Saturday, July 13, 2013

Custo de vida em Londres - para quem tem filhos

(atualizado em 25/05/16)

A Andreia comecou com o post Quanto custa viver em Cornwall? (lugar que eu amo de paixao!), a Karine emendou num sobre O custo de vida em Londres e como ela linkou esta blogueira que vos escreve, resolvi fazer a minha versao complementar sobre minha experiencia com criancas.

Se voce eh novo/a por aqui, um resuminho: Vim pra Londres como estudante-bolsista em 2005, conheci meu marido 3 dias depois que cheguei, ficamos juntos 1 mes e pouco depois, fomos morar juntos depois de 2 anos, tivemos uma filha quase 5 anos depois, a 2a filha chegou em maio de 2013.

Vamos ver se consigo fazer esse post ser organizadinho como as meninas fizeram os delas, mas minha cabeca eh meio enrolada para arrumar certo tipo de informacao:

1) EDUCACAO:
Ate seu filho/a completar 4 ou 5 anos, pouco importa onde voce morar, porque eh provavel que ele/a fique em casa com voce ou com uma baba ou va pra childminder ou creche. Daih eh uma questao de achar uma opcao perto de voce ou do seu trabalho. Quando seu filho/a fizer 3 anos, o governo financia parte da creche/childminder dele/a, ate 15 horas semanais. Mas atencao para a pegadinha: estas 15 horas semanais sao baseadas em um ano letivo de 38 semanas - no caso de creche, por exemplo, sao 50 semanas no ano. Ou seja, apesar de serem 15 horas semanas, vai parecer bem menos se voce paga por creche o ano todo. Cheque com a creche/childmilder se eles tem este convenio com o governo. O governo atual (Conservative) prometeu aumentar as horas de 15 para 30 semanais. Até agora (maio 2016) não aconteceu, mas me disseram que ano que vem, muda. Justo quando Beatrice não precisará mais.

Como escolher?
Uma vez escolhida sua opcao (creche/childminder/babas para menores de 4-5 anos ou escola para maiores de 4 anos), voce pode entrar em contato com seu council e ver se eles tem uma lista dos provedores proximos a voce. O Ofsted emite relatorios para todas as opcoes abaixo, entao voce pode checar se suas opcoes estao dentro dos padroes aceitaveis pela Ofsted - nao leve ao pe da letra, as vezes uma creche que eh Outstanding nao eh tao boa quando uma que eh soh Good para o SEUS padroes (ou seu coracao). Para criancas mais velhas (a partir dos 7 anos), tem tambem o school league tables, que mostra a performance dos alunos/escola - vejam aqui um exemplo da escola que marido pesquisou na nossa area.

Creche/Childminder/Babas:
Vai do gosto do fregues, acho que todos tem seus pros e seus contras.

Creche: cada funcionario pode tomar conta de 3 criancas abaixo de 2 anos ou 4 criancas acima de 2 anos, e 8 criancas acima de 3 anos.
Pros: funciona 50 semanas ao ano (para nos feriados bancarios, na semana entre Natal e Ano Novo e algumas tem alguns dias chamados inset days). Se um funcionario esta doente, eh substituido por outro e o ritmo dos pais nao eh interrompido.
Contras: eh muita crianca junta e as vezes acho que os funcionarios nao dao conta. Minha filha vivia com assadura no periodo que ela ia na creche, porque o povo seguia horarios de troca de fraldas e as vezes ela ficava suja por muito tempo. Se a crianca ta com febre, diarreia, etc, nao pode ir; se esta tomando antibiotico, soh pode ir depois de 2 dias tomando o remedio, etc.
Esta foi a nossa opcao. A primeira experiencia foi meio mais ou menos. Era uma creche carissima (+/- £1,300/mes fulltime), a 15 minutos de carro de casa, toda vez que Laura tinha febre (o que acontecia a cada dente que nascia) eles ligavam mandando buscar, o que gerou alguns momentos tensos no trabalho. A creche perto do meu trabalho (Waterloo) era maravilhosa, custava menos de £900/mes (fulltime), eu via o playground da minha janela, o local era limpo e novo, eles viviam fazendo passeios legais (viram a rainha de pertinho, foram no Aquarium e no London Eye) e Laura era apaixonada pelas "tias" que cuidavam dela, as vezes chorava porque nao queria sair. A creche atual custa £730/mes por 3 dias na semana, eh ok, mas nao gosto tanto quanto gosto da outra - pode ser soh porque ela agora esta na turma de 3 a 5 anos, que eh mais cheia.

