Sunday, April 07, 2013

O que Charles Darwin e eu temos em comum?

Infelizmente nao eh o QI, tampouco a conta bancaria. A resposta correta eh a praticidade e objetividade.

Vejam voces, o homem, para decidir se valia a pena casar ou nao, fez uma lista de pros e contras do casamento. Isso sem nem ter uma namorada, noiva, amante na fila. Os pros e os contras eram sobre casamento em geral, e nao casamento com a pessoa X. No fim, ele decidiu que os pros eram maiores e propos para sua prima Emma Wedgewood em 1838 e os dois foram felizes para sempre - ou ate o morte dele, em 1882.

E o cara era pratico, mas nao era frio e calculista. Ele foi um pai dedicado, que sofreu muito com a morte de sua primeira filha aos 10 anos, apoiou seus filhos nas empreitadas profissionais, e por aih vai. E foi tambem um cara de sorte - porque um pouco de sorte nao faz mal a ninguem: ele veio de familia rica que permitiu que ele nao precisasse trabalhar para sobreviver. Ele mesmo confessou que o fato de saber que iria herdar uma boa grana de seus pais fez com que ele nao levasse a faculdade muito a serio. Pelo menos ele era um "riquinho" que soube o que fazer com a vida dele, ne? Ao contrario de tantos...

Pausa para uma explicacao rapida dos paragrafos acima:
A gente visitou a Downe House hoje, conhecida como a Casa de Charles Darwin, onde ele morou por 40 anos ate morrer. Fica super perto de casa, a gente vivia falando de visitar e nunca foi. Hoje como fez sol, nos empolgamos.
Voltando...

Entao, praticidade e objetividade. Nao fiz uma lista assim quando resolvi casar, nao, pelo menos nao escrita, como a de Darwin. Mas foi quase isso, como quase tudo na minha vida. Tudo eh meio: quais os pros e quais os contras. Pouquissimas coisas foram de supetao, espontaneas.

Alias, em relacao a casamento, se fosse por mim, nao teria casado de papel passado. Nunca sonhei com isso, nunca quis gastar grana com isso e nunca acreditei na instituicao, entao eu nem precisava de uma lista para votar contra! Mas vida a dois eh vida a dois, ne? Marido cismou que as leis na Inglaterra favorecem casais "casados no papel". E foi soh por isso que nos casamos - no civil, gravidos de 8 meses, com a presenca de pouquissimos amigos (teriamos que ter pelo menos 2 testemunhas), sem ninguem da familia presente. Nao doeu, nao quebrou o banco e nao fez diferenca nenhuma em minha vida (literalmente nada mudou exceto o uso constante da alianca e o estado civil, porque nem meu nome eu mudei).

Se eu pudesse voltar no tempo e ja sabendo que a lei nao favorece tanto assim os casais casados, faria tudo de novo? Faria. Faria diferente? Nao. Do jeito que foi, foi engracado e divertido. Talvez o que eu sinta mais falta foi de uma lua de mel - talvez eu tivesse peitado mais uma lua de mel no ano seguinte. Mas pra voces verem: ate isso me deu preguica de organizar.

Entao, meus caros, em 3 dias, na 4a feira, 10 de abril, comemoramos 3 anos de casado - e gravidos de 8 meses! - mas sem comemoracao. Porque vou me encontrar com as colegas para um jantar-bate papo soh para meninas. Soh me toquei da data depois que ja estava tudo marcado e aposto que marido nem se lembra. A sogra esta na area e a gente podia aproveitar para ter a night off, mas quer saber? Pros e contras, mais contras de fazer uma "night" comemorativa numa 4a, tendo que trabalhar no dia seguinte. Pelo menos, com as meninas eh coisa rapida, 2 horinhas de papo e tudo certo. Deixemos para comemorar na 6a feira. :-D

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!