no Rio, em Sao Paulo, em Joao Pessoa, Paris, Hong Kong, Sydney e ela se vira. Se vira sem homem, por que nao vai se virar com o marido?

3) mulher eh guerreira, aceita os desafios que a vida lhe impoe. Se a vida lhe da limoes, ela nao soh faz limonada, mas tambem uma torta de limao de lamber os beicos.

4) apesar de toda a campanha feminista dos ultimos anos, a mulher que eh ser respeitada, ter as mesmas oportunidades. Nao queremos ser tratadas iguais aos homens (ate porque somos diferentes), mas sim ser respeitadas pelo nosso trabalho, nosso papel na sociedade, etc. Se resolvemos largar tudo pra seguir nosso amor, eh porque queremos e achamos que vale a pena e nao porque eh nosso papel de mulher submissa, ou eh isso ou nada. Mulher que "segue" o marido nao eh inferior a ninguem e nao esta se anulando (ou nao deveria) por ele. Investir num relacionamento eh como invetir na carreira - mais ate, porque relacionamento pode se transformar familia, com filhos, bicho de estimacao e todas essas coisas que vem no pacote.

5) mulher eh visionaria e encara mudancas assim como uma oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, ter uma vida nova, se desenvolver como pessoa e ate como profissional. O mundo eh nosso playground!

Posso continuar a lista ate cansar, mas estou com dor de cabeca de ter passado 10 horas com a bunda na cadeira vidrada no monitor.

Seja la qual for o motivo que leve a mulher a largar tudo pra seguir o marido, obvio que existe a possibilidade de nao dar certo. Alias, ne, como tudo na vida. Mas de qualquer forma, apesar das magoas, raiva, etc, temos que ser responsaveis pelos nossos atos. Facil culpar o mundo quando algo que a gente batalha tanto nao dah certo. Mas eh a vida, a gente levanta, sacode a poeira e da a volta por cima. Em alguns casos, o erro na escolha eh nosso, entao temos que aprender com isso.

PS: Falo muito de seguir marido mundo afora, mas tem mulher que segue sem sair do lugar. Para de trabalhar pra cuidar da familia e da casa. Muda de carreira porque precisa ganhar (mais) dinheiro pra pagar as contas. Abandona a carreira de atriz porque o marido eh ciumento. Amor nao eh pratico, mas as vezes temos que ser: vale a pena certas mudancas se elas nos machucam soh pra agradar ao outro? Isso eh amor ou falta de amor proprio?

PPS: sim, moro na Inglaterra por causa do meu marido. Se pudesse escolher, estaria na Australia. Mas morar na Europa nao eh nenhum sacrificio pra mim e acho que meus filhos vao se beneficiar e muito da vida aqui.

PPPS: como disse, nao li a materia, nao sei porque o cara largou a mulher, nao sei quais os sonhos dela, etc, mas eh assunto de jornal sensacionalista. Soh resolvi comentar porque to numas de escrever posts diarios sobre qualquer coisa que vem a mente durante a minha jornada e ida e vinda ao/do trabalho.

PPPPS: talvez o post esteja mal acabado porque comecei de manha e terminei a noite, sem ler.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!