Tuesday, October 12, 2010

A dificil arte de respirar fundo

Quem me conhece muito bem (ou morou comigo) sabe que eu sou bem
invocadinha e dificil de lidar. O bom eh que tenho consciencia e tento
- quando me convem - mudar em certas situacoes. Mas eh dificil.

Respirar fundo, sorrir e dar uma resposta positiva, construtiva e
amavel as vezes eh tarefa (pelo menos pra mim) pra Jesus Cristo. Nao
leve a mal, eu nao sou um monstro e na maioria das vezes eu consigo.
Mas sabe quando jah tem uma pre-disposicao a falta de paciencia? Sabe
aqueles pessoas que voce ate gosta, mas soh pra ver de 6 em 6 meses?
Sabe o Joselito? Entao, nessas horas tenho que respirar fundo e contar
ateh mil pra nao explodir. Sao poucas as pessoas que jah viram meu
lado bomba (e eu confesso que nao eh bonito) e o pior algumas dessas
pessoas (mae e marido normalmente) sao vitimas de estilhacos de bombas
voltadas a outras pessoas.

Marido, tadinho, tem que encarar constantemente minhas explosoes por
falta de paciencia com o outro. Ainda bem que ele eh paciente.

Agora, por que nao explodo com quem tenho que explodir? Um dos maiores
(e piores) motivos eh a culpa. Eu sinto muita culpa, muita mesmo. Se
bobear acho que a culpa das criancas mortas de fome na Africa eh
minha. Mas a culpa que sinto em relacao a pessoas proximas me consome
de uma maneira anormal. Por exemplo: sou filha de pais separados,
certo? Morei com minha mae a vida inteira (ate sair de casa, claro),
nutri uma certa magoa pelo meu pai, que depois virou meio raiva,
depois indiferenca e hoje eh um misto esquisito de carinho e pena.
Ateh aih tudo bem. O problema eh que as vezes nao to a fim de ir na
casa dele - as vezes = muitas vezes, o que tudo bem, mas acabo
transformando um "puxa" que ele manda em um "voce nao me ama, coitado
de mim, to no fim da vida" que me consome de remorso e culpa e acabo
indo contra minha vontade e depois alugo o ouvido da pobre da minha
mae com reclamacoes bizarras que ela nem merecia ouvir.

E a tia idosa que parece um disco quebrado e repete a mesma coisa o
tempo inteiro? E a chefe maluca que fala as maiores atrocidades e
odeia ser contrariada? E as velhinhas testemunhas de Jeova?

Sou a rainha do respira fundo e abre um sorriso aih. Tanto que ganhei
o titulo de docinho, boazinha, amorzinho, miss simpatia, etc, por
conta disso.

Eh que eu sinto culpa em magoar as pessoas. Morro de raiva de mim
mesma quando sou grossa com alguem, quando dou uma resposta
atravessada (mesmo que merecida), quando nao faco uma boa acao por
egoismo. Li em algum lugar que canceriano eh uma pessoa que se doa
completamente, desde que seu lado emocional esteja satisfeito. Isto
eh, canceriano eh o melhor ombro que se possa ter desde que ele esteja
em dia com suas lamentacoes. Ele soh dah se tiver com saldo positivo.
Interesseiro e egoista, me parece.

O pior eh que eu gosto de ser usada como muro de lamentacoes, de ser o
ombro amigo, de ouvir. Mas nao eh pra qualquer um que gosto de fazer
isso nao. So preciso aprender a dizer nao pras pessoas certas, ou nao
reclamar quando ceder pras pessoas erradas. Para o bem do marido.

--
Sent from my mobile device

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!