Pre-school:
Eh um tipo de creche para criancas com menos de 5 anos (antes de irem pra escola), mas que funcionam em horarios escolares. Chegamos a ver pra Laura agora que estou de licenca, mas nao conseguimos vagas. Pra pais que trabalham sem flexibilidade eh um pe no saco, porque soh funcionam durantes os "terms" das escolas e das 9 as 15, algo assim.

Childminder: trabalham em casa, podem cuidar de ate 6 criancas com menos de 8 anos, apenas 3 podem ser com menos de 5 anos e apenas 1 com menos de 1 ano. Cobra por hora.
Pros: como ela trabalha na casa dela, ela eh mais flexivel se voce se atrasar, por exemplo. Ela cuida de menos criancas, entao eh uma relacao mais pessoal. As childminders que realmente gostam do que fazem se enfiam num monte de cursos para aprender mais e ensinar para as criancas. Otima opcao quando o filho esta na idade escolar e os pais precisam de ajuda antes e depois da escola.
Contras: Se ela ficar doente, voce tem que se virar para arrumar um substituto. As vezes elas conhecem outras childminders, mas voce vai ter que confiar numa pessoa estranha que seu filho nao esta acostumado. Elas tiram ferias quando elas querem (mas te avisam antes) e algumas cobram (!). Algumas cobram separado pela comida, outras pedem que voce forneca a comida.
Optei por childminder com a minha 2a e não me arrependo, mas também dei sorte de encontrar uma brasileira super fofa e flexivel. Não é do lado de casa, tenho que dirigir até ela, mas ainda assim valeu a pena. Ela fica com Laura também durante os half terms e breaks (1 semana em fevereiro, maio, outubro, 2 semanas em abril, 2 semanas entre Natal e Ano Novo) e férias de verão (7 semanas entre julho e agosto). Beatrice vai pra pre-escola em setembro, usando as 15 horas do governo (2 dias e meio) e 2 dias na childminder até setembro de 2017, quando ela for pra escola.

Babas: trabalham na sua casa. Atencao: baba NAO eh empregada domestica; ela soh vai fazer as coisas pro seu filho, entao nao espere jantarzinho pronto e roupa lavada nao, ok?
Pros: ta na sua casa, num ambiente familiar pro seu filho e eh flexivel em relacao a horario - se voce atrasar, paga hora extra e tudo bem. Eh vantagem em termos de custo para quem tem 2 ou mais filhos.
Contras: eh uma funcionaria como outra qualquer, entao voce tem que pagar ferias, national insurance e imposto pra ela, o que pode sair caro. Se ela fica doente, voce tem que se virar pra arrumar uma alternativa. Se VOCE tirar ferias, voce ainda tem que paga-la mesmo que ela nao trabalhe, porque as ferias sao suas (a menos que voce faca um acordo antecipadamente).
Vou considerar esta opcao quando Laura for pra escola.

Au pair tambem eh uma opcao, mas eu particularmente nao curto a ideia de ter uma pessoa morando na minha casa tempo integral. Nao curto nem tenho espaco. E me sinto meio desconfortavel com a ideia, me sinto explorando alguem que vem estudar aqui - conheco gente que tem au pair que cuida dos filhos, ajuda na limpeza da casa e ainda cozinha pra familia inteira em troca de casa, comida e um trocado semanal.

