Wednesday, October 09, 2013

Planejamento da viagem a Salvador - para referência futura

Esse post é para eu reler na próxima vez que eu planejar uma viagem em família.

Preciso lembrar de evitar a todo custo alta temporada, ainda mais se viajando para o Brasil. É bem mais caro. A idéia era ir em outubro, mas não sei porque decidimos janeiro. E, muito importante: comprar passagens assim que decidir a viagem. Em março já havíamos decidido por Salvador, tivemos problemas com as milhas em maio. Ainda naquela época, as passagens da TAM estavam em conta, mas adiei e só comprei em setembro. Conclusão: a TAM custava uma pequena fortuna e a GOL, apesar de mais barata, foi pelo menos 3x mais cara do que em maio. Infelizmente, quando se trata de viagem pelo Brasil, temos que pensar também no vôo de Londres. E com duas crianças, é difícil planejar coisas de última hora, pelo menos pra mim.

Vamos pro Rio e de lá pra Salvador. Na época que comprei as passagens, uma Londres-Salvador-Londres, além de não ser direto, estava MUITO mais cara do que a Londres-Rio-Londres. A diferença era bem maior do que comprar as passagens separadas. Foi o que fizemos, mas acho que com o preço que acabamos pagando na Rio-Salvador-Rio, teria dado no mesmo.

Vamos passar uma noite no Rio, no hotel do aeroporto (só tem UM! Inacreditável), porque chegamos quase 21h e o vôo é no dia seguinte cedinho. Não quisemos nos locomover, com duas crianças pequenas, malas, etc. Minha mãe vai nos encontrar no aeroporto no dia do embarque.

Chegando em Salvador, vamos pegar o carro que aluguei pela Avis. Vamos ficar o periodo inteiro, mesmo que não usemos.

Ficaremos 3 noites em Salvador. Tentei alugar um apartamento, mas os que eu gostei exigiam minimo de uma semana, dez dias. Então optamos por ficar num hotel. O escolhido foi o Othon Palace. Um hotel velho e decadente, mas super bem localizado. O motivo da escolha, além do preço camarada (lembrando que precisamos de dois quartos), foi bem pessoal: quando trabalhei numa agência de turismo, quando eu tinha apenas 14 anos, o Othon de Salvador era um hotel 5 estrelas bacana (apesar de +15 anos de idade), a gente mandava muitos clientes pra lá. Li algumas críticas no Trip Advisor e no Booking.com, as pessoas falavam bem mas diziam que o hotel precisa de uma boa reforma. O staff do hotel respondeu a várias críticas dizendo que o hotel iria passar por reformas. Então vou lá conferir. Reservei diretamente no site do hotel, que estava com preço mais em conta (ou a mesma coisa, não lembro).

De Salvador, vamos para a Praia do Forte, onde alugamos um apartamento de dois quartos por 9 noites. O apartamento não é de frente pro mar, mas não é longe. Optamos por um apartamento porque queremos a estrutura de uma casa - cozinha, máquina de lavar - sem ter que pagar por dois quartos. Beatrice estará com 8 meses e comendo e vou tentar evitar ao máximo os potinhos de papinha pronta (principalmente os do Brasil, que achei muito salgados), ou seja, terei que cozinhar. Usei o airbnb. Não temos um roteiro por Salvador ainda, mas já chequei as melhores barracas de acarajé e alguns restaurantes. Também vou checar se o Wet 'n' Wild vale a pena. Marido quer ir num aqua-park desses da vida, acho que Laura vai gostar.

A idéia é fazer day trips para as praias da costa verde/estrada do coco. Vamos começar por Mangue Seco, a praia mais distante que vamos. E daí vamos descendo. Praias recomendadas: Mangue Seco, Sibirinha, Imbassaí, Itacimirim, Guarajuba, Arembebe - além da óbvia Praia do Forte. Se conseguirmos ver mais do que isso, lindo. Mas temos que lembrar que as crianças são de lua e às vezes estão indispostas, ou não estão a fim de fazer nada. Caso isso aconteça, temos piscina no condomínio.

