Wednesday, February 06, 2013

A vida sob perspectiva

Nao gosto muito de diminuir o tamanho do problema alheio nao, nem o meu, porque cada um encara problemas de uma maneira diferente. As vezes uma pedra no sapato de um doi tanto quanto a perda de um ente querido pra outro, mas muita gente diria que perto do sofrimento das criancas que passam fome na Africa (ou qualquer lugar do mundo), isso nao eh nada.

A gente sabe, no fundo a gente sabe. Por isso a gente sofre, mas segue vivendo a vida da melhor maneira possivel.

Sou muito reclamona, mesmo. Mas reclamo nao no sentido de "oh ceus, oh vida". Reclamar da vida me da oportunidade de pensar e colocar as coisas sob perspectivas. Eh mais um desabafo do que uma reclamacao, apesar de vir com cara de reclamacao, sabe? 

Quando reclamo do/com o marido que ele nao colabora o suficiente em casa, que ele foca muito no trabalho - o que tranquilo, eh nossa maior fonte de renda, mas vamos combinar que nao eh a unica razao de viver - que a vida esta ficando chata com a rotina casa-trabalho-casa, nao estou querendo falar pra ele que a vida esta uma droga, que oh ceus oh vida vou me jogar da ponte, etc. Eh uma tentativa de mudar, de pensar o que pode ser alterado para fazer as coisas serem diferentes (e pra eu poder reclamar de alguma outra coisa).

Reclamar de marido eh quase um lugar comum - tem gente que dah muita sorte mesmo, tem gente que nao liga, tem gente que ve tudo pelo lado positivo. No meu caso depende do humor e o tempo la fora. Eh obvio que se meu marido fosse um canalha, se nao fizesse NADICA de nada, se fosse um loser, eu nem casada estaria com ele. Namorados passados ajudam a colocar o relacionamento atual sob perspectiva. No geral, sim, meu marido eh otimo. Mas eh homem, e a regra diz que homens pensam diferente das mulheres e enquanto mulheres sao cheias de mensagens subliminares, falam uma coisa esperando ouvir outra, esperam que todos pensem como a gente, homens sao praticos, querem ouvir o que eh pra ser feito e nao funcionam no automatico. Homem nao funciona no "tem louca - cedilha - na pia, deixa eu lavar". Eh: "tem louca na pia agora, por um milagre ela aparecera lavada daqui a pouco". A menos que voce peca claramente: "amor, lava a louca pra mim, por favor?". E, salvo raras excecoes, homem nao gosta de tarefas domesticas e evitara faze-las ao maximo. Mulher tambem nao gosta (eu pelo menos nao suporto), mas se incomoda com casa suja, roupa pra lavar, louca na pia. E daih a gente faz, porque a gente sabe que nao existe magica que va fazer aquilo tudo desaparecer.

Dai se tem filho e as coisas ficam ainda mais loucas - sem cedilha. Porque a casa baguncada ainda incomoda, mas tem a crianca que tem prioridade sobre a casa. E voce continua tendo que pedir ao marido para te ajudar, porque a mensagem nao entra automaticamente na cabeca dele - nao importa quantos anos a rotina seja a mesma. Pode melhor num mes, mas volta ao normal. Dai o que era ruim fica pior - voce trabalha fora, cuida da casa, cuida do filho, e o humor vai pro espaco e o pobre do marido sera crucificado. Soh que nem tudo esta perdido e a tal da perspectiva vem para salvar sua vida: seu marido eh um pai bom pra cacete, que ama seu filho tanto tanto tanto que te enche de amor. Seu marido dah banho e coloca a crianca pra dormir. Seu marido conta historia como ninguem. Seu marido trocou muita fralda sem reclamar ou falar "eca" uma unica vez. Seu marido entrou em panico varias vezes por causa de uma febre no meio da noite. Seu marido tem uma paciencia impar de conversar com o pequeno e explicar calmamente porque a gente tem que sair AGORA para nao perder o trem!!! Seu marido topa dirigir ate a loja de brinquedos mais proxima soh porque voce decidiu retirar a chupeta do filho naquele final de semana, sem nenhum motivo aparente. Parece coisa pequena, sem importancia, mas nao eh - se a mae eh impaciente, entao, tudo isso eh super mega uau demais!

Mas reclamar faz parte e voce segue reclamando, quase como combustivel para seguir vivendo. Ate que voce descobre, via Facebook (onde mais?), que algo muito triste aconteceu com uma familia que voce mal conhece pessoalmente, mas gosta muito mesmo assim, e voce se sente pequena e inutil, e com vergonha de tanta reclamacao. E cai a ficha de que coisas ruins acontecem sim, com todos, muita vezes sem aviso. E que um dia vai acontecer com voce (ja aconteceu em algum momento da vida, nao aconteceu?) e voce vai se tocar de que nao adianta ficar reclamando das coisas, tentando consertar o que nao esta bom, que o certo eh viver o que esta bom e celebrar as coisas boas da sua vida no presente ou futuro proximo. 

Porque sim, o mundo esta uma merda, a vida eh injusta, e um dia isso tudo aqui vai acabar. Mas ate lah a gente tem o direito de curtir o lado positivo das coisas.

Soh para nao perder o habito: num guento mais esse frio, cruzcredo!

2 comments:

  1. Vc meio q me descreve nesse post haha. Sou reclamona e um pouco pessimista as vezes, mas sempre tento ver o lado positivo das coisas senao nao funciona, fico doida. x

    ReplyDelete
  2. Oi Chris!! Reencontrei seus blogs!! Eu vou dar um tempo do FB, mas vou passar por aqui para saber das novidades. A vida é louca mesmo e cada vez mais vejo que a felicidade está nas pequenas coisas. beijo beijo!!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!