Escola:
Seu filho irá pra escola no ano que ele completar 4 anos, desde que seja antes de setembro. No início eu achei meio enrolado, mas depois entendi. Se seu filho fizer 4 anos até 31 de agosto, ele vai pra escola em setembro do mesmo ano. Se seu filho faz 4 anos em setembro, ele vai pra escola no ano seguinte, quando completar 5 anos. O primeiro ano é o reception e é meio uma continuação da creche ou pre-escola, é mais brincadeira e adaptação, mas é quando eles aprender os fonemas, a juntar os sons e começar a ler e escrever. É obrigatorio matricular seu filho numa escola, particular ou publica, e geralmente voce inscreve seu filho em 3-5 escolas, de acordo com sua preferencia, mas dentro do seu catchment area (cada escola tem um, o que é a distancia da sua casa para a escola) - a crianca vai para a que tiver vaga, seguindo alguns criterios como base: irmaos na mesma escola (se ja tem um estudando na escola, o outro ja entra quase que automaticamente) e localizacao (quanto mais perto morar da escola, melhor) sao os dois principais. A gente mora super perto da escola da Laura, entramos na nossa primeira opção. Nosso bairro tem otimas escolas, 5 no total, e apenas 2 são dentro da catchment area. O council de Bromley abriu 3 novas escolas, porque nao tinha escola suficiente para a quantidade de crianças. Normalmente a inscricao é em janeiro para inicio do ano letivo em setembro do mesmo ano. Chegue o site do Ofsted pra ver as boas escolas, mas também pesquise com outras mães (eu sou parte de um grupo de maes aqui da area e sempre rola dicas legais).

Se voce pode pagar por ensino privado, existem varias escolas em todos os boroughs, e os precos podem ser entre £1,000-£2,000 por mes, por crianca, tipo preco de creche mesmo. Meu marido chegou a cogitar esta hipotese e eu dei um mini-piti, porque: 1) viemos para esta area porque as escolhas publicas sao consideradas muito boas, 2) eu nao quero passar o resto da minha vida ralando feito louca e nos privando de varias coisas para pagar escola que, sim, pode ser ate melhor do que a publica, mas nao me da garantia nenhuma de que minhas filhas sejam estudiosas, bem-sucedidas e arrumem um emprego maravilhoso para justificar o investimento. Mas se voce pode pagar e esta a fim de pagar, acho que a grande maioria tem uma "prova de admissao" (uma conhecida colocou a filha em uma, e foi um tipo de entrevista com a crianca e os pais). Se voce mora em Kent, procure pelas Grammar Schools, que sao consideradas otimas, mas existem poucas na Inglaterra (mas são para crianças mais velhas). De acordo com a Patricia, nos comentarios deste post, Buckinghamshire tambem tem grammar schools. 

Laura está no Year 1 e eu ainda estou me familiarizando com o sistema daqui, mas sei que dividido em primario e secundario e eh tudo por ano (Year 1, 2, 3...). A escola dela vai até o Year 6, ou seja, quando ela completar 11 anos, ela vai pro secundário em outra escola. Temos muito menos opções (2 ou 3 por enquanto) no nosso bairro, e temos a opção de inscreve-la numa grammar school (que ela pode ou não passar). Vou atualizando este post a medida que souber e pesquisar mais sobre o assunto, mas fiquem a vontade de perguntar o que quiserem que dou um jeito de descobrir.

As escolas aqui funcionam das 9 as 15h. E se você trabalha expediente integral? Existe a opção de pagar childminder extra (uma média de £6-7/hora) ou breakfast club e afterschool club (eu pagava £400/mês, excluindo half terms e ferias escolares) e funcionava das 7.50 de manhã (eles levam pra sala de aula) e até 17.45, na própria escola. Alguns funcionam a partir das 7.30 até 18h. Você pode pagar com childcare vouchers, que eu falo no item 6 abaixo.

2) ALIMENTACAO / SUPERMERCADO
Gente, nao sei se nos que passamos a comer mais ou se foi o custo de vida que aumentou, mas nossa conta de mercado aumentou e continua aumentando pra cacete. Tudo bem que temos familiares visitando e nessas horas a gente compra um monte de troco que nao costuma comprar, mas agora que estou em casa e tenho que ter almoco e jantar pra mais velha e marido gosta de comer, em media nossa conta de supermercado eh de £100-150 por semana! (*revi os calculos e vi que sem "visitas" nunca passei de £150/semana na epoca de estocar tudo, inclusive produtos de limpeza). Acho carissimo, ate porque nao inclui aih almocos do marido no trabalho e nossas saidas de final de semana pra comer fora. Isso nao eh soh comida, claro, mas eh a grande maioria. Ah sim, e tem fralda da pequena no meio, que, ne, eh caro. Atualizando: a pequena, já não mais pequena, não usa mais fralda nem tantos produtos específicos de bebê, mas come em casa. As contas continuam altas, e carne então...

