Saturday, July 04, 2015

Filho ou bicicleta?

Você, amiga que mora ou quer morar na Inglaterra, que está aí doida pra ter filho mas não sabe se é a hora certa, esse post é pra você.

Começando do começo: não tem hora certa. Se você tá cheia de desculpa (primeiro quero casar, ir pra Tailândia, aprender gaélico, ganhar medalha olímpica de cuspe à distância, juntar o primeiro milhão, depois o segundo...), sinto informá-la mas você não quer ter filho; só não quer admitir que não quer. Se você quer ter filho mas tem medo do incerto, bem-vinda ao clube.

Antes de engravidar, eu morria de medo do compromisso eterno, de não ser boa mãe, de danificar a criança, de matar de fome, do filho crescer e ser infeliz... tem que fechar os olhos e embarcar. E tentar fazer o seu melhor. Mas depois de ter dois, posso falar com propriedade: o medo tem fundamento.

Não, filho não morde (morde, mas não é fatal). Filho não quebra (a menos que você seja muito negligente). Filho não é um bicho do outro mundo.

Dá um trabalho do cão. Se você mora fora e não tem família perto ou muito amigos então... se você não tiver cara de pau de pedir ajuda e se depender do seu salário pra se bancar, ai ai ai.

Algumas dicas práticas para você se preparar:

- Licença maternidade aqui pode ser de até 12 meses e as férias se acumulam nesse período (ou seja, se você tem direito a 25 dias úteis, você pode parar mais 1 mês e pouquinho). Não são 12 meses remunerados

- Quanto você vai ganhar de licença vai depender do seu empregador, de quanto tempo está no trabalho, etc, mas nos meus dois empregos foi algo meio que assim (1a e 2a gravidez, respectivamente): 100% / 90% do salário nos 3 primeiros meses; depois 70% / 50% do salário nos outros 2-3 meses; depois o pagamento do governo (na época uma média de £500/mês) por mais 3 meses e nos últimos 3 meses (optei por tirar tudo nas duas vezes, mas sei que não é todo mundo que pode): zero dinheiros. MAS pela lei é assim: 90% do seu salário nas primeiras 6 semanas e £139.58 por semana nas próxima 33 semanas. ZERO nas últimas 13 semanas. Fonte: site do Governo.

- Desde abril 2015, a licença maternidade e paternidade podem ser divididas. Isso é para o caso da mãe ganhar mais do que o marido e ter que/quiser voltar mais cedo pro trabalho, mas ainda ter o pai cuidando da criança.

- A cada governo, os benefícios mudam. Por exemplo, quando tive Laura, ganhei £80 por mês do governo por um ano, algo assim. Quando Beatrice nasceu, a lei tinha mudado e por causa do nosso salário, perdemos o benefício. Esse benefício é um dos muitos que seguem a lógica estúpida do governo: se os dois pais trabalham e ganham £49,999 por ano, a criança tem o benefício. Se um dos pais não trabalha e o outro ganha £50,0001, já não tem direito. Sacou?

- Childcare voucher: vale super à pena em termos de dedução de imposto de renda (segundo o site do governo, economizo quase £3,000 por ano com os vouchers) e tive sorte porque peguei os vouchers antes da lei mudar. Compro o equivalente a £243/mês, mas hoje em dia só poderia pegar £150/mês mais ou menos. O que você pode pagar com childcare vouchers? Praticamente tudo ligado a cuidados com seu filho: algumas babás, childminders, creches, clubes de verão, breakfast club/after school clubs, etc. Não perde a validade.

- Existem outros benefícios que valem à pena checar.

- Família vem ajudar, mas também atrapalha. A gente tá sempre com alguém em casa , no mínimo por seis meses no ano. Fico louca!

- Preciso trabalhar, mais pra manter a sanidade mental. Só que não quero trabalhar com qualquer coisa e a minha área é meio tosca em termos de longas horas, muitos eventos, etc. Peitar pra não ser escravo e só trabalhar as horas certas é sinônimo de estagnação profissional (mesmo que vários artigos digam o contrário).

