Tuesday, December 31, 2013

Tchau 2013!

Não sou fã de números ímpares, então 2013 nunca estaria na lista dos meus anos favoritos. 

Nasceu minha Beatriz, que virou Beatrice pra agradar o respectivo. No geral, nossa família de quatro tem bastante saúde, mas isso não é mérito de ano algum, mas vai, em 2013 estava todo mundo aqui em casa bem. Tiramos duas férias em família, o que é meio normal aqui. E meio que foi isso.

Mas bom ou ruim, adoro balanção de final de ano, para aprender com os erros e melhorar nos acertos, além de tentar coisas novas. Esse post era pra ser no blog em inglês (que a família lê), mas hoje estou mais azeda do que limão galego, então pra não preocupar quem está longe, depois faço um post tchururu com fotos dos melhores momentos de 2013, né? Aqui vai um apanhado do ano: o "The good, the bad and the ugly".

Janeiro: Início do ano, meu pai foi diagnosticado com câncer (começou na bexiga, depois descobriu um no pulmão e outro nos rins). Ao longo do ano, fez radioterapia e quimioterapia. Pra vocês verem que me "otimismo" é genético, meu pai me disse "são medidas pra me dar uns dias, talvez meses, quem sabe um ano ou dois a mais de vida".

Fevereiro: Lá fomos nós para nossa viagem anual à Romênia, no inverno. Estava bem grávida, dormindo mal, então no auge do mau humor jurei que "jamais sentirei frio novamente", bem a la Scarlet O'hara. Tradução: não piso mais na Romênia no inverno nem se minha vida depender disso. 

Março: pra compensar a friaca da viagem anterior, fomos ao Caribe - Barbados - torrar no sol. Foi a semana mais curta da minha existência, mas foi bom fazer um top up na vitamina D. Estava 30 graus e, depois do choque inicial, no 2o dia já estava certa de que o paraíso era ali.

Abril: último mês no trabalho, foi caótico como tinha que ser. Pra variar, me frustrei bastante e já saí pensando se valia a pena voltar. 

Maio: chegou minha mãe, de mala e namorado, pra nos ajudar com a Laura e a pequena, que nasceria 5 dias após a chegada da minha mãe. O parto foi vapt vupt, durou só 2 horinhas, de tarde já estavávamos em casa. Aliás, se eu tivesse aguentado um pouco mais, ela tinha nascido em casa. Nesse mês mesmo, a vida já deu sinais de que ser mãe de duas seria muito mais difícil do que eu pensava. Talvez a depressão pós-parto tivesse dado um alozinho, ou talvez fosse meu temperamento maníaco-explosivo mesmo, mas dei muito piti com as "visitas". Laura também completou 3 anos no final do mês e eu descobri que crianças de 3 anos podem ser mais difíceis do que os terrible twos.

Junho: meu aniversário; não rolou muito tesão de fazer nada mas como algumas pessoas queriam visitar a Bea, marcamos algo lá em casa. Pessoas que não se conheciam, acabou sendo uma tarde maravilhosa, com um bolo delícia vegano feito pela Graziela, e muitas risadas. Junho também foi o início do verão, mas este chegou atrasado.

Julho: minha mãe foi embora e Laura passou a ir à creche tempo integral, numa total falta de jogo de cintura minha. Assumo: não dei conta MESMO, estava ficando maluca. Mas o tempo estava melhorando gradativamente e esse ano prometia ter verão. 

Agosto: dias quentes, sempre bem-vindos. Beatrice completa 3 meses e começa aqui a série de noites mal dormidas que dura até o presente momento. O motivo? Ela começou a rolar (super bem, alias) e teve que sair do moisés, passando assim a dormir na nossa cama. Quem tem filho sabe o que é dividir cama com um bebê (no nosso caso, um bebê e uma criança)... Ela não só passou a não me deixar dormir mas também passou a dormir muito mal por conta de sleep rolling. Sim, ela rolava enquanto dormia e daí não dormia. Final do mês também fizemos nossa primeira road trip pela Romênia, que foi muito legal. Mas fica a dica: se você NAO curte frio, não vá para as montanhas romenas no final de agosto, porque já é inverno por lá. 

Setembro: comecei a dieta. Entrei numas de sair de casa e conhecer gente para não deixar o bichinho da depressão pós-parto me morder. Foi bem bom.

Outubro: trabalhei 3 dias e apesar de ter sido bem difícil, foi bem legal. Difícil pegar trem lotado, arrumar roupa que entrasse, aguentar a dor do peito super cheio e não ter onde tirar. Legal porque não fui apenas "mãe", fui um indivíduo. E legal porque marido que tomou conta da pequena e foi ótimo chegar em casa e ver a cara de acabado dele. #minhavingançasarámaligna

Novembro: e os dias vão ficando mais curtos e minha vontade de viver vai diminuindo. Dias muito frios intercalados com dias ok vão deixando as pessoas doentes, inclusive marido, óbvio. Conheci gente bem legal, pessoas do twitter tomam formas, pessoas do cursinho viram amigas, e a gente vai sobrevivendo à escuridão e às (incontáveis) noites mal dormidas.

Dezembro: meu mau humor e cansaço aqui já tomou proporções gigantescas e ameaça o bem estar da família toda. Nem tô falando da minha vontade de largar tudo e todos e mudar de nome e morar no meio de uma tribo qualquer numa ilhota do pacífico não. Tô falando de quase bater o carro algumas vezes até que finalmente aconteceu, em frente de casa, com Laura dentro do carro. Alerta vermelho. Minha mãe finalmente anunciou a venda da casa onde passei quase toda a minha infância e pré-adolescência e várias férias, carnavais e natais. A casa é da família há 30 anos e viu e ouviu muitas histórias - algumas boas, outras bem ruins. O adeus oficial será em fevereiro. Estou com anti-depressivos em mãos. Vamos ver se eu aguento não tomar até a viagem ao Brasil e ver se lá eu melhoro.  O tão sonhado e desejado jardim de inverno ficou pronto. Meu pai sobreviveu ao ano, mas encerra 2013 com pneumonia e super fraco. Ele me prometeu que vai nos esperar em fevereiro. Ah, termino o ano uns 10kg mais magra. :-D

Não, 2013 não foi um ano horrível, mas também não foi dos melhores. Espero que em 2014 a vida seja mais colorida, mais animada, mais leve. E desejo a você, anônimo ou não, um 2014 muito melhor do que esse ano que vai. Saúde e leveza para nós!

2 comments:

  1. Feliz 2014 Chris!!! Espero que seja muito melhor que 2013!!! :)
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Chris, espero que vc tenha um 2014 muito, muito bom, sua viagem será o máximo!!!! muita saude pra vcs todos

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!