Tem muita promocao por aqui, mas tem que ficar de olho. A gente caia muito nessa de 2 for 1, compre 3 e ganhe 1 de graca, etc, e com isso muita coisa estragava em casa, principalmente fruta. Uma coisa que me choca aqui eh como pao de forma mofa rapido! Nao tinha isso no Rio nao, talvez porque la coloquem conservantes demais no pao?! Nao sei, mas olha, as vezes em 3 dias o pacote ta mofado.

Vale a pena pesquisar mercados, fiz um post basicao em ingles aqui, mas uma coisa que nao comentei muito sao os cartoes de fidelidade. Temos o do Tesco (Clubcard) e do Sainsbury's (Nectar) e ja ganhamos muito credito para gastar em compras. Outro cartao que vale a pena ter eh o Advantage da Boots, uma rede de farmacia enorme aqui, porque os pontos tambem sao convertidos em dinheiro para gastar na loja.

3) COISAS DE BEBE
A Amazon fez um esquema de assinatura de produtos e da um desconto em cima do preco. Por exemplo, se voce compra um pacote de Pampers tamanho 3 todo mes, se voce assinar pela Amazon, tem 10% em cima do valor. As vezes super compensa e tambem eh legal pelo lado da praticidade de nunca faltar fralda em casa. Os precos sao mais ou menos iguais nas lojas e supermercados; a diferenca sao as promocoes. Acabei de comprar duas caixas com 74 fraldas tamanho 2 (Pampers) por £20 no Tesco e uma caixa com 10 pacotes de lencos umidecidos por menos de £10.

Para os adeptos da fralda de pano, existe um esquema aqui que voce compra as fraldas de pano, vai usando e enfia as sujas num saco que eles fornecessem. A empresa coleta e lava tudo para ser reutilizado depois. Dizem que rola uma economia de ate £500 por ano. Parece pouco? Com essa grana voce paga a passagem de trem da familia para Paris e ainda sobra um troco. Tente ver no com seu council se existe algo assim na sua area.

Se voce nao se esquenta com certas coisas de 2a mao, cheque o Freecycle que vira e mexe tem alguem doando coisa usada porque precisa de espaco em casa ou nao usa mais. O NCT tem sale de coisas quase novas - as vezes novas! - que vale super a pena checar. Alias, se voce esta gravida, recomendo checar o NCT para as aulas deles e tambem para conhecer outras gravidas na sua area.

No geral, somos bem comedidos no quesito consumo... todos os moveis das meninas ou sao de 2a mao (moises, banheira) ou da Ikea, porque foi mais barato. Roupas ou sao da Primark ou do Tesco mesmo, porque crianca ainda nao tem essa coisa de querer roupa de marca e assim sera ate quando puder (ou elas pagarem as contas). As vezes aproveitamos sales da Mothercare ou outras lojas, as vezes lembro da H&M e da Next e compro coisa la quando esta em conta. O quanto se gasta depende da mae - mesmo na Primark as vezes saio com uma conta de £100 so comprando besteirinha.

4) TRANSPORTE
Morando na Zona 5, em Bromley, quase Kent, a gente tem que ter carro. Nosso Micra 96 que comprei no eBay por £800 (pra praticar direcao, era mais barato do que pagar as inumeras aulas) em 2008 morreu há uns anos, e decidimos ficar só com o Skoda Octavia 2007 Diesel, que compramos em 2010. Ambos sao muito economicos - acho que gastamos em media 1 tanque por mes ou a cada 2 meses.

Contas extras: Road tax (equivalente a um IPVA), que varia de carro pra carro: o Skoda custa £105 (e faz bastante tempo que não aumenta) e do Micra era £140 por ano (quanto mais velho e tosco o carro é, mais cara é a taxa).  MOT (equivalente a vistoria), enter £35-£50 dependendo de onde faca, mas isso eh soh o servico - se tiver coisa para ajeitar, paga extra e dependendo do quao ruim o carro esteja, pode custar uma pequena fortuna. Seguro: tambem varia de carro pra carro e empresa que se usa (usamos a Direct Line, que nao consta em site de comparacao de precos), mas pagamos entre £300-400/ano.

Cadeira no carro eh obrigatorio por lei aqui!! Existem cadeiras de todos os tipos e precos - a nossa primeira veio junto com o carrinho (um combo pram-pushchair-car seat, £199 tudo) e as outras maiores compramos na Toys R Us, numa promocao qualquer, por £50.

