Thursday, September 19, 2013

Diário de uma futura ex-gordinha: semana I

Sexta feira é dia de pesar. O que é bom ou ruim, dependendo do resultado.

Então que terminei a primeira semana da dieta. Nao morri, como vocês podem ver. Mas passei fome sim, viu? Atribuo isso ao fato de que até antes da dieta eu comia por 3 e ainda sentia fome. 

A parte mais difícil

De todas as coisas que senti falta essa semana, a que mais doeu foi não encher a cara de Nesquick. Pois é, algumas pessoas enchem a cara de álcool, outras de achocolatado. Não cortei de vez, apenas reduzi os 5 copos diários para apenas 1. A idéia é cortar de vez e só tomar um nos finais de semana.

A Comida

Minha dieta é um misto das 3 dietas que já fiz aqui (Vigilantes, Slimming World e Diet Chef), e conto as calorias no My Fitness Pal. Pra quem já fez Vigilantes e Slimming World sabe que nessas duas, vários alimentos (algumas frutas, legumes e verduras) são liberados para comer à vontade, o que facilita muito a vida de quem gosta de estar sempre comendo. Mas optei por contar calorias, ou seja, tudo que é ingerido, exceto água, chá e café preto sem açúcar, conta.

Algumas das comidas do Diet Chef são gostosinhas, outras nem tanto. Em alguns casos, a quantidade é até demais pra mim e prefiro comer menos para liberar calorias ao longo do dia. Finais de semana são livres, porque final tenho que fazer comida pra Laura. Alguns podem dizer que eu posso comer minha comida e ela, a dela, mas aqui em casa não funciona assim. Ela quer comer o que eu como e se eu como "cheetos light do vigilantes", ela quer também. E, cá entre nós, a única comida de "dieta" que uma criança de 3 anos deve comer são frutas e legumes/verduras. Mas não tem nada não, é possível fazer dieta comendo comida normal, basta controlar a quantidade, reduzir gorduras, sal e açúcar.


Tentando ser saudável

Como falei antes, não é só peso que quero perder. Quero ser saudável. E aí vem umas escolhas conflitantes.

Manteiga ou margarina? Todas as dietas que fiz, inclusive acompanhada por endocrinologista, mandava substituir manteiga por margarina. Daí aparecem mil estudos dizendo que margarina é obra do capeta e pode até causar cancer. Por via das dúvidas, cortei margarina mas reduzi drasticamente o consumo de manteiga. Gente, vegan faz como pra cozinhar? Azeite? Óleo de coco?

Óleo vegetal ou azeite? Outra coisa que descobri recentemente é que óleo vegetal é tão ruim quanto margarina e deve ser evitado ao máximo. Será que daqui a uns anos vão dizer que azeite também é ruim? Por via das dúvidas, tô tentando reduzir tudo.

Açúcar ou adoçante? Ok, ainda não cheguei ao ponto de cortar tudo, mas por via das dúvidas optei pelo açúcar, já que estou amamentando e tenho pavor da idéia de algum componente ruim do adoçante passar no leite. Mas tento usar, sempre que possível, mel.

Queijo: vilão ou aliado? Perguntei ao Sr. Google: qual o melhor queijo pra quem está de dieta? E a 1a resposta foi uma surpresa pra mim. O site (depois procuro o link pra colocar aqui) dizia que os melhores queijos são os duros/secos, tipo parmesão, porque são ricos em proteina e baixo em carboidratos, ao contrário de queijos como cottage. Claro que não estavam considerando a gordura, né? Depois de leite condensado e leite com achocolatado, acho que queijo é meu outro grande vício.

Isso tudo é bem na teoria, porque na prática só posso controlar o que eu cozinho. Se os ingredientes das
comidas do Diet Chef ou Weight Watchers levam óleo vegetal ou adoçante, não posso fazer muita coisa (por enquantl, até me livrar de vez dessas coisas). E também não vou deixar de comer fora porque restaurante usa isso ou aquilo na comida.

O resultado

Hoje as pequenas (sim, as duas) me acordaram às 5:30 da manhã, o que me deixou de mau humor e com muita fome desde cedo. Espero que eu não avacalhe muito a dieta, até porque amanhã tem churrasco.

Enfim, sem mais delongas, é com muito prazer que informo que perdi 1,2kg e estou a 1kg de perder todo os peso da gravidez da Beatrice. E a 10kg de perder o peso da gravidez da Laura. 

Ah sim, no meio dessa coisa de saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, rola uma viagem à Bahia em pleno verão, o que significa que seria legal perder uns 5kg até lá. Como tenho 3 meses e meio (porém Natal/Ano Novo no caminho), acho que rola sim.


Wednesday, September 18, 2013

Diario de uma futura ex-gordinha, parte 538

Então que finalmente comecei minha tentativa sei lá que número de emagrecer.

Acho que já falei aqui que estou mais preocupada em ser saudável do que ficar toda gatinha. Sinceramente, ser gatinha é legal e talz, mas não tenho nem vontade nem paciência pra essas coisas mais.

Estou dividindo esse projeto em partes. A 1a parte, a mais importante, é reduzir o meu IMC para o limite do saudavel. No momento ele é 30,4, ou seja, obesidade grau I. Tenho que perder 13kg para chegar no maximo do IMC saudável.

