Tuesday, January 22, 2013

Voce ja foi a Romenia? - Parte 1

(atencao que o post eh longo pacas)

Sabe aquela leve irritacao que da quando alguem (gringo) rotula o Brasil como a Terra do Samba e das mulheres com mega bunda, como se tudo que tivesse no Brasil fosse samba e mulheres com mega bundas? Pois eh, acho que o mesmo pode ser dito dos romenos em relacao ao "A Terra do Dracula". Dracula e ginastica olimpica.

E daih que a Romenia eh muito mais do que isso, obvio. Quando eu era mais nova, tipo 12 anos?, tinha um monte de pen pals pelo mundo e uma na Romenia que eu adora. Achava super exotico, saca? E daih que meu marido eh romeno e quando contei pra ele que achava romeno "exotico", ele riu, porque eh exatamente o que o resto do mundo acha do Brasil.

Fui a Romenia umas tres vezes, estou indo pela 4a vez. TODAS as vezes que fui foi no inverno; justo eu que detesto inverno! Duas diferencas grandes entre o inverno britanico e o inverno romeno: a temperatura por la eh geralmente mais baixa (ja peguei -14C), mas aqui venta MUITO por isso a sensacao termica eh de que aqui eh mais frio.

Por incrivel que pareca, quase nao tenho registros das nossas viagens a Romenia - talvez porque tenha sido sempre coisa de familia, talvez porque eu tenha preguica de tirar fotos, talvez porque eu seja esquecida mesmo. Entao resolvi comecar um registro novo aqui, ate pra me inspirar no futuro a escrever mais sobre as minhas viagens (e tirar mais fotos, ne? fala serio...).

Abaixo esta um mapa da Romenia com algumas anotacoes minhas. 

Marido veio de Baia Mare, que significa Mina Grande (mare eh tanto mar quanto grande em romeno). Ate a revolucao de 89, a mineracao era a principal atividade economica do local. Minha cunhada tambem disse que a cidade era super poluida quando eles eram criancas, havia uma fabrica dessas com chamines gigantes (a chamine ainda esta la, mas a fabrica foi desativada), e reza a lenda que um dos motivos deles terem dentes ruins foi por causa dos poluentes emitidos por essa fabrica - eles diziam que o ar tinha gosto... doce. Se eh conto da carochinha ou nao, nao sei dizer, mas no inverno a cidade parece realmente ser bem cinza, escura de poluicao mesmo.

O centro em si eh bem feinho, com uns blocos de apartamentos baixos, quadrados, cinzas e sem personalidade - alguns lembram as partes mais feias do Rio - bem coisa de pais "desenvolvido" no comunismo. Mas daih voce vai para o interior e parece que esta em outro mundo. A comecar com as milhares de igrejas, uma em cada esquina. Sim, a religiao meio que uniu o povo, era a forma de rebeldia contra o comunismo. Ao inves de predios, mais casas. Simples, verdade, mas menos selva de pedra. A impressao que tenho eh que o lugar parou no tempo e no espaco. Muita gente velha - os jovens vao para as cidades universitarias, como Cluj, ou saem do pais.

Mas daih tem as montanhas. Baia Mare fica na boca de algumas montanhas. Lindas por sinal. No inverno parece coisa de cinema, aqueles pinheiroes branquinhos. A gente foi a Mogosa (tem uma cedilha no s e a pronuncia correta eh mogosha), onde tem uma pista de ski. Provavelmente eh pra la que iremos novamente, em fevereiro. Algumas fotinhos do lugar, tiradas na primeira vez que fomos la, em 2008.





Mais pro norte de Baia Mare, fica Satu Mare e um outro lugar que nao lembro o nome. O pai da minha sogra tem uma casa la (a casa - tipo sitio - continua com a familia, mas o pai dela faleceu no inicio do ano passado) e eh bem interiorzao mesmo. Visitamos a casa, onde minha sogra foi buscar vinho feito em casa. O vinho eh feito em casa, o leite eh fresquinho da vaca, a linguica eh feita e defumada nos fundos. Tudo "natural". A agua que a gente bebe eh da fonte, eles vao com garrafoes buscar. Esse eh o nivel do local - bem como antigamente mesmo, o que me deslumbrou um pouco, menina da cidade que sou.

E estas cidades sao bem perto da fronteira com a Hungria e a Ucrania. O marido da minha cunhada eh romeno-hungaro, entao vira-e-mexe eles estao atravessando a fronteira para passar ferias em alguma terma hungara. A regiao da Transilvania ja pertenceu a Hungria, entao a area tem bastante romeno de decendencia hungara, mas nao eh tipo brasileiro de decendencia italiana nao, os hungaros da romenia sao fluentes na lingua hungara, assim como sao fluentes em romeno tambem. Eu adoraria atravessar para conhecer o outro lado, mas pelo visto nao eh algo que atraia muito os locais nao.

Tambem adoraria ir na primavera ou no verao (talvez seja muito quente), dizem que as montanhas sao lindas em qualquer epoca do ano, e pode-se nadar no lago e acampar ali por perto. Talvez um dia...

Parte 2: Cluj-Napoca

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!