Criancas ate 10 anos nao pagam transporte publico (onibus, tram, metro, overground e trem), o que eh otimo (tem um photocard para criancas de 5 a 10 anos). A partir daih eh de graca no onibus e no tram, e com nos demais. Preciso fazer para a Laura, que completou 6 anos. A gente chegou a pagar trem para ela, acho que pela ausencia do photocard.

5) LAZER
Como a Karine disse, tem muita coisa para se fazer de graca em Londres e varias outras que sao pagas, mas crianca vai de graca. Restaurantes tem menu infantil, que sao mais baratos do que os pratos normais. Hoteis muitas vezes nao cobram se a crianca for pequena - geralmente abaixo de 5 anos, mas tem que checar.

Criancas PAGAM entrada de teatro e geralmente nao tem desconto (uma amiga minha teve que pagar entrada cheia para o bebe de colo dela para a peca do In The Night Garden!!). Fiquem de olho em promocoes tipo a Kids Week, onde o ingresso da crianca sai de graca.

Existem varias softplay areas em Londres. Nos temos a Gambado e a Gymboree por perto. Quando se vai uma vez na vida, nao eh caro, mas experimenta ir toda semana. A Gambado custa £8,50 por crianca e adulto paga tambem (sem contar a comida)!

Uma outra opcao eh pesquisar na sua area grupos independentes que fazem play dates em saloes alugados. Geralmente funciona bem para criancas menores de 3 anos e maes que estao de licenca. Por exemplo, na biblioteca local temos sessoes de musicas para criancas as 6as feiras, story time sei la que dia, etc., tudo de graca. Numa igreja aqui perto, temos um soft play area todas as 2as e 3as, das 9.30 as 12.30, por £3.5 por crianca e adulto nao paga.

A Patricia (nao sei se ela tem blog, mas nao deixou nos comentarios) tambem lembrou bem que certas atracoes tem passes anuais que valem o investimento para quem vai a certos lugares com frequencia. A Legoland, por exemplo, eh parte do grupo Merlin e seu passe anual da direito a entrada a 29 parques no Reino Unido, includindo London Eye, Madame Tussauds e London Aquarium, em Londres. Passes anuais custam a partir de £107/pessoa dependendo do plano escolhido.

6) SALARIO
Aqui eh soh um complemento para avisar que existem certos beneficios do governo para quem tem filhos. Ate pouco tempo atras, o governo dava grana pra todo mundo que tinha filho, o que eu achava meio exagero. Agora andaram cortando um pouco, entao é bom pesquisar para ver se voce tem direito - por exemplo, se tanto o pai quanto a mae ganham abaixo de £50mil/ano, eles tem direito a uma ajuda semanal do governo (era £85/mes ate pouco tempo, para o 1o filho, um pouco menos para o 2o filho e aih por diante), mas se um dos dois ganha mais do que £50mil/ano, mesmo que o outro esteja desempregado, ja perde esse direito. Nao faz muito sentido, mas é a vida.

Uma coisa que tanto meu marido quanto eu optamos foi pelo childcare vouchers, que a empresa desconta do nosso salario. Podemos pedir ate no maximo £243 por mes e o desconto vem em forma de reducao no national insurance e no imposto de renda. O valor mudou um pouco, também baseado no salário.

7) SAUDE
Criancas abaixo de 17 anos nao pagam remedios. Fiz um post sobre isso no blog em ingles, leia aqui, mas resumindo: criancas nao pagam dentista (acho que exclui tratamento cosmetico) e nada de remedios. Soh que uma dica: se o medico disser "ah, da um paracetamol se der febre", peça para ele te receitar o paracetamol, porque só assim ele sai de graca. Se voce for a farmacia e comprar no balcao, voce paga. Laura teve conjuntivite e nao tive tempo de leva-la ao medico - a menina da creche disse que o farmaceutico poderia receitar, o que eh verdade, mas tambem paguei, porque nao tive receita medica. Se seu filho é saudavel, nao faz tanta diferenca assim, mas se voce esta sempre precisando comprar um remedinho aqui e outro ali, po, faz uma diferenca MONSTRA. Acima de 18 anos, se você tiver receita, paga preço fixo (era um pouco menos de £8 por receita, ou seja, se o medico prescrever 5 remedios em uma receita só, você paga o valor fixo por tudo)

