Saturday, July 27, 2013

Trabalhando no Reino Unido

Este blog NAO vai virar blog de "vida em Londres" nem tem intenção de ser blog de utilidade publica, mas ja que esta dando tilt no cerebro e criatividade pra escrever esta zero, vamos la contar um pouco da minha historia trabalhistica aqui. 

Eh tudo baseado em experiencia pessoal e nao significa que necessariamente voce vai passar pelas mesmas, oquei? Oquei.


Cheguei aqui com passaporte brasileiro e um visto de estudante valido por 18 meses que na epoca me dava direito a trabalhar ate 20 horas semanas (meio expediente), porque meu curso era tempo integral (mas soh tinha aula 2x na semana!!). Entao tecnicamente eu poderia trabalhar, mas nao quis, porque a grana da bolsa era suficiente. Soh que a bolsa era por 12 meses e meu visto era de 18 meses e como eu estava namorando (o marido), nao queria voltar, certo? 


Olha que eu pastei nos 6 ultimos meses de visto. Mandei mais de 500 CVs para vagas, alem de ter me cadastrado em varias agencias de empregos. Foi cansativo e mega frustrante, porque voce acha que o problema eh com voce - algumas das desculpas que ouvi: 1) nao tinha experiencia profissional no Reino Unido (campea), 2) voce tem muita experiencia para a vaga e vai querer ir embora na primeira oportunidade (vice-campea), 3) voce deveria focar na sua area, porque voce fala dos seus trabalhos anteriores com tanta paixao... (ouvi isso em entrevistas para vagas em outras areas, 4) mudamos o job description e usamos recursos internos (ouvi isso de uma agencia de publicidade depois de duas entrevistas, uma delas durou quase 3 horas porque o diretorzao ficou de papo comigo querendo saber tudo sobre meu mestrado, minha experiencia com musica, bla bla bla), 5) encontramos alguem dentro da empresa mesmo.


Eu quase fui para um work experience, que eh trabalhar de graca por algumas semanas. De graca MESMO, eles nao pagavam nem transporte nem alimentacao. Por que nao aceitei? Porque acabei arrumando um temporario que pagava.


Fiz um monte de trabalho temporario de escritorio - recepcionista principalmente. Depois de alguns temps cobrindo ferias, days off, etc, consegui um temporario na Random House, que eh uma editoria grande aqui. Foi uma semaninha soh, mas era na area de marketing e isso ajuda no CV. Depois deste, foi um temporario na Disney (na parte de venda de programas de TV, filmes e series) que era pra ter durado 2 meses e acabou durando 6 meses. Depois deste, veio mais um temporario na Nickelodeon, desta vez para ficar um mes ou ate eles arrumarem alguem permanente para a vaga. Eles ja estavam em processo de selecao avancado, mas como minha chefe gostou muito de mim, ela pediu para eu me inscrever. A vaga ja era minha.


Fiquei na Nickelodeon 4 anos (includindo 1 ano de licenca maternidade) e foi o suficiente para abrir varias portas pra mim. Ao inves de correr atras de agencia e empresas, elas corriam atras de mim. O emprego na ITV veio atras de contatos - QI, meus amigos, eh importante em qualquer lugar do mundo. Como fui recomendada e o chefe do departamento era da Nick, nao foi dificil. Verdade seja dita, tanto para a Nick quanto para a ITV tive que fazer apresentacoes e talz, e sinceramente acho apresentacao muito chato.


Neste meio tempo, tambem corri atras da minha nacionalidade portuguesa, o que facilitou muito a vida.


Vamos as dicas praticas:

1) Visto ou passaporte europeu

Meus caros, trabalhar ilegalmente nao eh legal (ops). Eh arriscado, estressante, paga mal. Nao vale a pena. Nao tente. As regras para visto mudam tanto que eu nem sei em que pe que esta, mas minhas dicas sao apenas para quem estar no pais legalmente e pode provar que pode trabalhar aqui, ok?

2) Ingles fluente

A menos que voce va trabalhar em algum orgao brasileiro e so lide com brasileiros, voce precisa ter um ingles decente. Digo isso porque falar no telefone sem saber ingles direito eh dificil pacas. E fazer apresentacao na frente de 50, 100 pessoas?! E faz diferenca na hora da entrevista, ok?

3) Agencias e sites de emprego: 

A melhor maneira de comecar. Se nao rolar desespero, sugiro comecar com trabalhos temporarios ou mesmo algum nao tao bem pago mas que va te dar experiencia no Reino Unido. 

Amigoles, qualquer trabalho eh trabalho e pode se transformar em algo bacana para uma proxima entrevista. Por exemplo: fiz um trabalho chatao de recepcionista numa agencia de relacoes publicas. Os caras faziam PR para um monte de marca bacanuda. Eu, toda entediada, fiz uma socialzinha com uma das meninas que disse que estava mega atolada de trabalho e eu pedi para ajuda-la, nem que fosse envelopando press release. No comeco foi isso mesmo que ela me deu pra fazer, depois escrevi uns documentos para ela. Na entrevista para o emprego seguinte, esse trabalho foi de recepcionista para assistente de PR. 


Agencias:


Stopgap - sao especialistas na area de marketing e trabalhos temporarios. Foi onde arrumei o trabalho na Disney e me mandaram para outras entrevistas legais.


Career Moves - trabalham com midia, PR, HR e area financeira, foram os que me arrumaram o trabalho na Random House e na Nickelodeon, mas tambem conseguiram entrevistas em lugares bem legais.


Pathfinders - tambem na area de midia. Tive uma experiencia ruim com eles, mas sei la, vai que voce da mais sorte. 

