Friday, January 11, 2013

Sobre o medo de ser mae...

Nao sei se ja escrevi sobre isso aqui. Comentei algumas vezes no Miss Lazy, mas nao sei se me aprofundei no assunto, ate porque eh um assunto complexo demais para escrever em ingles.

Eu tenho muito medo dessa coisa de ser mae. Amo, nao troco por nada no mundo, mas tenho medo sim. Medo de danificar a crianca. De criar um filho infeliz. De nao dar certo. Medo de piscar e minha filha sumir.

Juro que toda vez que a gente vai juntas para a creche, de trem, tenho ataque de panico quando ela quer sair do carrinho (esse ano nao aconteceu) e correr na estacao e cair no trilho do trem. Doi o coracao de pensar nisso.

Voces viram o video do carrinho que caiu no trilho do trem porque a mae esqueceu de colocar o freio? Eu chorei quando isso passou no jornal. Sempre coloco o freio, mesmo que por segundos.

No emprego anterior, trabalhava com licenciamento num canal infantil e tivemos um episodio bem desagradavel no periodo que estive lah. Uma menina de 4 anos que se enforcou ao brincar no quarto e segundo a avo ele estava imitando um episodio do desenho do Diego (primo da Dora). Eu nem tinha filha na epoca e lembro de ter ficado chocada e revoltada. Me perguntava: que pessoa deixa uma crianca brincando sozinha no quarto, sem supervisao? Daih que agora eu sou mae e deixo minha filha brincando sozinha na sala enquanto estou na cozinha fazendo o almoco, ou quando vou fazer xixi no andar de cima. O que pode acontecer em 5 minutos?! Muita coisa. Mesmo inspecionando a casa toda, nao da pra ter certeza de que nao tem nenhum perigo rondando.

E eu que estavamos no carro, eu estava com uma sacola de plastico cheia de comidas pra ela, ela pegou a sacola, comeu umas coisas, esvaziou a sacola e botou a caceta na cabeca dizendo que era um pirata (a sacola era o chapeu), cobrindo a cabeca inteira!!! Eu quase tive um troco - expliquei que aquilo era perigoso e talz, e nunca mais, NUNCA MAIS, coloquei nada dela em sacolas de plastico.

******

Esses sao os medos das coisas tragicas, extremas.

Mas e o medo das coisas mais bobas? Medo dela nao falar direito porque chupa chupeta. Ou ficar com dente torto ou ter algum problema de auto-estima/inseguranca por causa da dita cuja.

Medo dela ser dependente emocionalmente porque dorme na nossa cama mais do que o normal.

Medo dela ser obesa porque come chocolate.

Medo dela ser intelectualmente lenta porque assiste TV.

Medo dela gostar de musica que eu nao suporto e vivermos brigando (nao sou democratica no quesito musica, desculpa ae).

*******

Muitos medos, muitas crises de panico, muito sustos. Criar filho, ser responsavel por uma vida alem da sua propria, eh assustador. Obvio que a gente faz o melhor, dah tudo e mais um pouco, arruma forcas nao sei de onde, a energia acaba brotando, mesmo quando estamos exaustos. Mas seria tao bom poder saber se vai dar tudo certo no futuro...

1 comment:

  1. Pergunta: E se ela gostar de PAGODE? o que acontece? rs

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!