8) O SONHO DA CASA PROPRIA
A gente saiu do aluguel em 2010 porque nao fazia muito sentido ficar pagando aluguel aqui se iriamos viver na Inglaterra a longo prazo. Saimos da Zona 3 pra Zona 5, mas para uma area melhor, mais residencial e arborizada, mais familia, mais tranquila, com escolas melhores. Nos mudamos de um apartamento de 2 quartos para uma casa de 3 quartos e meio (as casas daqui tem um quarto do tamanho de uma despensa e as pessoas insistem em chamar de quarto...) com jardim. Chegamos a olhar apartamentos e casas em Putney (Oeste) e pelo mesmo valor que pagamos na casa, só conseguiríamos um apartamento de 2 quartos e olhe la.

Entao, quando a casa é sua, todas as contas também sao. Nossas contas aumentaram MUITO desde que mudamos para uma casa maior e que a familia aumentou. Um exemplo: antes pagavamos uma media de £40/mes de luz e gas, hoje pagamos £120/mes. Agua foi a mesma coisa, um salto de £60/mes para £180/mes. A logica eh que uma casa maior da mais trabalho para aquecer, entao da-lhe gas. E com crianca pequena, a gente quer mais eh que a casa esteja bem quentinha (mesmo tentando, ela nunca passou de 20C no inverno). Nossa luz eh a parcela mais baixa dessas contas todas, acho que 20% do valor da conta de luz e gas, porque usamos luzes economicas pela casa e quase nunca estamos aqui (quero dizer, quando eu estava trabalhando). Agua eh o mesmo esquema, mais roupas para lavar, mais banhos para tomar. Atualizando: descobrimos que tínhamos um vazamento de água aqui por quase 2 anos! A Thames Water consertou (era fora de casa, então responsabilidade deles) e nos reembolsou a diferença paga. Hoje em dia nossa conta é de £30/mês.

Contas extras:
Virgin Media: broadband, telefone e TV, pacote XL porque marido queria Sky Sports HD: £100+
Council tax: na nossa area e pelo tipo de casa £190/mes e o valor varia de acordo com o numero de adultos na casa (estudantes nao pagam)
Faxineira: £10/hora
Inclua também celular (pay as you go ou conta fixa), jardineiro se você tiver jardim mas for uma negação pra cuidar (£15/hora se você encontrar um que não seja de empresa; £30/hora se for empresa), atividades extra curriculares para seus filhos, se você quiser coloca-los na natação, ginastica olimpica, karate, etc etc etc. Laura faz aulas às 3as (street dance), 4as (ginastica olimpica) e 5as (coral da escola, de graça).

A Grazi, do Faca de sua vida uma obra de arte, tambem lembrou da licenca da TV, que todos que possuem TV no Reino Unido sao obrigados a pagar. O preco eh unico para todo o territorio, £145.50 pra TV a cores e £49 para TV preto e branco por ano. Isso vale para qualquer tipo de transmissao de TV, ou seja, se voce nao possui aparelho de TV, mas tem computador e internet, o povo da licenca vai bater na sua porta, porque teoricamente voce pode assistir TV no computador. O negocio é tao serio que quando voce compra uma TV nova aqui, a loja onde voce compra eh obrigada a informar o orgao que fiscaliza as licencas - o mesmo vale para os provedores de TV a cabo e satelite. Ate celular, meu povo, entra na danca. Alguns chamam isso de "fazer dinheiro facil". (Se voce so usa TV pra ver DVDs ou jogar seu Xbox, nao precisa de licenca). Essa palhacada taxa existe, teoricamente, para cobrir parte dos gastos da BBC, um canal publico daqui. Isso mesmo, a gente paga a taxa para que a BBC possa existir. Mesmo que voce nao assista a BBC, voce ainda tem que pagar. Maiores de 75 anos estao isentos, assim como existe isencao para cego (por motivos obvios...).

Ok, ta tarde e esgotei minha criatividade e conhecimentos e estou morta de cansada. Vou atualizando o post sempre que der e avisarei aqui.

