Tuesday, August 06, 2013

Saudades

Domingo demos uma passadinha rapida na emergencia onde Beatrice nasceu. Nada demais, Laura se machucou num arame enfarpado enferrujado, o pai ficou tenso e la fomos nos ver se nao era nada demais, mas isso e historia para uma outra hora.

Entramos pela mesma porta que entrei quando estava tentando as contracoes. Enquanto marido ia estacionar o carro, entrei com Laura. No dia do parto, entrei sozinha, me segurando nas paredes e assustando a todos. Mulher em trabalho de parto assusta, ne?

Juro que chegou a me dar aperto no coracao de tantas saudades daquele dia, uma sexta feira de manha. Dia de trabalho para muitos, dia de trabalho de parto para mim.

E engracado como lembrando de tudo agora, fico pensando nas coisas que teria mudado se pudesse voltar atras, tendo o conhecimento que tenho hoje. Logo que cheguei, veio uma moca muito prestativa e me colocou numa cadeira de rodas ate marido chegar para me levar para a sala de parto (como e labour ward em portugues??). Hoje, teria optado por andar ate la, ao inves da cadeira de rodas, porque andar alivia um pouco a dor e o efeito da gravidade ajuda no parto.

Lembro de uma das parteiras vendo que eu estava entrando em panico com a dor e me olhou nos olhos e disse para respirar fundo e nao entrar em panico, porque uma vezes surtada, era dificil "voltar". Ela repetiu isso para a parteira que iria me assistir: "nao deixe ela entrar em panico, senao ja era". E e verdade: se a gente se deixa levar pela dor e pelo medo, fica muito dificil se recuperar. Confesso que me deixei levar pelo medo da dor e pedi anestesia logo de cara, de novo. O medo de levar horas e horas, sentindo aquelas contracoes... todo mundo dizia que o segundo era mais facil e rapido do que o primeiro, mas quem disse que consigo acreditar nessas coisas?

O parto em si durou menos do que duas horas - desde a hora que cheguei no hospital ate o nascimento da pequena. Saimos de casa as 7:15 da manha, as 9:04 ela estava com a gente, toda sujinha e mamando feito uma morta de fome. Sem sacanagem, essa crianca poderia ter nascido em casa - marido tava enrolando tanto pra sair, que se nao fosse os berros que dei pra ele agilizar o processo, o negocio tinha rolando ali mesmo. Passei a noite toda em claro com contracoes incomodas, mas nao insuportaveis. Nao achei nem que estava em trabalho de parto ate umas 5 da manha. Imagina se tivesse deixado marido ir pro trabalho?

Apesar do "amarelamento" em relacao a dor, queria fazer tudo de novo, mais umas tres vezes. Teria dispensado a anestesia, sabendo que o parto seria tao rapido. O procedimento e um saco e chega a doer, sabia que nao queria anestesia, mas nao adianta, tive medo da dor, foi mais forte. Talvez no proximo parto consiga dispensar a anestesia. Sim, falo de um terceiro parto, mas as vezes me pergunto se e um 3o filho mesmo que quero ou se e apenas um terceiro parto. Nao sei a resposta.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!