Voltamos a Salvador um dia antes de embarcar pro Rio e vamos ficar no Hotel Matiz, não muito longe do aeroporto. A idéia é relaxar, fazer nada, só na piscina ou passear no Shopping Salvador, que aparentemente é perto do hotel. Marido embarca pra Londres no mesmo dia que chegamos no Rio. Minha mãe, eu e as meninas partimos rumo ao norte do estado.

5 comments:

  1. Anonymous1:58 AM

    Pense pelo lado positivo: sol, praia e calor!!! :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente!! E justamente quando aqui estara frio e escuro. :-D

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Oi Chris! Vamos lá de novo… desculpa pelo último comment, fiquei a noite toda pensando e não foi muito meu estilo. Anyways, a Praia do Forte é um lugar delicioso!! Vocês vão amar! Moro pertinho e é o nosso (marido e eu) programa de domingo… tomar açaí no Açaí e Saúde, eles tem casquinha de açaí (tipo aqueles cones do mc donalds, só que saudável! Rs). Outro lugar que recomendo é o Obá Moquecaria, eu estou vi-ci-a-da em moqueca e já fui em vários lugares. Pra mim, lá é a melhooor moqueca de camarão daqui, peça também a porção de mini acarajé, o vatapa deles é muito bom. Esse restaurante fica em cima de uma creperia, mas é fácil de achar. Se quiser comer uma massa recomendo o Il Cantuccio, é um restaurante suuuper simples, mas delicioso (e barato!! O prato sai em torno de R$30/pessoa – um achado por aqui!). Os donos são italianos, então sabem o que estão fazendo. Rs. A Praia do Forte tem esse calçadão cheio de restaurantes, não tem como se perder. Há 2 mini mercados, então vai encontrar fácil coisas para cozinhar e para o seu bebe. ;-) … Sorvete recomendo o Gela-Guela, é uma rede local muito boa! Para pizza, bem, é dificil achar uma pizza paulista por aqui, porque os bahianos gostam de massa fininha e crocante (tipo biscoito cream-craker kkkk), mas tem uma pizzaria chamada 7 Pizzas, que a massa é artesanal e o forno é a lenha! Ótimo!!
    Para passeio, há várias agencias que levam para ver baleia, para andar de 4 wheeler, etc. Tem o museu do Projeto Tamar, ótimo para crianças, que vão interagir com os peixes, tartarugas e arraias, bem legal! Lá dentro tem o bar do Souza, super famoso por aqui (peça o bolinho de peixe que é uma delicia).
    Só há uma estrada que liga Salvador-Praia do Forte, que é a BA-099 (Estrada do Coco), não tem erro! Você vai subindo e vai vendo todos esses lugares que falou.. Arembepe, Guarajuba, Itacimirim… outro lugar que vale a pena conhecer é Imbassaí! Ahh, tem a praia de Diogo que falam que é ótima (não fui ainda!) e tem um restaurante lá que chama Sombra da Mangueira. Acho que vale a pena conhecer!!
    Se precisar de alguma coisa é só falar! Aqui na Bahia tem sol o ano todo, a temperatura está sempre 29C, o que difere é que de março-agosto chove, de setembro-fevereiro não.. rs. Boa viagem!!! Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mila, olha, nao precisava se preocupar com o comentario anterior nao, achei bem legal uma opiniao sincera. Um amigo baiano ja tinha de dado um toque de que Salvador nao é mais as maravilhas que era, e nem está tao bem conservada como deveria. Uma pena, mas é meio tipico de Brasil. Sou do Rio e morro de tristeza de ver como alguns lugares da cidade estão acabados.
      Adorei todas as dicas e está tudo anotadinho no plano da viagem.
      Ah, se quiser alguma dica especifica de Londres/Inglaterra, é só perguntar, ok? xx

      Delete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!