Tuesday, April 30, 2013

Auto-censura

Gosto de pensar que auto-censura acontece com todos, mas principalmente com as pessoas que sao over-reclamonas como eu.

Estava lendo meus posts nao publicados mas que ficaram parados na pasta de rascunho e vi que alguns foram porque perdi o timing e o assunto ficou velho, outros foi auto-censura de achar que eu estava apenas escrevendo por escrever, mas que seria algo que nao interessaria aos 3 leitores do blog e, pior, que daqui a 3 anos nao faria o minimo nem pra mim e alguns poucos foram auto-censura de querer escrever um post relevante sobre um assunto que me incomodou, mas acabou descambando pro lado meio agressivo e que perdeu a razao, sabe como eh?

Tipo, opiniao todo mundo tem, ne? A gente pode fazer pesquisas, ler a opiniao de especialistas que entendem do negocio, pensar, pensar mais um pouco, usar nossas experiencias pessoais e dai tirar nossas proprias conclusoes. Claro que sempre vai ter quem discorde, o que eh bom, otimo, alguem que va te mostrar um outro angulo da historia que voce nao viu. Mas no meu caso, antes mesmo de chegar as minhas proprias conclusoes, eu ja estou vendo coisas por outros angulos e mudando de ideia o tempo inteiro.

Um dos posts recentes que ficou engavetado ate 2a ordem foi sobre machismo no mundo moderno. Eh um assunto obvio, super polemico e cheio de nuances, ne? Tem o machismo obvio, na sua cara, o machismo de comum acordo, o machismo confundido com "cavalheirismo" (e vice-versa) e por aih vai. Depois vem o "como combater?" e voce percebe que em alguns casos eh quase que uma luta perdida, porque o negocio esta tao entranhado na sociedade que tem gente que nem percebe que eh um problema. O machismo "na moita", aquele que nao eh muito claro se eh realmente machismo ou apenas uma diferenca entre mulheres e homens, eh o mais dificil. Se eh dificil de identificar, eh dificil de combater.

Mas a questao do meu post que ficou arquivado eh que comecei a dar varios exemplos pessoais e foi me subindo uma raiva, uma angustia, que minha conclusao foi quase um "deveria ter me mudado pra uma caverna e ficado na minha". Nao queria um post que fosse escrito na base da raiva, sabe? Sou uma pessoa que nutre muita raiva interna - raiva de revolta, raiva de mimadinha que tem que ser lembrada que a vida nao eh bem assim, fofa, raiva de "por que? por que? eh tudo tao simples, por que tem que ser complicado?", raiva de explode o mundo e vamos comecar do zero. E as vezes eu exteriorizo esta raiva e me arrependo muito. Porque quando escrevo, eu vomito palavras. As vezes da certo, as vezes da super errado e nao eh nem o que eu queria escrever. Dai a censura - blog nao eh lugar pra escrever dissertacoes, certo? Alguns ate sao, mas no geral nao sei se o proposito eh esse.

Um dia "revisito" meus posts rascunho e vejo o que da pra ser resgatado. Ate pra mostrar a mim mesma o que eu pensava uns anos antes.

1 comment:

  1. Chris nao sei se eu faco parte da sua estatistica dos 3 leitores mas estou por aqui, so' nao comento sempre por pura falta de tempo.
    Se eu te contar voce nao vai acreditar mas tenho mais de 70 posts na pasta de rascunho ja' ate' comentei isso no blog, daria perfeitamente para fazer um outro blog.
    Nao pense na censura, nao se cobre tanto, esse espaco e' seu e nos (seus leitores) precisamos respeitar seu posicionamento e pronto.
    Ninguem precisa concordar, discordar ou qualquer outra coisa.
    Abracos e saudades.
    Gra'
    *respondi seu comentario la' no blog. Obrigada pelas visitas e comentarios.

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!