Wednesday, April 17, 2013

Consulta com a parteira

Post escrito ha 2 semanas mas que ficou empacado no blogger. ta velho, mas vou publicar assim mesmo.

*******

Agora que estou entrando na reta final, as consultas com a midwife sao a cada duas semanas.

A consulta eh bem basiquinha, mas cobre o necessario: pressao, exame de urina pra checar se tem proteina, batimentos cardiacos do bebe, e apalpamento da barriga.

Ela tambem pergunta se esta tudo bem, e dai vai da honestidade da gravida - ta inchada, ta com muita azia, ta vomitando sem parar... Meu papo foi simples, sem grandes terrorismos. Desde que me entendo por gente (ok, adolescencia), tenho problema digestivo. Entao, na minha cabeca, os enjoos e a azia, muito piores do que na 1a gravidez, sao apenas o problema pre-existente, mas agravado. Mas vale a pena comentar, pra constar, porque eh incomodo pacas. Ja tentei gengibre, chazinho,... Nao tentei chupar gelo pq nao tem gelo em casa, tava frio e minha filha ama chupar gelo. A azia esta piorando bastante e lembro que foi assim mesmo a medida que ia avacando na gravidez. Tem um remedio aqui chamado Gaviscon que ajuda bastante, mas nao faz milagres.

Alem desses dois problemas, comentei que nao ganhei muito peso mas que nao estava preocupada, ja que antes de engravidar eu estava acima do peso. Ela disse que estava um pouco abaixo da media mas disse que o bebe suga o que ele precisa da mae e como a barriga ta crescendo bem, nao tinha com o que se preocupar. Como disse, nao estou preocupada. De qualquer forma, ja sao 5kg. Ta bom, ne? Ainda 1 mes e pouco pela frente, calculo entre 7-8kg ate o final, o que nao eh pouco nao.

Aproveitei pra perguntar sobre a vacina contra coqueluche, ja que tinha um folheto meio assustador na recepcao - sobre aumento absurdo de casos por aqui em 2012, morte de bebes, etc. Perguntei o quanto era verdade e o quanto era terror. Ela disse que nao faria mal tomar a vacina, apesar de nao ter tido casos este ano. Em 2 minutos estava vacinada contra coqueluche, difteria e tetano. Esqueci da vacina de gripe e agora eh tarde demais (pra ser sincera, ha muitos anos nao fico gripada).

Apertando a barriga, ela disse que bebelucha ainda nao esta encaixada, ta com as pernas pro lado direito, cabeca pro lado esquerdo (ou seja, atravessada).

Daqui a duas semanas tem a consulta de final de termo, 37a semana. A partir dai, bebelucha ta "liberada" pra vir quando ela quiser. Mas sem pressa, ok, fofucha, vamos esperar vovó chegar do Brasil no inicio de maio.

1 comment:

  1. Anonymous1:59 AM

    Ai que delicia!
    Que bom que esta correndo tudo bem!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!