Espero que as informacoes aqui sejam uteis. :-)

14 comments:

  1. Valeu, Chris!! Obrigada por compartilhar essas informações com a gente! Muito bom saber desses detalhes envolvendo os pequenos, tenho certeza que vai ser muuuuito útil pra muitas mães (e para futuras mammys tb!rs) Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eh um post organico, vai ter sempre o que atualizar! E se rolarem contribuicoes bacanas como a da Patricia no comentario aih em baixo, vai ficar mais legal ainda. :-) Obrigada pela inspiracao. ;-)

      Delete
  2. Anonymous10:36 PM

    Nossa, qdo a gente comeca a pensar em tudo aja informacao! rs Eu nao precisei de childcare (fiquei em casa por 8 anos) mas pela minha convivencia com outras maes, se vc tem mais de 2 filhos baba eh a melhor opcao, em idade escolar o que mais rola eh au pair. Eu escolhi a voltar a trabalhar em escola assim tenho as mesmas ferias que os meninos.

    Nos acabamos saindo da escola local para uma particular ha 1 1/2 ano atraz, meu mais novo tem dislexia e as classes grandes nao estavam funcionando para ele. Moramos em Bucks e aqui tbem rola as grammar schools para o ensino secondario e sao exelentes!! Mais tem que passar o 11+ que eh dificilimo, o meu mais velho prestara a prova em setembro do ano que vem!! jesus, ja estou me descabelando!

    Como eu fiquei em casa com eles, tive que me manter busy!! Entao eu ia para play group 2 vezes na semana, gambado toda semana, fazendinha, musica, legoland, etc - para adicionar, todos esses lugares tem passe anual que vale muito a pena e assim nao fica caro.

    Patricia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Patricia, muito bem lembrado dos passes anuais! A gente ainda nao precisou fazer, mas temos o English Heritage e de vez em quando vamos a castelos e tal, mas muito pouco. Minha filha ainda eh nova para certos parques, mas acho que ja esta entrando na idade de Legoland (eu fui a trabalho e achei bacaninha, mas caro). To torcendo pro seu mais velho passar na prova no ano que vem - marido vive falando nas grammar schools e chegou a cogitar em mudarmos soh para ficar perto de uma! Ainda tenho tempo. :-) Obrigada pela visita.

      Delete
  3. Post ta otimoooo, so que meu deussss Chris, vai demorar pra termos filhos mas já me deu um desespero!!!! Mil libras de creche, pqp o_o na verdade, todos esses custos ai me assustaram AHHAHA estamos pensando em comprar um apartamento, mas nao sabia que as contas aumentariam TANTO assim.

    Agora outra coisa que me deixou curiosa foi a faxineira. Nic já tinha pesquisado antes de eu chegar em Londres, mas viu q tinha um mínimo de horas q teríamos q contratar todo mês e ficava mto caro. Como funciona no teu caso, vc decide o quanto precisa e pronto? E como contrata? Sou a dona de casa perdida :( aueheuehua

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez nao aumentem, Tha, eh que a gente foi pra uma casa que eh o dobro do tamanho e mais dificil de aquecer. Agora, crianca aumenta um pouco os gastos sim. So voces dois acho que nao.
      Sobre faxineira, a agencia que uso cobra um minimo de, se nao me engano, 4 horas por mes, que voce pode usar como quiser (ou seriam 2 horas por semana? Agora nao lembro...). Funciona assim: voce paga £7 pra faxineira e £2.95 pra agencia, mas a da agencia eh via debito direto, todo mes. Se vc usar menos horas do que o minimo, voce soh paga as tals 4 horas mensais (ou 2 horas semanais, dependendo do que for o certo), mas nao a faxineira, sacou? A agencia eh: http://www.nationwidecleaners.co.uk/index.php/Cleaners/cleaner-search.html mas existem muitas outras. E tem faxineira sem ser de agencia tb...

      Delete
  4. Chris muito bom este post. Alem de esclarecedor, da' uma ideia para muita gente que a vida por aqui nao e' tao facil (e simples) como varias pessoas pensam.

    So' queria fazer dois comentarios:
    1) nas escolas publicas existem os "breakfast club" e os "after school club". Que como o nome ja' dizem funcionam de manha, as criancas tem o cafe da manha por la' e ficam ate comecar a aula (das 7h as 9h) e o clube da tarde funciona das 15h30 as 18h30/ 19h, depende da escola. Pagasse por hora e normalmente e' na propria escola, senao a escola indica o mais perto. Alguns tem ate' micro onibus para buscar as criancas na escola. Quando e' na propria escolas, as vezes as proprias professoras trabalham la' (no clube da manha ou da tarde). E' uma opcao para quem precisa da escola antes das 9h e depois das 15h30.

