Saturday, May 04, 2013

Quando eh o momento certo?

Assunto que vira e mexe surge em algum lugar eh "quando eh a hora certa de ter filhos?". Acho que nem existe resposta pra isso. O que posso falar eh totalmente baseado na minha experiencia pessoal e achismo.

Nao fui "doida" o suficiente no passado para entrar numas de "quero ter filhos, vai ser agora" com os namorados do passado. Todos eram "o" cara no momento deles, mas hoje em dia a gente sabe que nao eram, ne? Se dependesse da minha "vontade louca" de ter filhos, acho que estaria com uns 4, de pais diferentes.

Acho legal ter filhos quando a gente ainda eh nova - nao estou falando de nova, tipo 15 anos, ou ate mesmo 20 anos de idade. Dependendo dos nossos planos e ambicoes, aos 20 anos nao estamos nem com nosso diploma de faculdade na mao, nao temos uma carreira, nao temos experiencia nenhuma. E isso significa depender da familia para ajudar no sustento dos filhos ou ter um marido muito bom - principalmente financeiramente falando. Longe de mim criticar as maes jovens que optaram por isso, porque conheco algumas que sao super maes, se viraram bem, se formaram, tiveram uma carreira, etc, e estao aih hoje com filho adolescente e ainda tem energia de acompanha-los nas aventuras da vida. Tambem acho legal a ideia de ser uma "avo jovem" para aproveitar os netos.

No meu caso nao teria sido legal. Minha cabeca sempre foi uma montanha-russa emocional, instavel mesmo. Acho que teria levado meus filhos a loucura.

Claro que o relogio biologico sempre me pressionou. Achava que tinha que ser mae antes dos 30. Queria ser mae antes dos 30. Mas queria esperar o tal "momento certo". Nunca entendi ao certo o que significaria, mas na minha cabeca o momento certo era estar com um cara que eu respeitasse, amasse, fosse independente financeiramente, e que tivesse certas coisas em comum comigo. Ter um teto para morar. E nao ter dividas. Simples, ne?

Simples nada. Mesmo que a gente encontre "o" cara, voce nao quer simplesmente se jogar numa gravidez. Voce quer curtir o tal cara, namorar, viajar, conhecer a familia dele (mooooooiiiiiiito importante), se sentir confortavel de que "o" cara pra voce tambem eh "o" cara pros seus filhos. Depois tem a parte dos estudos - fez seu mestrado? PhD? E trabalhou na area, gastou seu diploma? Ta feliz com seu CV? E pronto, se comecar a pensar muito, o 1o filho chega aos 45 anos, com muita sorte.

Sim, eu queria ter filhos com marido, mas sempre adiava. Ate querer emagrecer os quilos extras eu queria. Putz, nao ia vir filho assim. Teve que ir no "susto". Mas um "susto" controlado. Estavamos juntos ha quase 5 anos, estavamos trabalhando, tinhamos nossa bagagem. E assim veio nossa primeira, aos 33 anos.

A segundinha veio no mesmo esquema. Confesso que apesar de querer quatro filhos originalmente, tive medo de ter dois. Da trabalho, muito trabalho. E na minha cabeca, ainda tinha muito o que fazer com Laura - descobrir como funciona direitinho. Mas crianca nao vem com manual e nao sao todas iguais. Se voce espera muito, capaz de desistir, ou nao poder.

O conselho eh "faca o que sua cabeca e seu coracao mandam, de preferencia com o apoio do parceiro".


3 comments:

  1. Eu tive minha primeira filha com 21 anos. Nao tinha carrier, trabalho etc. Dependi da minha familia nos primeiros meses e depois comecei a trabalhar, foi dificil. Na Inglaterra sempre dependi de amigos para me ajudar a cuidar dela enquanto trabalhava, sem eles provavelmente teria que ter voltado pro Brasil, morar com meus pais. Hoje em dia, pela falta de um diploma, a melhor opção foi ficar em casa depois que meu filho do meio nasceu, ate ele começar a ir para a nursery. Como vc mencionou, o ideal eh realmente o melhor, assim a mulher tem mais opções e a vida se torna mais facil. x

    ReplyDelete
  2. Anonymous12:47 AM

    Nós e as nossas bobeiras né? Eu, se pudesse, teria sido mãe aos 20, e com o apoio da minha mãe que sempre sonhou em ser avó, mas não, queria me formar primeiro, casar, emagrecer, mas tudo teria que acontecer antes dos 30. Me formei, casei, viajei e a ideia era o Joaquim vir este ano, mas Deus quis que ele viesse 1 ano antes e deu certo, estávamos bem como casal, bem financeiramente, tanto que a surpresa nem nos abalou de forma ruim, todos ficaram muito felizes e o bom é que como pretendo engravidar do segundo ano que vem, vou ser mãe de 2 antes dos 30. Mesmo na bagunça e sem planejamento, esta dando certo!

    ReplyDelete
  3. Essa é a pergunta que eu me faço todo dia...
    Cada um tem a sua "hora certa", mas definitivamente se ficar pensando demais, essa hora certa não chega nunca.
    Eu tô com 29 anos, faço 30 esse ano. Não quero ser mãe "velha", mas gente, o que é ser velha hoje em dia?
    A minha situação é: marido: check!; faculdade/pós: check!; emprego bom e estável: check!
    Ou seja... Eu tenho praticamente tudo que é considerado "necessário"... Maaas... Ainda quero viajar mais um pouco, aproveitar mais um pouco... Sabe? Quero esperar mais uns 2/3 anos. Aí acho que vai ser a minha hora certa. Acho.

    :)

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!