Friday, October 29, 2010

Depressao pos-parto

Sou daquelas que achava que depressao era coisa de quem nao tinha o que fazer. Coisa de criacao, sabe? Minha mae se "gabava" de que no tempo dela ninguem tinha tempo de sofrer de TPM porque tinha que trabalhar pra pagar as contas. Acabei crescendo achando que tinha que ser assim tambem.

Tambem sou uma daquelas pessoas que se acha abencoada. Nunca passei necessidade, apesar de nao vir de familia rica, nunca tive grandes vontades materiais (claro que todo mundo quer conforto e ter a chance de viajar sempre em classe executiva, mas nao que isso seja um trauma na minha vida), consegui quase tudo que quis (obvio de dentro da normalidade - querer ter muito dinheiro pra nao precisar trabalhar e ainda assim poder passar o dia debaixo de sombra, tomando agua de coco, comendo camarao, na beira da praia ou de uma piscina, ir na manicure dia sim, dia nao, fazer massagem todo santo dia, limpeza de pele, hidratacao, ter personal trainer, alias, uma academia dentro de casa!, cozinheira, passadeira, baba 24 horas..., nao eh das terefas mais simples), tenho saude, familia nao eh 100% normal, mas ja vi piores, tenho amigos que gostam de mim, enfim... tudo correndo bem, nem fantasticamente lindo, nem absurdamente ruim. Dah pra ser feliz com a minha vida, sabe?

Eu, como todo mundo "normal", tenho aqueles ataques de que "tudo estah uma merda, a vida nao presta, etc". Daih a gente sacode a poeira e faz algo pra mudar, certo? Um corte de cabelo, uma depilacao mais detalhada, um jantar romantico num restaurante bacana que nao se pode ir todos os dia, um dia soh com as amigas pra falar mal de todo mundo, uma manha preguicosa debaixo das cobertas, inscricao numa pos-graduacao, um bilhete sem volta pro outro lado do oceano... Achar que a vida nao presta nao eh depressao. Eh rebeldia, ou qualquer coisa do genero. Achar que a vida nao presta, que voce nao presta, nao ter energia pra mudar, nem vontade, soh querer dormir porque seus sonhos sao bem melhores do que a realidade, eh depressao. Mesmo quando voce acha uma forcinha escondida lah no fundo e da um jeitinho de mudar - por exemplo, se voce esta deprimida porque se sente gorda, comecar na academia, jah que exercicio alem de ajudar a emagrecer, tambem jah uma injecao de energia - mas mesmo assim fica triste, nao consegue sair da cama, sente muita pena de si, soh chora ateh ficar cansada... isso eh depressao.

Acho. Nunca li muito a respeito, porque como disse, sempre achei que era coisa de quem nao tinha um bom tanque de roupa pra lavar. Nunca me interessei, nunca conversei com ninguem a respeito, porque se tive essas "crises de desanimo profundo", dava um jeito de mascara-las, mesmo que temporariamente.

Daih veio gravidez, uma alegria incontrolavel mesmo nas horas nao tao alegres (dores, fraqueza, sono), tudo era lindo porque eu amei estar gravida. Amei tanto que queria nao deixar de estar gravida nunca. Devem ser os tais hormonios.

Daih veio a nenem. Saudavel, fofinha, caotica como todos os nenens sao. A vida nao eh mais a mesma, nunca eh. Primeiro que voce passa de 2 a tres, de foco principal da sua vida (ou secundario, se voce louvar seu marido) para o zero a esquerda - mas quem eh mae sabe que ser zero a esquerda por esse motivo, nao conta, nao tem tempo pra voce, nao tem mais liberdade de dar um mergulho no mar, tem que se virar pra passear com um carrinho em ruas estreitas e sem calcadas, passar madrugadas ninando o bebe que nao consegue dormir apesar do sono, trocar 4 fraldas em 10 minutos porque a crianca nao para de fazer coco e xixi, e por aih vai. A vida nao eh mais a mesma porque voce sente vontade de chorar de alegria por causa de um sorriso banguela, porque voce cai na gargalhada por causa da gargalhada da sua filha, porque voce adora abracar aquela coisinha pequena e quentinha, porque voce faz papel de maluca soh pra fazer sua filha sorrir, porque voce nao liga mais de dormir tao pouco, desde que sua nenem esteja quentinha, segura, alimentada e tranquila. Ne?

E quando nao eh assim? E quando voce sabe que tem a maior sorte do mundo e mesmo assim sente muita pena de voce? Se sente a mais infeliz das criaturas? Chora como nunca chorou na vida? Quando nao tem forcas nem pra deixar o quarto? Acha que todo mundo esta melhor e mais feliz do que voce? Tudo isso mas nao sabe o que fazer pra melhor? Ou nao quer se dar ao trabalho de fazer algo pra melhorar?

Tambem li muito pouco sobre depressao pos-parto, mas o suficiente pra resolver conversar com a heath visitor a respeito. Ja nao tenho preconceitos, nem acho que eh coisa de quem nao tem o que fazer. Nem quero me virar sozinha pra fazer isso passar. Nem quero esperar pra ver o que acontece. Ja estou com consulta marcada e assim que voltar pra casa vou la checar o que se passa. Se sao soh os hormonios me sacaneando ou se tem algo mais que mereca atencao.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!