Thursday, September 19, 2013

Diário de uma futura ex-gordinha: semana I

Sexta feira é dia de pesar. O que é bom ou ruim, dependendo do resultado.

Então que terminei a primeira semana da dieta. Nao morri, como vocês podem ver. Mas passei fome sim, viu? Atribuo isso ao fato de que até antes da dieta eu comia por 3 e ainda sentia fome. 

A parte mais difícil

De todas as coisas que senti falta essa semana, a que mais doeu foi não encher a cara de Nesquick. Pois é, algumas pessoas enchem a cara de álcool, outras de achocolatado. Não cortei de vez, apenas reduzi os 5 copos diários para apenas 1. A idéia é cortar de vez e só tomar um nos finais de semana.

A Comida

Minha dieta é um misto das 3 dietas que já fiz aqui (Vigilantes, Slimming World e Diet Chef), e conto as calorias no My Fitness Pal. Pra quem já fez Vigilantes e Slimming World sabe que nessas duas, vários alimentos (algumas frutas, legumes e verduras) são liberados para comer à vontade, o que facilita muito a vida de quem gosta de estar sempre comendo. Mas optei por contar calorias, ou seja, tudo que é ingerido, exceto água, chá e café preto sem açúcar, conta.

Algumas das comidas do Diet Chef são gostosinhas, outras nem tanto. Em alguns casos, a quantidade é até demais pra mim e prefiro comer menos para liberar calorias ao longo do dia. Finais de semana são livres, porque final tenho que fazer comida pra Laura. Alguns podem dizer que eu posso comer minha comida e ela, a dela, mas aqui em casa não funciona assim. Ela quer comer o que eu como e se eu como "cheetos light do vigilantes", ela quer também. E, cá entre nós, a única comida de "dieta" que uma criança de 3 anos deve comer são frutas e legumes/verduras. Mas não tem nada não, é possível fazer dieta comendo comida normal, basta controlar a quantidade, reduzir gorduras, sal e açúcar.


Tentando ser saudável

Como falei antes, não é só peso que quero perder. Quero ser saudável. E aí vem umas escolhas conflitantes.

Manteiga ou margarina? Todas as dietas que fiz, inclusive acompanhada por endocrinologista, mandava substituir manteiga por margarina. Daí aparecem mil estudos dizendo que margarina é obra do capeta e pode até causar cancer. Por via das dúvidas, cortei margarina mas reduzi drasticamente o consumo de manteiga. Gente, vegan faz como pra cozinhar? Azeite? Óleo de coco?

Óleo vegetal ou azeite? Outra coisa que descobri recentemente é que óleo vegetal é tão ruim quanto margarina e deve ser evitado ao máximo. Será que daqui a uns anos vão dizer que azeite também é ruim? Por via das dúvidas, tô tentando reduzir tudo.

Açúcar ou adoçante? Ok, ainda não cheguei ao ponto de cortar tudo, mas por via das dúvidas optei pelo açúcar, já que estou amamentando e tenho pavor da idéia de algum componente ruim do adoçante passar no leite. Mas tento usar, sempre que possível, mel.

Queijo: vilão ou aliado? Perguntei ao Sr. Google: qual o melhor queijo pra quem está de dieta? E a 1a resposta foi uma surpresa pra mim. O site (depois procuro o link pra colocar aqui) dizia que os melhores queijos são os duros/secos, tipo parmesão, porque são ricos em proteina e baixo em carboidratos, ao contrário de queijos como cottage. Claro que não estavam considerando a gordura, né? Depois de leite condensado e leite com achocolatado, acho que queijo é meu outro grande vício.

Isso tudo é bem na teoria, porque na prática só posso controlar o que eu cozinho. Se os ingredientes das
comidas do Diet Chef ou Weight Watchers levam óleo vegetal ou adoçante, não posso fazer muita coisa (por enquantl, até me livrar de vez dessas coisas). E também não vou deixar de comer fora porque restaurante usa isso ou aquilo na comida.

O resultado

Hoje as pequenas (sim, as duas) me acordaram às 5:30 da manhã, o que me deixou de mau humor e com muita fome desde cedo. Espero que eu não avacalhe muito a dieta, até porque amanhã tem churrasco.

Enfim, sem mais delongas, é com muito prazer que informo que perdi 1,2kg e estou a 1kg de perder todo os peso da gravidez da Beatrice. E a 10kg de perder o peso da gravidez da Laura. 

Ah sim, no meio dessa coisa de saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, rola uma viagem à Bahia em pleno verão, o que significa que seria legal perder uns 5kg até lá. Como tenho 3 meses e meio (porém Natal/Ano Novo no caminho), acho que rola sim.


4 comments:

  1. Anonymous2:14 PM

    Parabéns pelo progresso.
    Aqui em casa usamos manteiga, e para refogar usamos azeite mesmo, mas sempre com parcimônia, quanto ao açúcar, evitamos ao máximo, mas quando é realmente necessário tentamos usar o mascavo, pois tem menos componentes químicos!

    ReplyDelete
  2. Woooo parabéns!
    Chris, eu acho que o que funciona pra mim é comer várias vezes ao dia. Como umas castanhas, uma fruta, um pedacinho de queijo, iogurte (mas tento comprar o plain e colocar mel, porque os outros são cheios de açúcar/adoçante). Eu percebo que fazendo isso, eu não sinto tanta fome e acabo comendo bem menos nas refeições maiores. E quando você cria o hábito, isso vai virar natural. Vc sempre vai lembrar de ter alguma coisa ao seu alcance.
    Muito boa sorte na dieta! :)

    Beijo grande

    ReplyDelete
  3. Eu to gostando bastante desse movimento "vamos ser saudaveis" que ta tomando conta das pessoas (ok, pra a maioria eh "vamos ser magerrimas", mas vamos relevar isso). Tambem tenho tentado, ja faz uns meses que troquei tudo pelos equivalentes integrais, passei a comprar mais frutas e verduras.. E acho que isso que a Dede disse ajuda MUITO, tem que comer de 3 em 3h mesmo, senao na proxima refeicao vc vai querer comer a casa (e o corpo vai entender que precisa acumular qualquer graminha de gordura pq sabe la deus quando vc vai comer de novo ne?) >_<

    Boa sorte pra a gente :D
    Bjsss

    ReplyDelete
  4. Cris, posso te dar uma sugestão?! Como faço para te mandar um email?

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!