Thursday, March 21, 2013

Sobre ser saudavel, hipocrita, e ter a casa cheia

Marido eh uma pessoa altamente influenciavel, ou nao. Vira e mexe alguem fala pra ele, ou ele ve no jornal, ou descobre nas redes sociais algo que faz mal e resolve ser "saudavel".

Uns dois anos atras, um colega de escola (ou faculdade), da mesma idade dele, com uma filhinha, faleceu de cancer no cerebro. Ele nao tinha contato com o cara, mas obvio que uma historia assim o deixou super impressionado. E ele chegou a pesquisar mais sobre cancer e formas de evitar a doenca.

Descobrimos (juro que eu nao sabia) recentemente que margarina faz um mal danado a saude. Ele resolveu que nunca mais comeria e agora so compra manteiga - eu vou parar de comer quando acabar o pote de margarina da geladeira.

Eu estava fazendo dieta pelo Diet Chef antes de engravidar - eh um sistema que voce compra as comidas prontas pra por no microondas e segue o programa de cafe-almoco-jantar sem ter que contar calorias, perdi uns 4kg em 1 mes. So que com essa gravidez que tudo me enjoa, parei e ficamos com um mes de comida em casa. Como nao faco jantar e marido gosta de jantar, ele passou a comer essas comidas. Essa semana ele resolveu que nao queria comer mais porque nao era natural e deveria ter um monte de conservantes. Perguntei: e voce vai comer o que? Ele disse verduras e peixe. E ai, amigo(a) leitor(a), voce esta comendo seu peixinho saudavel a noite? Porque marido nao esta.

Na cozinha ele eh um zero a esquerda, entao deve estar esperando que eu faca o jantar. So que eu sou meio egoista: se eu nao como, eu nao cozinho. Ate tentei muitas vezes fazer jantar por causa da minha filha, mas foi tanta comida jogada fora que ate dela eu desisti - na ceche ela toma cafe da manha, come frutas, almoca, e faz um lanche da tarde, que consiste de sopas, sanduiches e outras coisas. No caminho de casa, como sempre tenho sucos e iogurte, ela come isso. E chega em casa eu ofereco algumas coisas, mas me cansa jogar comida fora e entao parei.

Voltando... Eh facil ser "natureba" quando se tem comida pronta, ne? Ele continua comendo as tais comidas prontas - nao falta muito para acabar. Quando eu entrar de licenca, vou cozinhar sim, porque u e a pequena teremos que comer e quem faz pra 2 faz pra 3. E sim, vou tentar fazer o maximo de coisas saudaveis possiveis.

Mas eu sou muito ruim quando o assunto eh ler rotulo. Como saber se o negocio tem ou nao conservantes? Massa de tomate, por exemplo. Sempre comprei pronta, de caixinha. E ai, isso mata? Vou ter que aprender a fazer molho na mao, com tomates de verdade?

Vou te contar que se for pra ser assim, esse blog (ou o outro) vai ser todo sobre culinaria.

Em tempo: margarina faz mal, mas nao entendo a campanha pro-manteiga. Manteiga tambem nao faz mal?!

E so pra justificar o titulo do post: conversando com uma das "tias" da creche, descobri que ela tem oito irmaos.
Tudo do mesmo pai e da mesma mae. Caraca, e eu reclamando que acho que vou surtar com dois. Dai marido (sempre ele) solta a perola: ah, deve ser mais facil ter um bando assim, porque os mais velhos ajudam a cuidar dos mais novos. Alou? Primeiro, 9 barrigoes e 9 partos naos eh pra qualquer um nao. Segundo, ter filho nao eh so cuidar, eh alimentar, eh levar pra passear, eh comprar una cacetada de fralda (se nao for descartavel, eh lavar uma cacetada de fralda), eh vestir, manter quentinho, etc. E ca entre nos, beleza ter ajuda dos filhos, mas acho injusto colocar filho mais velho pra "cuidar" dos mais novos - quem quis ter filho?! Filho mais velho tem que cuidar das coisas dele e ajudar nas tarefas da casa, e estudar, fazer dever de casa, ter amigos. Nao ser responsavel por trocar fralda e esquentar mamadeira... Sei la, adoro a ideia de casa cheia e esse estilo "comunidade" de familia grande, mas acho que responsabilidade para com os filhos eh dos pais e ponto final.

1 comment:

  1. haha Adorei
    Chris, manteiga também faz mal, mas é menos que margarina... mas ainda assim, é gordura, né? Então melhor evitar.
    Olha só, não sei como é o seu tempo, mas nesse site aqui: http://www.bbcgoodfood.com/ tem umas idéias ótimas de comida saudável e rápida. Às vezes não precisa mudar os ingredientes que vc já usa, mas cozinha-los de maneira mais saudável. Eu tento ser bem saudável e aí em Londres é muito mais fácil que aqui no Brasil... vai lavar pé de alface... um saco! :)

    Bom, boa sorte!!! :)
    Beijocas

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!