Friday, August 21, 2015

A tal carta de referência

Acho que o Chevening está com inscrições de bolsa abertas, porque o post sobre a bolsa do Chevening subiu no ibope do blog e é o mais lidi dos últimos meses. Tenho recebido várias emails perguntando sobre a carta de referência, que talvez não esteja tão detalhado no post...

Então aqui vai o top 5 das perguntas que mais apareceram, para as pessoas que não querem me escrever:

1) Quantas cartas são e quem tem que escrever?
Na minha época eram duas, de preferência uma profissional (o chefe ou alguém que possa dar referências do seu trabalho, um cliente, por exemplo) e uma acadêmica. Como eu estava fazendo uma pós na época, pedi a um dos professores. Tive que traduzir porque ele não falava inglês. A profissional foi escrita por um chefe; trabalhamos juntos em três empresas então ele pode escrever coisas sobre os três trabalhos.

2) Tem que ser em inglês?
Sim. E como eu apliquei para outras bolsas e as universidades também exigem cartas de referência, foi um modelo só com vários cabeçalhos.

3) Escreve o que?
A minha acadêmica foi mais básica, falando da frequência, das notas, participação nas aulas. Nem lembro se falava de algum trabalho específico. 
A profissional foi mais detalhada, incluindo exemplos bem específicos de projetos que eu trabalhei, além de outras coisas que não eram relacionadas ao meu trabalho, mas que mostravam como eu era dedicada e tal. Minha área era música e marketing, então entrevista com Gilberto Gil pra um trabalho da faculdade, organizar um showcase da Alanis Morrisette no Rio e coordenar parcerias com outras empresas foram alguns dos exemplos. Outras áreas talvez rendam exemplos mais bacanas. :)

Uma coisa que acontece no Brasil mas é raro aqui na Inglaterra é trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Isso pode contar pontos a favor se, além de bom aluno, você ainda é bom profissional. Use isso a seu favor.

4) Faz tanto tempo que cursei faculdade e me dediquei demais ao trabalho, e agora?
Duas profissionais servem, de lugares diferentes, dando exemplos diferentes.

5) Estou no meu primeiro emprego, não tem muito o que contar, e agora?
Então sua carta acadêmica provavelmente será mais completa do que a profissional.

Espero que ajude... só lembrando que participei do processo seletivo há mais de dez anos e as coisas mudaram muito de lá ra cá.

Bom sorte!!

P.S.: Podem continuar mandando emails.

1 comment:

  1. Bom dia, Chris!!
    Meu nome é Harley e nos falamos há alguns meses sobre o modelo da carta de referência. Mas eu não a recebi.
    Vc poderia mandar novamente para harleyoliveira@gmail.com?

    Obrigado!!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!