A 2a parte, após perder esses 13kg, será perder mais uns 5kg, para dar uma margem boa entre o saudável e o acima do peso.

A 3a parte obviamente é manter o peso saudável. 

Prazo para chegar ao peso ideal? 

Não tenho pressa. Desde que eu perca peso aos pouquinhos, tá valendo. Na pior das hipóteses, imagino perder 1kg por mês quando conseguir engatar na dieta direitinho. Ou seja, um ano para entrar no IMC saudável.

Como estou fazendo?

Comecei anotando tudo que eu como no My Fitness Pal, um site/aplicativo que conta as calorias do que você come diariamente. É impressionante a quantidade de besteiras que como todo santo dia. Estava consumindo mais de 3,000/calorias num dia. Sinistro, né?

Como estou amamentando, não quero fazer nada muito radical; pelo menos não até bebelucha completar 6 meses e começar com as comidinhas. Mesmo assim, não vou reduzir as calorias demais, até ela fazer 1 ano e o leite não ser mais seu alimento principal. Se tudo correr bem, pretendo amamentá-la até quando ela quiser e de preferência até depois dos 12 meses. Laura mamou até os 20 meses. Pesquisando nos sites da vida, li que amamentar consome entre 300 e 500 calorias, mas também requer que a mãe esteja bem alimentada, que o bom senso fala mais alto nessas horas e devemos comer quando tivermos fome - e eu sinto MUITA fome!

Então fiz um pacote com o Diet Chef (acho que já falei dele aqui também, mas basicamente é uma dieta pronta pra você: cafe da manha, almoco, jantar e snack sao individualmente empacotados, só precisando adicionar leite (no caso do cereal da manha), acompanhamentos (salada, pão, arroz...) e frutas. Tudo vai mo microondas, então dá pouquíssimo trabalho.

Aproveito e misturo outras coisas de dieta, como as comidas do Vigilantes do peso. Daí conto as calorias e tento consumir 1,800 calorias no dia. Se considerar que queimo 300 amamentando, estamos falando de 1,500 calorias no dia. Tá bom, ne?

Não sei se emagreci, porque estou nessa desde a semana passada, mas enfiei o pé na jaca bonito no final de semana (comi metade de um pudim de leite condensado). Vou me pesar às 6as feiras.

E os exercícios?

Fechar a boca é fundamental, mas exercício físico é tão importante quanto, principalmente quando o assunto é saúde. Confesso que não está dando pra malhar, ir na academia ou treinar sério em casa. Sempre que dá, dou uma volta no quarteirão puxando o carrinho (tem chovido muito aqui) ou coloco Bea pra dormir fazendo algum tipo de exercício ou até mesmo dançando. A menina adora um colo, então bora tirar proveito, certo? E também subo e desço as escadas de casa pelo menos 10x/dia.

Quando eu me entender com uma rotina, quero checar uma academia não muito longe daqui (mas tem que ir de carro) e ver o esquema de creche deles.

Bom, é isso. Só quis registrar aqui pra aumentar a responsabilidade de seguir com o plano.

Wish me luck!

(Foto: almocinho light de ontem)

Sunday, September 01, 2013

Já é setembro!

Meio chocada que faltam apenas 4 meses para acabar o ano. Parece que foi ontem que ele começou...

Estou aqui nas montanhas romenas, descansando (HAHAHAHAHA), curtindo a família, conhecendo melhor minhas filhas e pensando na vida. 

Hoje recebi um email de uma ex-colega de trabalho que pediu demissão e está indo fazer trabalho voluntário mundo afora. Ela vai passar pelos Estados Unidos, Bolivia, Camaroes, Zambia e Indonésia. Acho maneirissimo esse povo que larga tudo para fazer trabalho voluntário por aí. Não vou mentir nao: o trabalho voluntário em si nem é o que eu acho mais bacana. Claro que é nobre a pessoa doar seu tempo (e dinheiro, já que em alguns casos, paga-se pra fazer trabalho voluntário), mas o que acho mais bacana é a experiência pessoal: se desprender de tudo, largar tudo pra trás e viajar por aí, conhecendo gente, trabalhando em condições nem sempre legais, mas aprendendo muito sobre si mesmo e sobre o mundo ao redor. É diferente de largar tudo pra fazer turismo por ai, ficar em hotel 4-5 estrelas com banheiro privativo, tomar banho todos os dias, comer em restaurante, etc. Esse povo que vai fazer trabalho voluntário paga pra dormir em alojamento com várias pessoas, limpa coco de elefante, come uma gororoba qualquer, e por aí vai.

Não sou despreendida assim, mas sabe o que me passou pela cabeça? "Ai, seu eu tivesse essa liberdade...". É boa essa sensação de "nada me prende aqui". Tive meus 15 minutos de liberdade quando larguei tudo pra ir pra Inglaterra. Foi bacana mas durou pouco, já que um mês depois já estava namorando o marido. Não que estivesse "presa", ninguém está, mas a gente perde um pouco a vontade de largar tudo e se mudar pra outro país quando se está com alguém.

Com filho então... aí mesmo que eu não dou um passo na direção oposta às minhas meninas. Podem falar o que for, posso até reclamar muito, mas não consigo me imaginar longe delas, nem pra passar férias.

Será que um dia me "liberto" e saio mundo afora sem lenço nem documento? Será que vou ter vontade de fazer isso?