Monday, July 15, 2013

Cursinho de como educar os filhos

Quando minha mae esteve aqui, ela repetiu algumas vezes que minha filha era meio mal educadinha. Tipo, insinuou. "Porque ela eh cheia de vontades", "porque voces fazem tudo que ela quer", "porque ela consegue tudo do jeito dela". Mal educada, com pais bananas e de personalidade forte.

Ate engoli por uns tempos, mas logo no final isso ja foi dando nos nervos e mandei logo um "ela eh uma crianca de 3 anos e da trabalho como tal. voce fala que a gente nao era assim* porque voce nao lembra, porque quem ficava com a gente em casa sofrendo o pao que o diabo amassou era a baba, voce era mae de final de semana". Ok?

* Ela cismou que a gente soh foi cheio de vontade/desobediente depois dos 6-7 anos... mas eh porque desta fase, dificil pacas pra todos nos la em casa, ela lembra.

Porque era. Porque eu me lembro sim de ser chata, mandona, teimosa e cheia de vontades como Laura eh. E fui pior, porque a coisa foi piorando com os anos. Agora criticar os outros eh facil, ne?

Comentarios malas alheios (mesmo que da minha mae) a parte, sim, minha filha muitas vezes me irrita e muito. E as vezes nao sei como lidar com a "ma educacao", ou melhor, "nao-educacao". Porque nao eh que ela seja ma educada - ela esta sendo educada agora, entao a educacao polida nao existe ainda. Daih que lembrei a minha mae, e a mim tambem, que educacao e aprendizado sao coisas lentas, nao eh da noite pro dia que ela vai guardar o tanto de "instrucao" que passo pra ela. Claro que tem coisas que ela escolhe nao assimilar mesmo e isso ME MATA!

Entao que me deu uma luz e me toquei nao da pra ela aprender a se comportar em publico se a gente nao sai em publico com ela, ne? Tipo, porque ela deu trabalho nas poucas vezes fomos ao supermercado com ela, a gente nao leva mais. Mas nao seria mais correto insistir e leva-la duzentas mil vezes ate ela aprender? Testar metodos diferentes de fazer compras COM ela? O mesmo para restaurantes e outros ambientes publicos. Eh porque a gente nao quer ter o trabalho de domar a fera e - principalmente - irritar os outros seres humanos que nao tem filhos e nao merecem passar por isso.

Dai que minha mae voltou pra casa e ca estou eu sozinha, com as duas. COM DUAS. Faco o que? Me tranco em casa nesse calor senegales? Claro que nao, ne? Ainda nao sei como vou dar conta - espero que as ameacas, chantagens e gritos nao dominem meu dia a dia porque eu nao tenho energia pra isso - mas tenho que dar conta, ne? Todo mundo da. Quer dizer, a grande maioria dos pais da conta.

Hoje fiquei toda felizinha porque a ida pra creche (e volta tambem) foi tranquila, sem grandes crises. Soh nos tres. As tres mocinhas elegantes no carro. Amanha vai ser mais uma prova, nao tem creche.

Infelizmente nao da pra fazer algumas coisas sem a ajuda de um outro adulto - por exemplo, queria MUITO levar Laura no teatro durante a semana, mas nem todos aceitam um bebe de dois meses e alguns cobram ingresso inteiro de bebe de colo, posso com isso? Comprei ingresso para uma peca baseada num livro que ela curte e vou aproveitar minha sogra aqui pra dar voltas no quarteirao com a nenem por 1 hora enquanto me divirto com a mais velha.

Uma coisa que tenho MUITO que aprender eh a lidar com os pitis dela. As gritarias, a pirraca. Quando o pai ta junto, eh mais facil, mas sozinha com um bebe na rua? Como faz? Alguem?

Na verdade, tambem preciso ME educar, porque sou super esquentada e sem paciencia e isso nao ajuda em nada...

2 comments:

  1. Chris ate' queria comentar neste post mas e' complicado porque cada familia tem seus valores, sua rotina e conhece bem seu filho.
    Cada crianca e' unica e exclusiva, o que deu certo para voce com sua filha pode nao dar certo para mim, com meu filho.
    Agora concordo com voce que quanto mais as criancas vivenciarem estar com outras pessoas e em diferentes lugares mais eles aprendem como se comportar, onde e com quem.
    Eu sempre estive com o Nicolas, ele vai comigo no mercado desde sempre, iamos muitos nos grupos das bibliotecas, soft play, parques e tals. Tiramos varios aprendizados dessas vivencias. E o contato com outras criancas e outras maes ajudam muito eles a terem outra referencia tambem.
    Essa idade da Laura e' desafiante demais, com uma irmanzinha mais nova tudo muito, absolutamente tudo e com visitas indo e vindo, as criancas perdem um pouco de referencia.
    Respira fundo, vai dar tudo certo.
    Se puder dizer algo eu so' diria o que aprendi com o tempo: crianca precisa de duas coisas: amor e limite.
    Tem horas que eles imploram por limites, por um nao e isso so' depende de nos.
    Abracos e qualquer coisa que eu puder ajudar, voce sabe onde me achar.
    Gra'

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para quem nem ia comentar, ficou enorme, sorry.
      E tem um erro ainda. Vou colar a frase certa, senao nao da' apra entender:
      "Essa idade da Laura e' desafiante demais, com uma irmanzinha mais nova tudo muda...."

      Delete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!