Monday, June 15, 2015

Dormir é preciso

Uma das coisas que mais sinto falta da minha época de mulher-sem-filhos é de dormir. Claro que sinto falta de sair com as amigas e poder prestar atenção no que elas estão falando, de entrar na calça jeans porque fazer dieta quando não se tem criança em casa é mais fácil, do silêncio, da casa arrumada...

Mas o que acaba comigo é não conseguir dormir bem e por horas suficientes. O bom e velho conselho do "durma quando as crianças dormem" é válido, mas daí seu senso de organização tem que ser joinha. Eu, por exemplo, só tomo banho no final do dia, pra lavar todo o stress e dormir limpinha, cheirosinha e relaxada. E tomar banho durante a semana só é possível quando as meninas estão dormindo. Arrumar bolsa e as coisas do dia seguinte? Mesma coisa. Sem contar coisas como lavar e guardar a louça, organizar a zona... E chega o verão, apesar de não fazer um calor decente, é bem claro, até 10 da noite. Desde então o hora de dormir passou pra 9 da noite (inverno = 7). 

Pra completar, nossas tentativas de faze-las dormirem na cama delas fracassaram. Elas dormem lá metade da noite e depois vem pra nossa cama. Essa noite foi patética: cada um dormindo numa direção, marido dormindo no pé da cama, eu na diagonal e as meninas atravessadas. De vez em quando eu surto, dou piti e por três noites cada um dorme no seu canto. 

 A gente precisa escolher nossas batalhas. Vivo dando esporro, reclamando, dizendo o que as pessoas devem fazer, como fazer. Além de eu ser a mala da casa, essa rabugice toda me consome. Dor estômago, de cabeça, nas costas... acho que tem tudo a ver com o fato de eu sempre estar reclamando, brigando. Então na maioria das vezes prefiro concentrar as energias em fazê-las entender que morder e bater não é legal, que tem que sentar direito à mesa, que o certo é comer de boca fechada, que depois de brincar tem que arrumar... São cinco anos nessa e com bem pouco progresso. Sei que em alguns casos o resultado só vem aos 18 anos, e mesmo assim só se eu continuar insistindo. 

Essa noite, apesar da zona na cama, eu dormi horas suficientes. A qualidade do sono não foi grandes coisas, mas ajuda muito, principalmente numa segunda feira. Bora começar a semana, que ela vai ser longa.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!