Tuesday, March 26, 2013

Se fosse simples assim...

Entao que hoje fui na minha consulta mais do que atrasada da midwife (ou parteira). Tudo correndo bem, pressao ok (um tico mais alta do que o de costume, mas ainda nao esta no nivel que estava no final da primeira gravidez), exame the urina ok, coracao da bebelucha ok. Ela nao mediu a barriga e tambem nao perguntei. Ela deu uma leve bronca pelo fato de eu ter perdido a consulta da 28a semana, onde eu deveria ter feito um exame de sangue.

Esqueci, me enrolei, tirei ferias, trabalhei feito uma escrava. Simples assim. E a meleca do exame soh pode ser feita no hospital, o que eh um saco. Enfim, vou la. Ela ainda disse que eu deveria parar de trabalhar mais cedo e talz. Simples assim. Nao, nao eh. Quanto mais cedo eu saio, mais cedo eu volto a trabalhar.

Ninguem mais do que eu quer parar de trabalhar ja, ter uma folguinha para ficar em casa arrumando roupas (nao so das pequenas, mas as minhas tambem), organizando a casa, dando uma geral antes da minha mae chegar pra me ajudar a dar uma geral. Mas se tem uma coisa que rola muito aqui nessa ilha eh planejamento. Olha, pode dar tudo errado na hora, mas tudo eh planejado com meses de antecedencia.

Vejam voces, de acordo com o RH da empresa, eu precisava avisa-los dos meus planos de licenca 28 dias antes da data que eu quisesse sair. 5 meses antes a mulher do RH ja estava me perguntando dos planos. Depois 3 meses antes. 2 meses e meio. 2 meses... ate que eu enchi o saco e finalizei as datas para a mulher largar do meu pe. Coisa chata.

Por lei, a empresa tem que dar meu emprego de volta quando eu voltar de licenca. Apesar de normalmente acontecer tudo direitinho, tem aumentado os casos de demissao ou pressao as maes que voltam ao trabalho. O problema eh que geralmente as maes precisam de um pouco de flexibilidade. Se a pobre da pessoa nao tem familia a disposicao, precisa colocar a crianca na creche, a creche abre depois do horario do expediente, fecha antes do horario do expediente - ou isso ou voce ate acha uma creche das 7 as 18h, mas dai voce tem zero tempo com a crianca, vai pagar uma forturna (se for childminder ou baba, o preco eh por hora). Crianca na creche fica doente com mais facilidade, e quando a crianca esta doente a creche nao aceita, entao a mae tem que ficar em casa com ela. E por aih vai... minha vizinha esta passando por maus bocados com o empregador - estao fazendo de tudo para que ela peca demissao. "Sorte" dela eh que o marido trabalha com RH entao sabe bem os direitos dela, mas e o stress?

Essas coisas - empregador escroto que sacaneia emprego, tira o sangue, ameaca, etc e talz - acontecem com todos, eu mesma sofri um pouco disso no passado, independente de terem filhos ou nao, mas o problema quando voce esta voltando de licenca maternidade eh que: 1) voce ja esta insegura: sera que depois de um ano ainda vai saber fazer o trabalho? sera que esqueceram de voce? sera que quem te substituiu eh melhor do que voce?, 2) voce esta apavorada de largar seu filho com estranhos, 3) voce esta se adaptando a uma nova vida - de ser mae, profissional, esposa, do lar, tudo ao mesmo tempo agora. E eh cansativo pacas, 4) voce vai ficar mais "pobre", porque apesar de estar voltando a trabalhar, tem que pagar a creche, que come um bom pedaco do seu salario. Algumas pessoas podem largar tudo e ficar em casa - e acabam ficando; melhor do que ser tratada pior do que cachorro no trabalho.

Daih que eu me perdi no post, pra variar... ah sim, acho que eu estava irritada por causa dos hormonios do papo da midwife de "sair mais cedo" como se fosse super simples, do RH botando pressao para eu me decidir logo, do povo do trabalho que nao para de perguntar se eu vou voltar, da minha chefe que esta em panico porque nao encontrou ninguem para me substituir, do volume monstro de trabalho que ninguem ta entendendo que nao eh possivel dar conta, do marido que nao ta ajudando muito, encarando essa gravidez - de novo - como se fosse um passeio no parque, meu ticket pras ferias. Na verdade, a parte do marido foi a gota d'agua hoje a noite, quando disse que ele teria que levar a pequena na creche e busca-la 3a sim, 3a nao ate eu sair de licenca (= 2 dias) e ele soltou um "tsk" de "tsk que saco". Juro, quase rolou pedido de divorcio da minha parte (foi mal, sou extremista mesmo, quando to irritada, esse negocio de conversar eh pra os fracos), porque PQP, eu faco isso TODOSANTODIA e meu braco nao caiu. A-filha-tambem-eh-sua!!! Sabe aquela vontade louca de largar tudo, trabalho chato, RH chato, parteira chata, marido chato e ir para o calor do nordeste brasileiro e nunca mais voltar? Provavelmente voce nao sabe porque isso deve ser coisa de gente extremista e chata como eu.

P.S.: Junta esse mau humor, com os enjoos, a azia, a impossibilidade de comer comida saboreando, e MAIS A PORRA DO FRIO ARTICO QUE FAZ NESSA TERRA, nao ha Cristo que me faca sorrir. 

P.P.S.: Ui, pronto, desabafei e agora estou me sentindo melhor. :-) Nem matei ninguem, viu? Blog = terapia gratuita.

2 comments:

  1. Haha eh tudo complica em relacao a trabalho quando temos filhos. Eu decidi ficar em casa, seria muito stress pra mim trabalhar.
    Me identifiquei com a parte do marido. O meu eh assim as vezes tambem, parece q to pedindo um favor enorme qd eu preciso q ele fique com as criancas pra eu poder tomar um banho em Paz!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O pior eh que nao tem nem muito como tentar mudar, ne? A gente reclama, explica o que esta sentindo, melhora uma semana, depois volta ao normal. Felizmente existem qualidades tambem. :-)

      Delete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!