Thursday, November 22, 2012

Pensando alto

Sabe aqueles momentos na nossa vida que a gente passa a questionar tudo? Todas as nossas escolhas de vida, tudo que a gente deixou de fazer, o que a gente teria feito diferente, o que nao esta bom hoje, o que queremos melhor amanha, etc e talz?

Acho que eu passo por um momento desses ha uns 5 anos. Aquela coisa, ne? A gente faz 30, acha que estamos no auge da maturidade, que sabemos muito, que esta na hora de rever tudo e mudar as coisas. Hoje em dia, aos 35, a sensacao eh de eu nao sei nada, nao vivi quase nada e que ainda tem muito chao pra andar e muita grama pra comer.

Daih uma das coisas que martelam constantemente na minha cabeca eh o que fazer profissionalmente?

Parar de trabalhar nao eh uma opcao assim tao facil de escolher. Com uma filha soh, de repente ate nao seria tao complicado, mas com dois filhos, eles teriam que ficar em casa, porque pagar creche eh muito puxado. E daih que eu morro de medo de ser uma dessas mulheres frustradas que culpam o marido, os filhos, os vizinhos, o mundo por nao estar trabalhando e sim cuidando "dos outros".

Por outro lado, nao quero ser dessas mulheres frustradas que trabalham tanto que nao tem tempo para curtir a familia, ver os pequenos crescendo, aprendendo, se desenvolvendo. Vejo minha pequena, que completou 2 anos e meio hoje, falando tantas coisas novas e engracadas todo santo dia (hoje foram umas 5 tiradas novas) e me pergunto se as tias da creche babam tanto quanto eu. Sera que elas entendem a importancia desses pequenos momentos? Pequenos para nos, marmanjos, mas gigantes para esses pequenos seres.

Daih vem a historia de trabalhar de casa ou montar meu proprio negocio. Mas olha, essas coisas soh dao certo para algumas poucas pessoas. Ou se trabalha por prazer - num horario limitado, sem grandes ambicoes - ou realmente se dedica ao negocio pra ganhar grana suficiente para cobrir o salario de um emprego fixo. Os dois (horario flexivel e um salario decente), pelos exemplos que vejo, sao para poucos.

Agora, com a gravidez, tudo mundo no trabalho me pergunta se eu vou voltar. Nem sai e ja me deparo com perguntas do tipo (seguidas de "voce nao precisa responder!"). E aih, volto ou nao volto? Ainda eh cedo pra saber. As coisas mudam com o tempo e eu vou mudar muito tambem. Ate lah, sigo pensando nas alternativas.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!