Monday, May 20, 2013

A vida eh muito mais do que pagar contas

Estava lendo a entrevista de Jose Mujica, presidente do Uruguai, onde ele rejeita o titulo de "presidente mais pobre do mundo". Ca entre nos, estou vivendo numa bolha tao fechada que eu nem sabia quem era o presidente do Uruguai, e muito menos que ele eh considerado o presidente mais pobre do mundo.

Se o cara eh um bom presidente, eu nao sei, nao sei como esta o Uruguai politicamente falando, mas ele jah eh meu idolo. Vejam soh:

- Ele doa 90% do salario dele para caridade
- Ele mora numa casinha na fazenda onde cria galinhas
- Ele vai pro trabalho de fusca
- Na entrevista, ele diz: “Eu não sou pobre. Pobre são aqueles que precisam de muito para viver, esses são os verdadeiros pobres, eu tenho o suficiente”, “Sou austero, sóbrio, carrego poucas coisas comigo, porque para viver não preciso muito mais do que tenho. Luto pela liberdade e liberdade é ter tempo para fazer o que se gosta”.

******

Sou uma pessoa de poucos luxos, mas gosto de conforto. Tenho dificuldade de abrir mao de varias coisas consideradas futeis e desnecessarias, apesar de ter consciencia de que nao preciso delas para ser feliz. 

Gostaria de ser desapegada como o Sr. Mujica e outras pessoas assim. Gostaria de ser feliz numa casinha de campo, cercada de animais (que eu nem gosto, quase que tenho medo), arvores frutiferas, criancas correndo de pes descalcos, um riacho passando ao fundo e sem grandes preocupacoes com contas a pagar.

*******

Contas a pagar me tiram o sono. Detesto. Nao soh pelo fato de pagar conta (que normalmente nao vale o servico prestado), mas o que me mata eh que as contas nos fazem escravos do trabalho. Estou longe de trabalhar por prazer (sonho meu), trabalho pelo grana mesmo, porque temos tantas contas para pagar - luz, agua, gas, council tax, transporte, mercado, financiamento da casa, seguro do carro, seguro da casa, etc etc.

No Brasil nao tinha muito dessas, mas aqui, logo que vim pra ca, aluguei um quarto baraterrimo com todas as contas inclusas, ate internet. Mas depois a gente cresce, quer nosso espaco... e com isso ganhamos de brinde varias contas a pagar.

Aluguel aqui nao eh uma coisa barata e muitas vezes compensa comprar um imovel ao inves de alugar. Optamos por morar mais longe, quase fora de Londres, para comprarmos algo maior e acomodar a familia. Ainda assim, comprar imovel aqui eh caro e a perder de vista. E o grande medo eh perdermos o emprego ou - bate na madeira - um de nos morrer; nossa casa nao eh nossa ate pagarmos todas as prestacoes. Ate la, ela pertence ao banco.

*******

Cheguei a conclusao de que nunca chegarei ao estagio de desapego que gostaria. O que vou tentar eh viver melhor com o que tenho, mas sem desejar ter mais (rah, olha a hipocrisia vindo da pessoa que faz bolao com o povo do trabalho toda semana!!). O exercicio da vez eh ser menos estressada com as contas a pagar e curtir mais a vida.

******

Primeiro exercicio vai ser em relacao a casa. A gente foca tanto em pagar o financiamento que esquece de fazer melhorias na pobre casa. Acaba que a gente ama muito pouco nosso lar, porque temos em mente que ele soh esta sugando nosso salario. Entao esse ano, durante a minha licenca maternidade, vamos, aos poucos, fazer umas obrinhas aqui e ali, algumas soh nos vamos ver, outras vao ser mais radicais e, esperamos, vao fazer todos mais felizes.

Aguardem!




4 comments:

  1. Anonymous1:01 AM

    Por aqui até tentamos praticar um desapego, mas é difícil, queremos conforto, e temos esse péssimo habito de achar que a felicidade se compra!!!

    ReplyDelete
  2. Anonymous12:22 PM


    OLÁ

    Meu Nome E Sr. Frank Perry a Partir de (soth arican) Que Você. pretende conseguir hum Empréstimo? envie-SOE ágora parágrafo Mais Informação sobre o Empréstimo
    Montante necessario Como Empréstimo. envie-SOE ágora los Diante frankperryloanfirm@hotmail.com {} juntamente com a Informations abaixo.



    Primeira informação É NECESSÁRIO:

    SEU NOME ...............
    PAÍS ..................
    ESTADO ....................
    ENDEREÇO ​​..................
    Sexo ......................
    Quantidade necessária ............
    DURAÇÃO .................
    NÚMERO DE TELEFONE É ............

    Se você estiver interessado em obter um empréstimo de forma CRÉDITO IMEDIATA DA EMPRESA
    por favor volte para nós com o endereço de e-mail frankperryloanfirm@hotmail.com {}
    ================================================

    OFERTA DE EMPRÉSTIMO EMPRESA ===== empréstimo urgente necessário

    ReplyDelete
  3. Anonymous11:46 PM

    Eu sou o Sr. Abdul-Hassan Kazim o director-geral KAZIM empréstimo de financiamento. Eu sou um emprestador empréstimo certificadas, oferecendo empréstimo para pessoas que necessitam de empréstimos, aqui estão algumas perguntas:? Você está na necessidade de um empréstimo de qualquer propósito, Você quer pagar suas contas, Você está em um problema financeiro :, você precisa de uma solução financeira?. Aqui está a solução para todos os seus problemas financeiros. I dar empréstimos para o projeto, negócio, impostos, contas, e tantas outras razões, nosso empréstimo é fácil, barato e rápido .. contato (kazimfinance@yahoo.com)

    ReplyDelete
  4. procura de um empréstimo na internet, eo Senhor me levou a um verdadeiro credor de

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!