    2) nos gastos extras que voce incluiu faltou a licenca da TV ne? Que quase ninguem acredita que temos que pagar para ver tv e e' uma parcela razoavel.

    Se quiser e tiver um tempinho escrevi sobre essas questoes (da escola mas sem valores) aqui http://graflor.blogspot.co.uk/2011/06/mais-sobre-escola-por-aqui-o-comeco.html
    Abracos com saudades de voce e das meninas
    Gra'

    ReplyDelete
  5. Oi Chris!
    Cheguei aqui através da Helo e seu comentário sobre a creche em Waterloo me chamou a atenção! Também estou procurando creche nessa área, já fui visitar algumas, mas fiquei curiosa de saber qual delas foi essa que você gostou :-)
    Posso te mandar um e-mail?
    (o meu é adri_sn@hotmail.com)
    Abs
    Dri

    ReplyDelete
  6. Oi Chris, tudo bem? Muito bom seu post e muito esclarecedor, parabéns. Se puder, gostaria de me dar uma dica sobre região para morar. Eu,marido e dois filhos, 5 e 10 anos estamos nos mudando para Inglaterra em Junho e minha cabeça está a mil.Em que região você mora,pode compartilhar comigo? e uma última dúvida: vi pelos comentários, que já estou fora do prazo para minhas crianças na escola. Sabe como vai funcionar para mim quando chegar aí? Consigo colocar as crianças na escola sem problema? Agradeço de coração se puder me ajudar. Grande abraço.

    ReplyDelete
  7. Meu nome não está aparecendo, me chamo Luciane. Obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Luciane, me manda seu email que eu responde melhor pra voce por lá. Sobre região... olha, Londres tem várias áreas muito legais. Vai do budget e preferência de cada um. Nós, por exemplo, somos do "South". Nunca moramos no norte, não temos vontade e nem nem queremos pagar o preço, mas isso é preferência nossa, tem muito lugar legal, bonito, bacana no norte. Pra gente, é mais pra passeio. Agora, por conta de orçamento, estamos no Southeast, mais afastado de Londres (Zona 5). Nosso borough é Bromley, que ainda é Londres, mas nosso endereço diz que é Kent. É uma área mais em conta do que Southwest, mas temos excelentes escolas aqui, mais espaço, e é o que estamos dispostos a pagar. Aluguel aqui aumentou demais desde 2010, o que não refletiu nos salários.

      Sobre escolas, existem dois períodos de entrada: o oficial é em setembro, com matriculas em janeiro. E outro é em janeiro, acho que para casos especiais de mudanca de area, cidade, país, etc, como o seu. Nao sei direito quando é a inscrição, mas você só pode se inscrever quando decidir onde morar, porque as escolas são por localidade. Aqui as crianças entram de ferias em julho, ou seja, você tem um tempinho pra pesquisar e se situar. Me manda um email que eu te dou umas dicas: chrisclima@gmail.com

      Delete
  8. Ola Chris, tb moro em Londres (ha 9 anos) e agora em Bromley (ha 3 meses) e procuro muito uma childminder pro meu baby. Vc gostou tanto da sua que me interessei - tb por ser brasileira. Vc poderia passar o nome / contato? Obrigada Dani

    ReplyDelete
  9. Oi Chris! O pai do meu filho mora em Londres e meu filho de 7 anos vai ficar ficar 3 meses com o pai para eu tirar minha cidadania. Você saberia dizer se ele tem direito de ir à escola, como funciona?! E esse grupo de mães, é no face?! Muito obrigada! Beijos

    Carla

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Carla, olha, escola aqui não é tão simples... depende da area que você morar. Conheço alguns casos que a escola aceitou fora de epoca sim, mas a crianca iria ficar por muito tempo. Apenas por 3 meses não sei ao certo. As escolas aqui normalmente começam em setembro e em alguns casos aceitam em janeiro. Peça pro pai do seu filho checar com o council dele. Qq coisa me manda um email: chrisclima@gmail.com.

      Delete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!