Monday, July 01, 2013

Sexismo no mundo moderno

Sempre quis escrever sobre machismo, mas sempre desisto porque nunca consigo me entender com meus pensamentos. Nao que eu tenha alguma duvida sobre que lado ficar neste assunto, mas eh que eh tanta coisa pra falar a respeito que eu me perco antes mesmo de comecar o primeiro paragrafo. E tambem nao quero escrever algo simplorio e rapido que nao vai acrescentar muito ao assunto e nao vai refletir minha opiniao - porque quanto mais escrevo, mais penso e vejo coisas por outros angulos, e nao ha post no mundo que vai traduzir exatamente o que eu penso a respeito deste assunto.

Dia desses, a Nigella foi agredida pelo marido em plena luz do dia e em local publico, saiu na capa da revista, etc e talz. Um escandalo. Nao deve ter sido a primeira vez que o marido dela a agride assim, mas foi a primeira que saiu na imprensa. Se nao foi a primeira vez, fica a pergunta: por que ela nao se separou, por que ela aguenta uma coisa dessas? Sera que ela o ama demais?! Nao, isso nao eh amor, me desculpem.

Corta. Maria apanha do marido quando ele bebe um pouco mais. Maria nao tem familia, nao tem dinheiro, nao tem pra onde correr se quiser largar do marido. Maria fica com ele por necessidade, por medo e por falta de opcao.

Existem mais Marias do que Nigellas no mundo, mas precisamos de casos como o da Nigella para fazer com que as pessoas se lembrem de que o problema da violencia contra a mulher existe e deve ser combatido.

Mas nem sempre o machismo eh assim tao obvio. Porque as vezes a linha que divide o machismo do romantismo eh bem tenue. Vide o texto que o Brad Pitt escrever pra uma revista aih qualquer para/sobre sua esposa, a Angelina Jolie. Voces leram o texto? Ta aqui nesse link. Teoricamente era pra ser uma declaracao de amor e uma dica aos amigos homens de como reconquistar suas esposas. Muita gente deve ter achado lindo. Muitas mulheres devem ter morrido de inveja da Angelina Jolie; muitos homens devem ter se inspirado e comecado a "agir".

Resumindo eh assim: ela ta triste? ela ta carente? Fala que a ama e mande flores que resolve. Soh faltou um "eh falta de sexo". Pombas! A mulher eh anorexica, deprimida, recusando trabalho, chorando pelos cantos, prestes a pedir o divorcio e a solucao eh esta? Flores e eu te amo? Se fosse simples assim, o mundo estava salvo, nao? Dah um chocolate pra ela que ela se acalma. Dah um anel de diamantes que ela nao tem do que reclamar.

Amigo: se sua esposa esta deprimida, se ela sofre de anorexia, por favor, procure um medico serio. Atencao e carinho sao importantes sim, mas ela precisa eh de ajuda. Se voce esta vendo sua esposa se "desfazer" na sua frente, nao eh frescura feminina, nao a trate como coitadinha, como um ser inferior que soh precisa de um afago. E principalmente, nao va para a imprensa falar sobre uma coisa pessoal e seria que soh diz respeito a voces dois - a menos que voce tenha algo de utilidade publica a falar.

Sempre soube que Brad Pitt nao eh das pessoas mais inteligentes de Hollywood, mas o texto - se for mesmo dele - soh prova que ele tem um cerebro de caramujo. E a cereja do bolo foi a conclusao que ele chegou depois de todo o "esforco" para trazer Angelina de volta a vida: "a mulher eh o reflexo do seu homem". Oi? Eh isso mesmo? Ele fala isso e nao eh linchado?

Nao, a mulher nao eh reflexo do SEU homem. A mulher E o homem sao reflexos da sociedade em que vivem, das relacoes pessoais que convivem, sao fruto da criacao que receberam, das escolas que frequentaram, etc, mas tambem tem sua propria personalidade, opinioes, carater...

Minha mae estava comentando hoje que ela acha que os homens sao recalcados porque eles devem a vida deles as mulheres - sao elas que os geraram por 9 meses, cuidaram, pariram, amamentaram e sem elas nao havia vida. Obvio e simplista, mas a MAE possui um papel importantissimo no mundo.

Parte do fim do machismo esta em nossas maos: mulheres e maes. Se soubermos criar nossos filhos respeitando as mulheres, eles vao crescer respeitando suas irmas, amigas e esposas. Se criarmos nossas filhas se respeitando e exigindo respeito, elas nao vao aceitar esse papinho "flores para uma flor agora fica quieta e pega uma cervejinha pro seu maridinho, e vao criar seus filhos como homens eticos. Eh um ciclo.

****
Detesto escrever sobre assuntos serios, porque nao consigo esgotar o tema num post soh. Tem muito mais por tras do machismo/sexismo do que o que eu escrevi aih em cima.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!