Friday, September 07, 2012

Publicidade infantil NAO! Curtinha

Dando continuidade ao post sobre Consumismo e Publicidade Infantil, queria soh dividir uma coisinha rapida aqui.

Numa conferencia por telefone com um dos clientes de uma marca que a gente representa, perguntei a quem se destinava toda a campanha promocional que eles estavam planejando. Eles nos apresentaram varias ideias bacanas e talz, mas todas voltadas a um publico mais adulto, enquanto os produtos que estamos licenciando sao direcionados as criancas. A resposta: o publico-alvo da campanha sao as maes, nao as criancas.

Eh bom ouvir isso pra variar um pouco. Os pais tem o poder de compra - ou deveriam ter, pelo menos - e sabem distinguir o que eh melhor para o filho deles. E sabem o quanto podem gastar. E sao mais racionais no que diz respeito a analisar as entrelinhas dos comerciais. E outra, amigo publicitario, se voce tem o pai e a mae do SEU lado, acaba sendo mais facil vender o produto. Propaganda pro publico infantil legal mesmo eh propaganda direcionada aos pais.

Criar filho eh um trabalho do cao e uma responsabilidade fora do comum. Nos ja temos que falar muitos "naos" pros pequenos: nao mexe no fogao, nao come grama, nao come sobremesa antes do almoco, nao pula da janela, nao bate no coleguinha. Eh muito "nao" na vida dos pequenos. A gente NAO precisa de mais uma colecao de "naos" em relacao aos quatrocentos mil brinquedos que sao anunciados diariamente na TV.

2 comments:

  1. Cheguei nesse post pelo blog da Luciana Misura e adorei o texto. Tenho duas primas de 4 e 5 anos, essa semana fiquei chocada por elas já terem salto alto! Viram algum comercial e pediram, as mães encantadas acharam uma gracinha elas brincarem de "mocinhas" e acabaram comprando. Não sei até que ponto é só das crianças que temos que tomar conta, mas acho que um filtro na publicidade já melhoraria bastante a coisa.

    ReplyDelete
  2. Oi Nicas, obrigada pela visita! Eu ate tento manter a mente aberta para criancas novinhas tentando de vestir como suas maes, porque crianca gosta de imitar mesmo. Mas usar salto alto no dia a dia eu nao aceito. Salto alto faz mal pra postura e pros ossos em formacao dessas meninas. Os pais deveria proibir! Mas concordo com voce, muitas maes precisam ser policiadas.

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!