Thursday, January 24, 2013

Romenia - continuacao

Ai, acabei de me tocar de que vou ficar devendo um post decente from Cluj-Napoca, local onde cunhada mora e marido morou durante o periodo da faculdade. Sabe o que acontece? Soh visitei a cidade uma vez, em 2008, por uns dois dias e lembro muito pouco. Foi quando conheci meus sogros e a 2a vez que vi minha cunhada (a 1a nos encontramos em Budapeste, na Hungria, num final de semana).

Antes da Wizzair, uma cia. aerea hungara, comecar a voar para Cluj-Napoca, marido tinha duas opcoes de visitar a familia. Ou voar para Bucareste, a capital romena que fica no Sul do pais, e depois pegar trem, onibus e o escambau ate chegar lah (viagem longa, desconfortavel e cansativa), ou ir ate Budapeste, capital hungara, e pegar um onibus ate Cluj (ou carona com a irma/cunhado). Ambas levariam entre 5 a 6 horas de viagem. Ele preferia ir para a Hungria, a viagem era menos cansativa.

Entao obvio que os voos ate Cluj foram muito bem-vindos pelos romenos da transilvania, ne? (De Cluj a Baia Mare ainda sao umas duas horas de carro). A gente geralmente passa pelo menos 1 noite em Cluj, na volta, ja que o voo sai as 7 da manha, mas nunca faz nada na cidade (motivo de: pouco tempo e muito frio).

Conheci muito pouco da cidade, a 2a maior da Romenia, atras apenas da capital. Se Baia Mare me pareceu uma cidade parada no tempo e no espaco, cheia de velhos, Cluj eh mais animada e "xovem". A cidade eh o destino dos jovens rumo a vida academica e possui a maior universidade do pais. Nao sei se voces sabem, mas apesar da Romenia ser muito famosa pelos seus ginastas, o pais produz tambem muitos nerds, experts em computacao. Vi uma materia na TV aqui na Inglaterra que mostrou golpes nos caixas eletronicos britanicos - uma gang hackeou (sic) os caixas, clonando cartoes e desviando grana dos correntistas. A gang era formada por romenos, todos ex-estudantes de computacao. Carreira promissora, ne?

Quando ouvi o nome Napoca pela primeira vez, dei um risinho. Nao parece nome Tupi? Romeno eh a lingua que mais se aproxima do latim original e talvez por isso muitas palavras sejam familiares mas ao mesmo tempo soam bem esquisitas. Obviamente nada a ver com Tupi, eh soh viagem minha.

A Romenia, como toda a Europa, eh um lugar velho, muito velho. O pais como eh conhecido hoje pode ate ser recente, mas as cidades sao velhas pra burro. Ao longo dos seculos, a Transilvania passou pelas maos dos Romanos (quem nunca?), dos Turcos, dos Hungaros, Alemaes, Russos... Ja foi territorio independente, ja foi parte da Hungria nao faz muito tempo (tem gente que nasceu na epoca que era parte da Hungria, ou seja, sao Hungaros, mas agora sao Romenos).

Come-se muito na regiao da Transilvania. Marido tem uma amiga que eh de Constanta (cedilha no 2o t) e ela disse que no pais, a regiao da Transilvania eh bem famosa principalmente pelos doces. Caraca, como eu como quando vou pra la. De passar mal, literalmente. No 3o dia, tenho dor de barriga e as vezes vomito. Explico: a culinaria romena, principalmente nesta regiao, eh baseada em muita carne de porco. MUITA! E eh muita fritura tambem - eles tem um file de porco a milanesa, mas feito sem farinha como o nosso bife, soh passado no ovo. E frito em muito oleo. Muita linguica - eles comem linguica (linguica mesmo, nao eh salsicha nao) ate no cafe da manha. Entao o almoco eh constituido de entrada: frios/embutidos, queijo, pao (pao NUNCA pode faltar na casa do romeno, NUNCA!!!), depois vem a sopa, depois o prato principal, que as vezes eh bem hardcore. Nao rola saladinha verde crua nao, ok? E obvio, depois do almoco vem a sobremesa, que eh mais baseada em bolos e biscoitos do que nos doces cremosos que estamos acostumados. Eu adoro os bolos da minha sogra - dois deles sao bem puxados nas nozes que eu amo. Mas como sao caloricos!!! Por isso que em 3 dias la, meu corpo pede arrego. Uma coisa interessante eh que mesmo a culinaria heavy metal eh mais "natureba" do que a nossa. Por exemplo, um negocio que minha cunhada sempre faz eh ovo cozido escondido na maionese. Muita maionese. Nossa salada de ovo com maionese, mas mil vezes mais maionese, sacou? Sei la se isso eh um treco que eles inventaram, se eh tipico da regiao ou eh se influencia hungara, mas o treco eh sinistro. Soh que a maionese, assim como todos os temperos e comidas, sao caseiros. Eles nao compram o processado.

Entao, agora que me toquei que eu nao tenho muito mais informacoes pessoais para dividir sobre a Romenia (poderia pesquisar na internet, pedir dicas pra cunhada, mas prefiro uma coisa mais pessoal - minha visao do local), vou deixar o restante dos posts para durante/depois da viagem em fevereiro. Tentarei ser mais detalhista - o que provavelmente soh acontecera na parte da culinaria, mas...

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!