Hudson & Shribman Recruitment - essa agencia me arrumou uma cacetada de trabalho temporario, de um dia, uma semana, tres dias. Foram eles que me arrumaram trabalho na tal agencia de relacoes publicas e mais varios outros. Os trabalhos eram chatinhos, mas o bom eh que como eu estava sem fazer nada, eu estava sempre disponivel para trabalhar e trabalhar = dim dim.

Boyce Recruitment - quando me cadastrei com eles, eles eram soh na area de TV, mas vi que agora eles expandiram. Tem ate um setor que cuida soh de empregos para bilingues/poliglotas.
Judy Fisher Associates - Consegui emprego na BBC (contrato de 1 ano) atraves desta agencia mas desisti porque estava em processo na Nick.

Impact Creative Recruitment - a entrevista com a tal agencia de publicidade de mencionei la em cima veio desta agencia.




Sites:
Reed - empregos em todas as areas. Varias agencias publicam empregos nesse site, mas empresas tambem anunciam diretamente.

Totaljobs - empregos em todas as areas. Varias agencias publicam empregos nesse site, mas empresas tambem anunciam diretamente.


Monster - empregos em todas as areas. Varias agencias publicam empregos nesse site, mas empresas tambem anunciam diretamente.


Grape Vine - especialista em empregos na midia.



Empresas:

Varias empresas, tipo a ITV, possuem pagina de empregos no site deles. Vale a pena checar os sites das empresas que voce gostaria de trabalhar para ver se tem alguma vaga interessante.


LinkedIn:
Na boa, desde que o LinkedIn comecou, acho que a grande maioria das agencias migraram pra la. Meu marido conseguiu os ultimos empregos dele atras de agencias que entraram em contato via LinkedIn. Vaaaaaarias agencias entraram em contato comigo atras do LinkedIn, infelizmente a grande maioria foi quando estava gravida ou de licenca maternidade. E fui contactada diretamente por empresas tambem. 

Super recomendo fazer seu perfil, se eh que voce nao tem, e comecar a adicionar contatos de agencias por la. 


4) Entrevistas

Pessoalmente tive experiencias melhores em empresas grandes e multinacionais, que estao mais acostumados com estrangeiros. Meu trabalho na Random House foi bem desconfortavel - soh tinha branco e britanico trabalhando la.

Detesto fazer entrevistas, mas algumas fluem tao bem que parece um bate papo. A regrinha basica de qualquer entrevista vale aqui: apresentacao, postura, educacao, saber um pouco da empresa que esta te entrevistando, saber seu CV de cabo a rabo, saber varios exemplos de "situacao problematica que voce conseguiu contornar". O tom da entrevista vai muito do entrevistado - eu dei muita sorte de pegar entrevistadores bem relax e ate de rugby eu conversei com um deles.


O entrevistador nao pode fazer uma serie de perguntas - se vc eh casada/o, tem filhos, que nacionalidade eh - porque isso pode soar discriminacao. Uma antiga chefe perguntou pra uma candidata se ela tinha filhos e levou um chute na canela da mulher do RH que tambem estava na entrevista. Se calhar da conversa debandar pra lado de familia, filhos, nao minta.


As agencias as vezes dao toques legais sobre o perfil da empresa e do entrevistador. Lembre-se que agencias tem todo o interesse do mundo que voce seja contratado, porque eles ganham comissao.


5) Nao se cobre muito

Conheco gente que pastou muito pra conseguir emprego, conheco gente que conseguiu num piscar de olhos. Mas nao significa que um grupo eh melhor do que o outro. Nao se desespere nem se cobre muito. Se bater desespero por causa de grana, se joga nos temporarios, mesmo que nao sejam muito agradaveis. Meu emprego na Nick foi simplesmente estar no lugar certo na hora certa. Eles pagavam mal pra cacete pra temporario (um dos mais mal pagos) e deu no que deu.

****


Eh isso. Este post eh mais para dividir contatos e algumas dicas. Nao tenho a minima intenção de ensinar ninguem a fazer entrevista de emprego, atualizar CV, negociar salario, etc. Eh apenas porta de entrada para quem nao sabe por onde comecar. E como minha area eh midia/entretenimento, eh nisso que minha experiencia se baseia. Meu marido eh da area de tecnologia e eh um mundo completamente diferente (nossos mundos so se cruzam no LinkedIn).


Vou atualizar o post sempre que lembrar de alguma coisa util/interessante, mas fiquem a vontade de perguntar qualquer coisa nos comentarios. 


****

Quer vir para Londres no matter what? Veja tambem:
Estagio em Londres, do blog 7 mil KM
MBA e Pos-graducao em Londres, do Pra ver em Londres

4 comments:

  1. Por que você escreve é com h - eh ? Fica estranho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Meu computador nao tem acentos e peguei essa mania de colocar h no final de todas as palavras com acento agudo na ultima letra (eh, neh, soh,...). No caso do "eh" serve para nao confundir com "e". mas concordo que eh (ops) estranho e estou tentando parar, mas dificil com o vicio. Me da agonia nao escrever com acento, mas nao quero esculhambar meu teclado porque escrevo muito mais em ingles. :-(

      Delete
  2. EXCELENTE seu post, Chris. Excelente mesmo! Favoritado!

    Adorei conhecer a sua experiência, todas as essas agências e as dicas. A gente vai manter nossos clientes brazucas na nova temporada por aí logo mais, mas vai que as coisas mudam e eu precise repensar, né? Aí já tenho esse post mão na roda pra ler e reler. :)

    Beijobeijo

    ReplyDelete
  3. Excelentes dicas. Eu morei em Londres durante 4 anos, mas foi há 10 anos...quando sobrava emprego. Vou passar pra umas amigas que estão por aí e justo outro dia me perguntaram sobre isso. Valeu pelas dicas!! Abraços.

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!