Wednesday, September 18, 2013

Diario de uma futura ex-gordinha, parte 538

Então que finalmente comecei minha tentativa sei lá que número de emagrecer.

Acho que já falei aqui que estou mais preocupada em ser saudável do que ficar toda gatinha. Sinceramente, ser gatinha é legal e talz, mas não tenho nem vontade nem paciência pra essas coisas mais.

Estou dividindo esse projeto em partes. A 1a parte, a mais importante, é reduzir o meu IMC para o limite do saudavel. No momento ele é 30,4, ou seja, obesidade grau I. Tenho que perder 13kg para chegar no maximo do IMC saudável.

A 2a parte, após perder esses 13kg, será perder mais uns 5kg, para dar uma margem boa entre o saudável e o acima do peso.

A 3a parte obviamente é manter o peso saudável. 

Prazo para chegar ao peso ideal? 

Não tenho pressa. Desde que eu perca peso aos pouquinhos, tá valendo. Na pior das hipóteses, imagino perder 1kg por mês quando conseguir engatar na dieta direitinho. Ou seja, um ano para entrar no IMC saudável.

Como estou fazendo?

Comecei anotando tudo que eu como no My Fitness Pal, um site/aplicativo que conta as calorias do que você come diariamente. É impressionante a quantidade de besteiras que como todo santo dia. Estava consumindo mais de 3,000/calorias num dia. Sinistro, né?

Como estou amamentando, não quero fazer nada muito radical; pelo menos não até bebelucha completar 6 meses e começar com as comidinhas. Mesmo assim, não vou reduzir as calorias demais, até ela fazer 1 ano e o leite não ser mais seu alimento principal. Se tudo correr bem, pretendo amamentá-la até quando ela quiser e de preferência até depois dos 12 meses. Laura mamou até os 20 meses. Pesquisando nos sites da vida, li que amamentar consome entre 300 e 500 calorias, mas também requer que a mãe esteja bem alimentada, que o bom senso fala mais alto nessas horas e devemos comer quando tivermos fome - e eu sinto MUITA fome!

Então fiz um pacote com o Diet Chef (acho que já falei dele aqui também, mas basicamente é uma dieta pronta pra você: cafe da manha, almoco, jantar e snack sao individualmente empacotados, só precisando adicionar leite (no caso do cereal da manha), acompanhamentos (salada, pão, arroz...) e frutas. Tudo vai mo microondas, então dá pouquíssimo trabalho.

Aproveito e misturo outras coisas de dieta, como as comidas do Vigilantes do peso. Daí conto as calorias e tento consumir 1,800 calorias no dia. Se considerar que queimo 300 amamentando, estamos falando de 1,500 calorias no dia. Tá bom, ne?

Não sei se emagreci, porque estou nessa desde a semana passada, mas enfiei o pé na jaca bonito no final de semana (comi metade de um pudim de leite condensado). Vou me pesar às 6as feiras.

E os exercícios?

Fechar a boca é fundamental, mas exercício físico é tão importante quanto, principalmente quando o assunto é saúde. Confesso que não está dando pra malhar, ir na academia ou treinar sério em casa. Sempre que dá, dou uma volta no quarteirão puxando o carrinho (tem chovido muito aqui) ou coloco Bea pra dormir fazendo algum tipo de exercício ou até mesmo dançando. A menina adora um colo, então bora tirar proveito, certo? E também subo e desço as escadas de casa pelo menos 10x/dia.

Quando eu me entender com uma rotina, quero checar uma academia não muito longe daqui (mas tem que ir de carro) e ver o esquema de creche deles.

Bom, é isso. Só quis registrar aqui pra aumentar a responsabilidade de seguir com o plano.

Wish me luck!

(Foto: almocinho light de ontem)

2 comments:

  1. Anonymous1:14 PM

    Desejo muito sucesso!!! Quando voltar de viagem voltarei ao Vigilantes do Peso e estaremos juntas nessa!

    ReplyDelete
  2. Welcome to my world!!
    Eu tenho um metabolismo inexistente, consegui emagrecer até um peso que considero ok/saudável (meu IMC tá por volta de 24)e o trabalho do dia a dia é não voltar a engordar (abandonar a vida de sanfona), especialmente pensando que quero engravidar em 1 ou 2 anos... Faz uns 2 anos que tenho mantido o peso, mas não é a coisa mais fácil e divertida do mundo... hahaha
    #tamojunta

    Boa sorte!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!