- Sabe quanto vou ter que pagar a partir de setembro pra childminder + atividades extra escolares + clube pré e pós aulas? £2,200 por mês. E em períodos punks no trabalho + eventos, ainda teria que ter um adicional pra alguém buscar Laura na escola, porque marido não consegue chegar a tempo. Junta isso, mais comida, passagem, roupa de trabalho (que eu nem compro muito), gasolina (não tem creche perto de casa) e eu tô pagando pra trabalhar.

- O governo dá 370 horas anuais (ou 15 horas semanas por 38 semanas) gratuitas de childcare (pode ser creche e em alguns casos childminder/babá) para crianças entre 3 e 4 anos (ou a partir dos 2 anos em alguns casos). O governo atual disse que iria aumentar a quantidade horas para 25h/semana, mas ainda não vi quando.

- A partir do outono tem um novo benefício vindo aí: tax-free credit. Pra cada 80 centavos que você colocar na conta, o governo dá 20 centavos, até £2,000 por ano, por criança. Dá pra pagar 1.5 de creche. Mas não é todo mundo que vai ter direito ao benefício não.

- A partir dos 4 anos, a criança pode ir pra escola, que é de graça. Se seu filho faz 4 anos até 31 de agosto, ele vai pra escola em setembro do mesmo ano. Se ele faz 4 anos a partir do dia 1o de setembro, ele só pode ir pra escola em setembro do ano seguinte, aos 5 anos. Planeje bem a data do nascimento, pode te economizar £900/mês por um ano se você paga creche tempo integral. hehehe Almoço é de graça nos três primeiros anos escolares. Depois disso é pago ou você manda de casa. Leite é de graça até a criança completar 5 anos; depois é tipo 40 centavos por dia.

- Se você trabalha tempo integral e tem filho em idade escolar, ainda tem que se virar com o antes e depois da escola. As escolas daqui são da 9h (8.55) às 15h (15.15-15.30), então bora procurar Breakfast club e After school club ou childminder, £6/£7 por hora. Ou seja, pelo menos £400/£500 por mês.

- Saúde: dentista é de graça pra crianças até 16 anos (e grávidas e mães de bebês até 1 ano). Medicação também, mas médicos não dão receita para Calpol e outras coisitas más. Quando Laura teve conjutivite, foi o farmacêutico mesmo que receitou o antibiótico e por isso acabei pagando preço integral. Claro que como diz o Tesco, every little helps, então quando você for na Boots, pergunte se eles tem o Minor Ailments Service.  Você pode pegar remédio de graça sem receita. Não são todas as Boots (que é uma rede de farmácia daqui, caso você não more aqui). Só vale pra quem tem direito a medicação gratuita (crianças até 16 anos e grávidas e mães de bebês até um ano de idade).

- Cartão de fidelidade. Tenho da Boots, o Nectarcard (várias lojas, inclusive Sainsbury's) e do Tesco e acabei de fazer um cartão de crédito do Tesco também, que é onde faço a maior parte das minhas compras de casa. Gente, parece bobagem, mas eu esqueci dos meus créditos no Tesco e descobri que tinha o equivalente a £150 lá, e como eles fazem o Boost sei lá o que, comprando coisas de crianças, inclusive brinquedos, o valor dobrou!! Fralda, baby wipes, uniforme escolar, festinhas de aniversário de 29 coleguinhas... vai somando.

Vou atualizando o post a medida que minhas filhas forem crescendo ou eu for lembrando de algo novo.

E aí, se animou? Quer outra dica de ouro? Se você tem uma irmã no Brasil, que tem maior jeitinho com criança e tá de saco da violência de lá, manda ela dar um pé na bunda daquele namorado encosto dela, pedir demissão daquele emprego que ela não gosta, vem de malas e cuias pra cá, faz ela treinar pra ser childminder, prepara sua casa e coloca ela pra cuidar dos seus filhos. De quebra, ela ainda pode cuidar de outras crianças e ganhar um dinheirinho (*). Ou compra uma bicicleta. ;-)

(*) Ok, não é tão simples assim. Só se ela tiver passaporte da União Européia e falar um pouco de inglês (pra fazer o curso), ok?

*****

Este post é complemento do Custo de Vida no Reino Unido pra quem tem filhos, com algumas repetições.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!